Leites vegetais: aprenda a fazer leite de castanha e leite de semente de abóbora
Os leites vegetais são uma opção para quem não pode consumir ou evita o consumo do leite comum, de original animal: nos mercados, é possível ver cada vez mais opções dessas bebidas. Também é possível fazer os leites vegetais em casa, como mostra o chef Marcelo Horta, especialista em alimentação saudável, sem glúten e sem leite. Assista aos vídeos, veja como é fácil fazer leite de castanha e leite de semente de abóbora e confira todas as dicas do chef!
Como fazer leite de castanha: veja dicas
- Use 1 parte de castanha, que pode ser de caju ou do pará, para 3 partes de água. Isso é uma sugestão: se preferir a bebida mais espessa, use menos água.
- A castanha deve ficar de molho de um dia para o outro; descarte a água antes de colocá-la no liquidificador.
- Use água quente para bater no liquidificador.
- Depois de bater bem no liquidificador, coe a bebida usando um voil ou peneira.
- O resíduo da castanha pode ser usado para fazer biscoitos caseiros.
- Também é possível consumir o leite sem coar: "A castanha tem um sabor gostoso e faz um leite grossinho se não for coado, parecido com um creme de leite", afirma Marcelo Horta.
- Outra dica do chef: o leite sem coar pode ser usado para fazer uma versão vegana de cappuccino: basta acrescentar cacau e canela.
- O leite dura 3 dias na geladeira e 1 mês no congelador.
- Quando o leite fica na geladeira, é normal que a gordura se separe do líquido: na hora de servir ou usar para fazer uma receita, é só misturar.
Leites vegetais: aprenda a fazer leite de semente de abóbora
Como fazer leite de semente de abóbora: veja dicas
- Use 1 parte do ingrediente para 3 partes de água. Isso é uma sugestão: se preferir a bebida mais espessa, use menos água.
- As sementes devem ficar de molho de um dia para o outro; descarte a água antes de colocá-las no liquidificador.
- Depois de bater bem no liquidificador, coe usando um voal ou peneira.
- Conserve na geladeira em recipiente com tampa e consuma em até 3 dias.
- Os resíduos podem ser utilizados para incrementar pães, tortas e outras receitas.
- A semente de abóbora tem diversos benefícios para a saúde: é uma boa fonte de gordura e proteína vegetal, favorece a saúde intestinal e tem muitas outras propriedades.
O chef Marcelo Horta é formado em gastronomia e panificação pela Le Cordon Bleu: sua especialização é em panificação sem glúten, usando fermentação natural. Confira outras participações dele aqui no Receitas: