Prêmio Faz Diferença
PUBLICIDADE

Por O GLOBO — Rio de Janeiro

Com uma trajetória mais do que centenária, a Academia Brasileira de Letras (ABL) se recusa a estacionar no tempo. Em 2023, entre outras iniciativas para democratizar seu acesso, elegeu seu primeiro representante indígena — o escritor e filósofo Ailton Krenak, vencedor do Prêmio Faz Diferença no ano anterior. Mantendo-se antenada aos anseios da sociedade e às inovações tecnológicas, a ABL também lançou recentemente uma versão digital de Machado de Assis, construída com inteligência artificial, para interagir com leitores de todas as idades.

Renovando cada vez mais sua própria alma, como destacou a colunista do GLOBO Míriam Leitão, a ABL foi premiada nesta quarta-feira (19) com o Faz Diferença 2023, na categoria Livros. O prêmio foi entregue pelo editor de Opinião do GLOBO, Hélio Gurovitz, e pelo editor-executivo André Miranda, em cerimônia realizada na Casa Firjan, no Rio.

— Como a principal instituição cultural brasileira, a ABL tem a responsabilidade de estar atenta a seu tempo e caminhar junto com a sociedade na evolução cultural do país — afirmou o presidente da ABL e colunista do GLOBO, Merval Pereira, ao receber o prêmio em nome da instituição: — Definida à época de sua criação como "torre de marfim", o que se exigia à época de instituições como esta, há muito a ABL saiu desta torre de marfim para refletir melhor em sua composição a sociedade brasileira, tanto em questões de gênero e raça, quanto em representatividade regional.

Nos últimos anos, buscando se abrir cada vez mais à sociedade, a ABL promoveu diversos eventos, visitas e palestras em sua sede, no Centro do Rio. Digitalizou o seu acervo, intensificando a disponibilização de documentos. Também se notabilizou pela defesa da ciência, da liberdade e dos valores democráticos.

As iniciativas renovaram sua imagem e a comunicação com o público. Em 2023, após um intervalo de 26 anos, a instituição voltou a ter um estande na Bienal do Livro do Rio, o evento preferido dos jovens leitores.

Renovação

A ABL sempre recebeu em seu quadro as mais diversas tendências e saberes, do clássico à vanguarda, da medicina à religião, passando pela economia, o jornalismo e a linguística. Nos últimos anos, por exemplo, a lista de imortais da academia passou a contar com a atriz Fernanda Montenegro e o cantor Gilberto Gil, além do próprio Krenak em 2023.

Outra iniciativa importante da instituição, reformulada recentemente e agora publicada todo trimestre, a “Revista Brasileira” transita entre os cânones do passado e do futuro, abordando temas como os 200 anos de Independência e o avanço da inteligência artificial (IA).

Neste ano, o Petit Trianon, sede da ABL, passou a abrigar uma versão virtual de Machado de Assis, que responde perguntas e interage com o público com o uso de IA.

Não à toa, o colunista do GLOBO Ancelmo Gois destacou, na cerimônia de entrega do Faz Diferença, que a "sempre jovem ABL", inaugurada em 1897 com discurso do próprio Machado de Assis, é merecedora de todas as homenagens -- tanto as do passado, quanto as do presente.

O Prêmio Faz Diferença é uma realização do jornal O GLOBO, com patrocínio da Firjan SESI e apoio da Naturgy.

Mais recente Próxima Telma Vinha recebe o Faz Diferença 2023 na categoria Educação por sua luta contra a violência nas escolas
Mais do Globo

Courtney Mills caiu acidentalmente de varanda de apartamento em Kuta, contou a irmã dela à imprensa do país de origem da família

Popular DJ e modelo australiana morre aos 37 anos durante férias em Bali após sofrer 3º acidente grave

A prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio municipal de veículos em dezembro; confira quando a restrição volta a vigorar no centro expandido da capital paulista

Rodízio de veículos em SP volta a valer hoje: veja dias, placas e horários

Os organizadores instalaram 150 mil banheiros, 68 mil postes de iluminação e uma cidade de tendas em uma área equivalente a dois terços da ilha de Manhattan, em Nova York

Começa na Índia megafesta hindu com multidão de 400 milhões de peregrinos

Família confirmou o falecimento do artista, acometido pela doença incurável amiloidose

Famoso por campanhas provocativas da Benetton, fotógrafo Oliviero Toscani morre aos 82 anos

De acordo com a prefeitura, redução de 28 para 24 pastas visa enxugar a máquina pública

Vereadores de Niterói vão acionar MP 
contra extinção de secretarias sem autorização do Legislativo

Caso aconteceu em setembro de 2023, na portaria do prédio onde residia Yuri, em Copacabana, na Zona Sul do Rio

Condenado por agredir ator Victor Meyniel seguirá cumprindo medidas cautelares

Catiri, em Bangu, é mais um bairro que vive a rotina de tiroteios e mortes por tentativas de domínio territorial entre grupos criminosos rivais

Comando Vermelho intensifica disputa por territórios dominados pela milícia na Zona Oeste; entenda

Uma tentativa de lançamento se arrastou por horas antes de ser cancelada devido a problemas técnicos não especificados

Blue Origin, de Jeff Bezos, adia primeiro lançamento do foguete New Glenn