Saltar para o conteúdo

Georgy Lvov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A versão imprimível já não suportada e pode apresentar defeitos de composição gráfica. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.
Georgy Lvov
Георгий Львов
Georgy Lvov
Ministro do interior
Período 15 de março de 1917 - 21 de julho de 1917
Antecessor(a) Alexander Protopopov
Sucessor(a) Nikolai Avksentiev
Primeiro-Ministro da Rússia
Período 15 de março de 1917 - 21 de julho de 1917
Dados pessoais
Nascimento 2 de novembro de 1861
Dresden, Reino da Saxônia, Confederação Alemã
Morte 7 de março de 1925 (63 anos)
Paris, França
Nacionalidade russo
Alma mater Universidade Estatal de Moscovo
Partido Partido Constitucional Democrata
Profissão Político

Georgy Yevgenievich Lvov, também conhecido como Príncipe Lvov, em russo: Георгий Евгеньевич Львов (2 de novembro de 18617 de março de 1925), foi um aristocrata, grande proprietário de terras e estadista russo.

Formou-se em direito pela Universidade de Moscovo e dedicou-se depois à política. Serviu como primeiro-ministro do governo provisório criado pela Segunda Revolução Russa de Fevereiro de 1917, assumindo o cargo de 15 de março a 20 de julho daquele ano. Um membro da família principesca Lvov, ele se junta ao Partido Constitucional Democrata (K-D, Kadets) em 1905.

Após a esperada abdicação do Czar Nicolau II a 15 de março de 1917, o grão-duque Miguel recusar-se-ia a assumir o poder. A dinastia Romanov estava, pois, derrocada. Os bolcheviques, note-se, não eram ainda relevantes no quadro político russo. Com o vácuo político, a Duma forma cautelosamente um governo provisório, liderado por Lvov. Tratava-se de uma frente política entre liberais outubristas, kadetes e o grupo de Alexander Kerensky.

À fraqueza do governo provisório os liberais responderam com abertura ao soviete de Petrogrado. Ao invés de cooptar o soviete, acabou por sinalizar fraqueza. Em abril, a tese de Lênin era aprovada entre os bolcheviques: "todo poder aos sovietes".

Incapaz de captar apoio suficiente, demitiu-se já em Julho de 1917 em favor do seu ministro da justiça, Alexander Kerensky. Lvov foi preso quando os bolcheviques tomaram o poder no final do ano. Conseguiu escapar e exilou-se em Paris, onde viveu o resto de sua vida.

Precedido por
Grão-Duque Miguel
(abdicou)
Presidente do Governo Provisório Russo
1917
(23 de Março - 21 de Julho)
Sucedido por
Alexander Kerensky
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Georgy Lvov
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.