Prêmio Faz Diferença
PUBLICIDADE

Por O GLOBO — Rio de Janeiro

Uma pesquisa do SEBRAE revela que a indústria da moda brasileira produz cento e setenta mil toneladas de resíduos têxteis por ano, e apenas vinte por cento são reciclados. Fundada em 2016, a Oficina Muda surgiu justamente por se incomodar com tanto desperdício. Coube ao diretor-geral da Editora Globo, Frederic Kachar, e ao presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, entregarem o Prêmio Faz Diferença, na categoria Desenvolvimento, na noite desta quarta-feira, para quem se preocupa, de maneira criativa, a reciclar, preservando o meio ambiente e a sustentabilidade da indústria da moda.

A empresa recupera peças e restos que seriam descartados por outras grifes e os transforma em roupas lindas e perfeitas. Até agora, mais de setecentas e vinte mil peças foram criadas. Daí, a importância do papel fundamental da reciclagem de maneira tão criativa. Larissa Greven, sócia fundadora da Oficina Muda, subiu ao palco para receber o Prêmio Faz Diferença 2023.

— Estou muito feliz. A gente começou lá em 2015 com três colaboradores, hoje já são 130. Esse é o grande propósito, temos muita responsabilidade ambiental. Então estou muito feliz, porque é um grande incentivo para gente continuar o nosso trabalho, ajudando outras pessoas — afirmou Larissa.

A Oficina Muda, uma multimarcas de upcycling, está avançando com um foco claro: dar uma destinação adequada ao resíduo têxtil da indústria de moda. Além de ressignificar peças que não passam pelo controle de qualidade de marcas parceiras, fazendo consertos ou modificações, a empresa começou a destinar os restos de tecidos a trezentas artesãs de 15 municípios do Estado do Rio de Janeiro através do Projeto Retalhos. Essa iniciativa gerou uma renda de dois milhões e setecentos mil reais no ano passado.

O Prêmio Faz Diferença é uma realização do jornal O GLOBO, com patrocínio da Firjan SESI e apoio da Naturgy.

Mais recente Próxima ABL recebe o prêmio Faz Diferença 2023 na categoria Livros: 'Responsabilidade de caminhar junto com a sociedade'
Mais do Globo

Sistema foi usado em Campinas após Cemaden transmitir aviso de risco alto para alagamento durante a noite

Defesa Civil de SP aciona alarme de celular pela primeira vez para alertar sobre enchente

O ano de 2025 promete trazer feriados prolongados ao trabalhador. Primeira folga do ano acontece no dia 1º de janeiro, data da Confraternização Universal

Feriados prolongados 2025: veja calendário e planeje seu ano

Artista, que estava internado após o agravamento de um câncer de próstata, faleceu nesta quinta-feira

O que é sepse pulmonar? Entenda a causa da morte do ator Ney Latorraca

Com novo leilão, injeção do BC no mercado para conter a moeda passa de R$ 30 bilhões neste mês

Dólar hoje: moeda abre em alta, e BC volta a fazer leilão de US$ 3 bilhões

Trabalhadores nascidos em novembro e dezembro com direito ao benefício podem sacar o dinheiro

PIS/Pasep 2024 pode ser sacado até amanhã. Veja quem tem direito a receber

Há muitas razões que levam a alterações na coloração e na consistência do muco nasal quando estamos doentes

Claro, amarelo, verde: o que a cor do seu catarro diz sobre sua saúde