Por Memória Globo

Nos primeiros anos, o ‘Fantástico’ pertencia à área de shows e, desde a estreia, reservava um espaço privilegiado para números musicais, funcionando como um laboratório de inovações cênicas, cenográficas e coreográficas. Para isso, músicos, cantores, bailarinos e produtores dedicavam-se a esse conteúdo.

"O ‘Fantástico’ era um programa com sete, oito musicais – todos elaborados, feitos, gravados, nada aproveitado de ninguém, não tinha nada de clipe, nada disso; eram todos feitos especialmente para o ‘Fantástico’. Tinha que ter alguma coisa fantástica, não era repertório dos cantores, não. Nós pegávamos, digamos, Roberto Carlos, então ele tinha que fazer um número dentro de um aquário e cantando uma música que não era repertório dele. Enfim, tudo o que não era usual e tudo o que não era rotineiro. E esses números musicais também eram precedidos, em geral, por uma pesquisa, nada era apresentado gratuitamente”, explica Maurício Sherman, que fez parte da equipe de criação do 'Fantástico', em 1973, e foi um dos diretores do programa.

Um dos primeiros musicais apresentados no programa foi o da banda Secos e Molhados, em 1974. O ‘Fantástico’ exibiu imagens em preto e branco dos bastidores e do show no Maracanãzinho. O cantor Ney Matogrosso interpretou hits como ‘O Vira’ e ‘Rosa de Hiroshima’.

Em show no Maracanãzinho, a banda Secos e Molhados tocou as músicas ‘Rosa de Hiroshima’, ‘Sangue Latino’ e ‘O Vira’. Fantástico, 03/03/1974.

Em show no Maracanãzinho, a banda Secos e Molhados tocou as músicas ‘Rosa de Hiroshima’, ‘Sangue Latino’ e ‘O Vira’. Fantástico, 03/03/1974.

Em 1974, os musicais passaram a exigir um cuidado ainda maior, com o uso da imagem colorida. No primeiro dia em que o ‘Fantástico’ foi exibido em cores, em 28 de abril de 1974, tudo estava planejado para que o primeiro musical colorido (precursor do videoclipe) da televisão brasileira, assinado por Cyro del Nero, fosse o da canção ‘Gita’, de Raul Seixas. Contudo, um atraso na edição – o musical era cheio de efeitos visuais – obrigou a equipe a mudar os planos, e a honra coube à ‘Bom Tempo’, chorinho interpretado pela cantora Sônia Santos.

Raul Seixas canta “Gita” no programa nº 37 – o primeiro Fantástico com transmissão em cores, 28/04/1974.

Raul Seixas canta “Gita” no programa nº 37 – o primeiro Fantástico com transmissão em cores, 28/04/1974.

Em setembro de 1975, um dos musicais do programa apresentou Maysa cantando o tema de abertura da novela ‘Bravo!’ no concerto do pianista Arnaldo Cohen, com regência de Isaac Karabtchevsky. Ainda em 1975, também foi ao ar musical colorido com Paulinho da Viola interpretando ‘Pecado Capital’, tema de abertura da novela da TV Globo.

Maysa canta o tema da novela Bravo! no Fantástico, 28/09/1975.

Maysa canta o tema da novela Bravo! no Fantástico, 28/09/1975.

Surgem os primeiros videoclipes

Com a novidade das cores, começou o uso de efeitos visuais como o chroma-key, até então usado quase que exclusivamente nos telejornais da emissora. O diretor de arte Ciro Del Nero lançou mão do recurso para injetar criatividade nos números de dança ou nas performances musicais do ‘Fantástico’.

Desde o início, o diretor da área de shows Nilton Travesso utilizou todos os meios técnicos disponíveis para a montagem e produção de números estrelados por cantores e bandas. Travesso também revolucionou tecnicamente os musicais, com gravações externas, produção e edição caprichadas, proposta bem inovadora para o trabalho em televisão na época.

O ‘Fantástico’ também exibia números musicais produzidos em outros países, e os correspondentes internacionais nos Estados Unidos ou em Londres, sempre que possível, produziam entrevistas e destacavam as últimas novidades na parada internacional, além da influência de ritmos e cantores brasileiros no exterior.

Aloysio Legey, que assumiria a direção da linha de shows do ‘Fantástico’ em 1977, aperfeiçoou tecnicamente os musicais em termos de filmagem, iluminação e cenário. Um trabalho que teria continuidade ao longo dos anos graças a diretores como Paulo Netto, Eid Walesko, Gilberto Mota, José Mário, Miéle, Fabio Sabag, Roberto Talma, Herbert Jr., Ricardo Nauenberg, Jorge Monclair, Paulo Trevisan, Ignácio Coqueiro e muitos outros.

Em 1977, uma equipe de reportagem do ‘Fantástico’ viajou do Rio Grande do Sul ao Amazonas para registrar as principais manifestações culturais e musicais do Brasil. O material produzido fez parte do quadro ‘Música Popular Brasileira’, cuja proposta era discutir e defender a história da música e das raízes culturais do país.

‘Música Popular Brasileira’ contava com a participação de especialistas como o cantor, compositor e radialista Almirante – pseudônimo de Henrique Foréis Domingues – e os jornalistas Sérgio Cabral, Ana Maria Bahiana e José Ramos Tinhorão, que descreviam a trajetória de músicos e intérpretes de vários gêneros, como samba, bossa nova e chorinho.

Palco de musicais nos anos 1980

A principal marca do ‘Fantástico’ nos anos 1980 eram seus musicais. Todo domingo, o programa exibia videoclipes ou shows acústicos de artistas nacionais e internacionais. Famosos aproveitavam o espaço para divulgar seus novos trabalhos, e bandas desconhecidas viam uma oportunidade para despontarem nas paradas de sucesso. As apresentações muitas vezes eram dirigidas por profissionais da TV Globo no palco do Teatro Fênix, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

A cantora Clara Nunes, por exemplo, que desde os anos 1970 já criara clipes exclusivos para o programa, nos anos 1980 fez uma série de apresentações muito aclamadas pelo público: ‘Viola de Penedo’ (26/10/1980), ‘Morena de Angola’ (17/08/1980), ‘Portela na Avenida’ (01/11/1981), ‘Como é Grande e Bonita a Natureza’ (28/03/1982), ‘Nação’ (15/08/1982) e ‘Filhos de Gandhi’ (02/01/1983).

Cantora Clara Nunes canta ‘Morena de Angola’ no Fantástico’, 17/08/1980.

Cantora Clara Nunes canta ‘Morena de Angola’ no Fantástico’, 17/08/1980.

Clara Nunes canta 'Filhos de Ghandi'. Fantástico, 02/01/1983.

Clara Nunes canta 'Filhos de Ghandi'. Fantástico, 02/01/1983.

Também faziam sucesso interpretações de atores de músicas de novelas e séries da televisão, como as de Lima Duarte (1976), Sônia Braga (1977), Beth Goulart (1982), Ruth de Souza (1982) e Maria Zilda (1988). Em julho de 1980, Gloria Pires se apresentou com a música ‘Coração’, de Fábio Júnior, que era tema de sua personagem Maria José na novela ‘As Três Marias’. Em 1982, a atriz voltou ao palco, mas dessa vez grávida, para participar da interpretação de Fábio Júnior da música ‘Como é Grande o Meu Amor por Você’.

Glória Pires canta 'Coração', de Fábio Júnior, que era tema de sua personagem Maria José na novela ‘As Três Marias’. Fantástico, 27/07/1980.

Glória Pires canta 'Coração', de Fábio Júnior, que era tema de sua personagem Maria José na novela ‘As Três Marias’. Fantástico, 27/07/1980.

Beth Goulart canta a música 'Paixão', versão de 'Smile', de Charles Chaplin e John Turner. Fantástico, 21/11/1982.

Beth Goulart canta a música 'Paixão', versão de 'Smile', de Charles Chaplin e John Turner. Fantástico, 21/11/1982.

Em entrevista ao Memória Globo, o cantor e ator Evandro Mesquita lembra que o sucesso da banda Blitz, da qual era o vocalista, ocorreu após a exibição do clipe ‘Você Não Soube Me Amar’, na noite de 1º de agosto de 1982, no ‘Fantástico’. “A gente veio com papo direto, [...] trazia uma poesia de rua para categoria de letra de música. [...] As pessoas se identificavam com esse tipo de humor, com a levada mais rock’n’roll. Depois que apareceu o primeiro clipe no ‘Fantástico’, aí uniu tudo. [...] Foi sensacional, foi sensacional... O Eid Walesko era o diretor da época do ‘Fantástico’, se amarrou na música e bateu uma bola muito grande. Eu fiz um storyboard e mostrei para ele: ‘Pô, que tal se a gente fizesse assim?!’. [...] A Blitz é muito filha de história em quadrinho, eu acho que eu comecei a entender o mundo através das histórias em quadrinhos. Aí mostrei esse storyboard para ele e, no dia da gravação, o storyboard tinha se materializado no cenário. Fiquei impressionado. [...] No dia seguinte que o clipe foi ao ar no ‘Fantástico’, estourou mais ainda, as pessoas ficaram muito mais curiosas e contentes de ter uma representação da juventude com discurso diferente do que estava rolando e aceitaram de cara a banda”.

Conjunto 'Blitz' apresenta a música 'Você não soube me amar’ no ‘Fantástico’, 01/08/1982.

Conjunto 'Blitz' apresenta a música 'Você não soube me amar’ no ‘Fantástico’, 01/08/1982.

Em junho de 2022, a Blitz comemorou 40 anos de carreira no palco do ‘Fantástico’.

Blitz comemora 40 anos de carreira no palco do Fantástico, 05/06/2022.

Blitz comemora 40 anos de carreira no palco do Fantástico, 05/06/2022.

Núcleo para musicais

Em 1986, o ‘Fantástico’ criou o Núcleo para Musicais. Com direção de Paulo Trevisan, Boninho, José Mario e Maurício Tavares, o Núcleo visava aumentar os shows exclusivos de talentos brasileiros. Todo domingo, música e poesia poderiam se misturar em um espaço que prezava pela variedade de ritmos. Samba, rock e MPB se misturavam. Naquele ano, cantaram sob a direção do Núcleo: Caetano Veloso, com a música ‘Vaca Profana’, em junho; Zeca Pagodinho em performance de ‘Quero Contar’, em julho; Tim Maia, em agosto, cantando a música ‘Pudera’, clássico dos anos 1970. Em setembro, Marina foi convidada ao palco do ‘Fantástico’ para entoar ‘Pra Começar’, música-tema da novela ‘Roda de Fogo’.

Caetano Veloso canta a música ‘Vaca Profana’, em apresentação para o ‘Fantástico', 29/06/1986.

Caetano Veloso canta a música ‘Vaca Profana’, em apresentação para o ‘Fantástico', 29/06/1986.

Entre outros nomes, fizeram performance: Milton Nascimento, Alcione, Beth Carvalho, Simone, Jovelina, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho. Os espetáculos foram ao ar nesse formato até 1992.

Os videoclipes perderam força no ‘Fantástico’ nos anos 1990. A propagação da internet esteve atrelada a isso. No entanto, a música continuou tendo destaque no programa. “De repente, com o advento da internet, a ‘coisa’ começa a pulverizar. Começam a existir outras formas de captação de vídeo. Então, o Luizinho [Nascimento] pega um período de transição em que as coisas começam a ficar mais perecíveis. É mais difícil você guardar exclusividade, não há tanto interesse pelo clipe. Passa a ter mais interesse a vida dos artistas. Eu lembro que a gente deixa de produzir musical, clipe, mas continuamos tendo interesse na vida do artista, com outro olhar. Um olhar mais de bastidor, menos focado naquela coisa tradicional de clipe”, lembra Eduardo Salgueiro, coordenador de produção do ‘Fantástico’, em depoimento ao Memória Globo.

Viés jornalístico

O ‘Fantástico’ sempre foi palco de várias atrações internacionais. Na década de 1990, o programa deixou aos poucos de lançar videoclipes, mas seguiu cobrindo cultura, com viés jornalístico. Em 2000, a produção convidou o U2, uma das maiores bandas de rock do mundo, para um show exclusivo no Projac, atual Estúdios Globo, para uma plateia de 200 convidados. O show foi exibido na edição do ‘Fantástico’ do dia 26 de novembro de 2000.

A banda U2 apresenta a música ‘Elevation’ em show exclusivo nos estúdios da Globo, ‘Fantástico’, 26/11/2000.

A banda U2 apresenta a música ‘Elevation’ em show exclusivo nos estúdios da Globo, ‘Fantástico’, 26/11/2000.

Esse feito se repetiria em 2017, quando o U2, no dia 22 de outubro daquele ano, voltou ao Brasil e fez mais uma apresentação exclusiva para o programa, dessa vez em São Paulo. Relembre esse momento.

E assim o programa seguiu. Sempre com grandes atrações musicais. Em 19 de novembro de 2006, os Mutantes se reuniram no 'Fantástico’. Eles não tocavam juntos havia mais de 30 anos.

No dia 21 de junho de 2009 e nos dois domingos seguintes, o ‘Fantástico’ fez uma homenagem a Roberto Carlos, pelos seus 50 anos de carreira, exibindo clipes inéditos com músicas eleitas pelos telespectadores. Responsável pelos especiais de fim de ano do rei, o diretor de núcleo Roberto Talma convidou um time de diretores para assinar os videoclipes com as três canções preferidas. Rogério Gomes, Giuliano Chiaradia, Pedro Garavaglia e Olívia Ferreira deram uma roupagem diferente às músicas interpretadas por Roberto, com uma edição inédita de imagens que ajudaram a contar um pouco da história do cantor ao longo das cinco décadas.

Em homenagem aos 50 anos de carreira de Roberto Carlos, o 'Fantástico' exibiu um clipe editado com vídeos enviados pelos internautas interpretando uma das canções mais famosas do Rei: 'Como é grande o meu amor por você', 21/06/2009

Em homenagem aos 50 anos de carreira de Roberto Carlos, o 'Fantástico' exibiu um clipe editado com vídeos enviados pelos internautas interpretando uma das canções mais famosas do Rei: 'Como é grande o meu amor por você', 21/06/2009

Clipe de 'Além do Horizonte', com Roberto Carlos. Fantástico, 28/06/2009.

Clipe de 'Além do Horizonte', com Roberto Carlos. Fantástico, 28/06/2009.

Em dezembro de 2009, o ‘Fantástico’ lançou um desafio para músicos brasileiros: criar um tema de Natal diferente da tradicional canção de fim de ano. O resultado foi mostrado em clipes gravados especialmente para o programa por Pitty, Calcinha Preta, Vítor & Leo e o grupo Fresno, que cantaram suas composições natalinas para os telespectadores. Um grupo vocal de cantores-humoristas, que criam sons de instrumentos com a própria voz, também participou do especial de Natal. O diretor Luís Felipe Sá dirigiu um clipe com os cantores, que interpretaram músicas natalinas de forma interativa. Os vídeos foram mostrados durante o ‘Fantástico’, e as canções ficaram disponíveis no site do programa, onde os internautas puderam mixar os sons – clicando em ícones – para criar suas próprias versões.

Na edição especial de Natal, a cantora Pitty canta a música que criou para o período de festas. Fantástico, 20/12/2009.

Na edição especial de Natal, a cantora Pitty canta a música que criou para o período de festas. Fantástico, 20/12/2009.

Palco do Fantástico

Após a criação da nova identidade visual do ‘Fantástico’ em 2014, com a integração do cenário à redação, a proposta de aproximar o público do programa motivou a recuperação de uma antiga tradição: a música.

O então diretor do programa, Luiz Nascimento disse que, durante um tempo, a música perdeu força no 'Fantástico’ devido a uma alteração de formato. "O ‘Fantástico’ sempre vivia muito de clipe. Chegou uma época em que as gravadoras mandavam os clipes prontos. O ‘Fantástico’ era a grande vitrine. (...) Depois a música como atração já não funcionava muito. Nessa virada, a gente achou que era um jeito de ressuscitar um pouco dessa tradição do programa, mas fazendo uma coisa bem seletiva, não era todo domingo (...). Lá atrás a gente conseguiu trazer o U2 para o ‘Fantástico’, fizeram um pocket para o ‘Fantástico’. Então a gente tentou resgatar um pouco disso: ‘Pô, vamos ver que atração internacional pode vir e que atração nacional também vale a pena trazer’. (...) Carla Bruni já tocou aqui, cantou aqui, Shakira”, explicou Luizinho.

EXCLUSIVO MEMÓRIA GLOBO

Em entrevista exclusiva ao Memória Globo, em 03/07/2023, o jornalista Bruno Bernardes, diretor do 'Fantástico', fala sobre os musicais do programa.

Em entrevista exclusiva ao Memória Globo, em 03/07/2023, o jornalista Bruno Bernardes, diretor do 'Fantástico', fala sobre os musicais do programa.

Uma das primeiras atrações internacionais a se apresentarem no palco do programa com o novo formato foi a cantora colombiana Shakira, no dia 13 de julho de 2014. Em um contexto de fim da Copa do Mundo, Shakira, que era casada com o zagueiro espanhol Gerard Piqué, deu uma entrevista a Renata Vasconcellos e Tadeu Schmidt em português, comentando sua admiração pela Seleção Brasileira. Ao fim, ela falou sobre futebol e aproveitou para cantar algumas de suas canções, como ‘Can´t Remember to Forget You’ e a composição ‘Dare (La La La)’, que esteve no show de encerramento do Mundial. Para essa última, a cantora recebeu no palco o brasileiro Carlinhos Brown.

A cantora Shakira apresenta a música da Copa Dare (La La La), no palco do ‘Fantástico’, 13/07/2014

A cantora Shakira apresenta a música da Copa Dare (La La La), no palco do ‘Fantástico’, 13/07/2014

Em 9 de julho de 2017, a cantora concedeu outra entrevista ao ‘Fantástico’ na ocasião do lançamento de seu novo álbum, El Dorado. Em português, para o correspondente da Globo em Nova York Jorge Pontual, ela justificou seu afastamento dos palcos: durante dois anos, se dedicou à família.

A cantora ítalo-francesa Carla Bruni, cuja música ‘Quelqu’un m’a Dit’ era tema dos personagens principais da novela ‘Império’, visitou a redação do ‘Fantástico’ em 2015. Esposa do ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, ela concedeu entrevista aos apresentadores Poliana Abritta e Tadeu Schmidt, comentando como foi difícil se afastar dos palcos enquanto foi primeira-dama. Após a conversa que foi ao ar no dia 23 de agosto, ela se apresentou com um banquinho e um violão.

Carla Bruni canta ‘Quelqu’un m’a Dit’ o ‘Fantástico’, 23/08/2015.

Carla Bruni canta ‘Quelqu’un m’a Dit’ o ‘Fantástico’, 23/08/2015.

Em outubro de 2017, a banda irlandesa U2 estava em turnê pelo Brasil e foi convidada pela produção do ‘Fantástico’ para uma visita à sede da Globo em São Paulo. Lá, deram entrevista para o repórter Álvaro Pereira Júnior. Na conversa, falaram sobre o ativismo político da banda e da nova configuração de forças no mundo, com a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos, e da decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia.

Após a conversa, o grupo se apresentou em um pocket show exclusivo. A estrutura foi montada no heliporto do edifício da Globo, que tem ao fundo a capital paulista. Lá, eles tocaram um clássico, ‘Vertigo’.

U2 canta com exclusividade no ‘Fantástico’, 22/10/2017.

U2 canta com exclusividade no ‘Fantástico’, 22/10/2017.

Com 16 anos de sucesso e 20 milhões de álbuns vendidos, o cantor havaiano Jack Johnson veio ao Brasil em novembro de 2017 para iniciar a turnê de seu novo disco, após ficar três anos afastado dos palcos, envolvido em causas ambientais. O pocket show foi ao ar no dia 5 e incluiu clássicos, como ‘Sitting, Waiting, Wishing’ e ‘Big Sur’.

Jack Johnson se apresenta no palco do ‘Fantástico’, 05/11/2017.

Jack Johnson se apresenta no palco do ‘Fantástico’, 05/11/2017.

Em 26 de novembro de 2017, o ‘Fantástico’ recebeu a cantora Alcione, em comemoração ao aniversário de 70 anos da Marrom. No palco do programa, ela fez uma homenagem ao samba e cantou músicas como ‘Primo do Jazz’, de Nei Lopes.

Em entrevista a Poliana Abritta e Tadeu Schmidt naquela edição, Alcione falou sobre o momento delicado que viveu em dezembro de 2016, quando passou mal em um show em São Paulo e foi internada no hospital. Depois do susto, a sambista relatou que precisou fazer uma dieta e perdeu 25 quilos.

Alcione homenageia samba e celebra seus 70 anos com show no ‘Fantástico’, 26/11/2017.

Alcione homenageia samba e celebra seus 70 anos com show no ‘Fantástico’, 26/11/2017.

Quinze anos depois do primeiro sucesso, os Tribalistas se reuniram para lançar um álbum inédito. Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown, amigos há 30 anos, se apresentaram pela primeira vez em um programa de televisão. O encontro foi ao ar em 22 de julho de 2018 no palco do ‘Fantástico’.

Webdoc com depoimentos exclusivos ao Memória Globo sobre os bastidores dos Tribalistas no ‘Fantástico’.

Webdoc com depoimentos exclusivos ao Memória Globo sobre os bastidores dos Tribalistas no ‘Fantástico’.

O grupo Tribalistas se apresenta em palco do ‘Fantástico’, 22/07/2018.

O grupo Tribalistas se apresenta em palco do ‘Fantástico’, 22/07/2018.

45 anos do ‘Fantástico’

Em 05 de agosto de 2018, foi ao ar programa especial para celebrar os 45 anos do ‘Fantástico’. Além de nova abertura e séries especiais, o dominical abriu com a apresentação do Skank, cantando o tradicional tema de abertura do programa. Ivete Sangalo também interpretou ‘Gita’, um clássico de Raul Seixas na história da atração.

Samuel Rosa, do Skank, canta tema de abertura do ‘Fantástico’ para celebrar 45 anos do programa, 05/08/2018.

Samuel Rosa, do Skank, canta tema de abertura do ‘Fantástico’ para celebrar 45 anos do programa, 05/08/2018.

Ivete Sangalo celebra os 45 anos do ‘Fantástico’ cantando Gita, 05/08/2018.

Ivete Sangalo celebra os 45 anos do ‘Fantástico’ cantando Gita, 05/08/2018.

Em outubro de 2019, Alceu Valença se apresentou no palco do ‘Fantástico’, acompanhado da orquestra de Ouro Preto, parceira de Alceu no volume 2 do projeto Valencianas.

Alceu Valença canta ‘La Belle Du Jour’ no palco do ‘Fantástico’, 20/10/2019.

Alceu Valença canta ‘La Belle Du Jour’ no palco do ‘Fantástico’, 20/10/2019.

No dia 22 de novembro de 2020, em plena pandemia, quando o distanciamento social era preconizado, o ‘Fantástico’ conseguiu trazer uma grande atração internacional para o seu palco, Dua Lipa. A cantora estava fisicamente em Londres, mas apareceu na atração como um holograma. A britânica lançou em 2020, durante a pandemia, o álbum Future Nostalgia, com letras fortes sobre abuso e feminismo, além de uma série de shows online. Em entrevista para o ‘Fantástico’, ela falou sobre essas novas experiências.

Dua Lipa no 'Fantástico', 22/11/2020.

Dua Lipa no 'Fantástico', 22/11/2020.

“Os artistas iam para o estúdio, faziam no chroma e, depois, a gente recortava e colocava no palco. A gente não podia reunir uma plateia na redação, era proibido. Então a gente fez dessa forma e ficou legal, ficou bacana. A gente teve que se reinventar, teve que encontrar uma solução criativa para poder ter variedade no programa, não perder essa característica da revista”, lembra Bruno Bernardes, diretor do ‘Fantástico’.

No segundo ano sem festa junina por conta da pandemia, o ‘Fantástico’ trouxe o grupo Barões da Pisadinha para o palco do programa, mas de forma virtual.

Grupo Barões da Pisadinha faz festa de São João virtual no palco do ‘Fantástico’, 13/06/2021.

Grupo Barões da Pisadinha faz festa de São João virtual no palco do ‘Fantástico’, 13/06/2021.

Para fechar o ano de 2021, Maria Bethânia fez um show exclusivo no programa para celebrar a chegada de 2022. Foi a primeira vez que a cantora se apresentou na redação do ‘Show da Vida’. Ela foi entrevistada por Maju Coutinho.

Maria Bethânia faz show exclusivo no palco do ‘Fantástico’ para celebrar o novo ano, 26/12/2021.

Maria Bethânia faz show exclusivo no palco do ‘Fantástico’ para celebrar o novo ano, 26/12/2021.

Maju também recebeu Claudia Leitte para um bate-papo em comemoração aos 20 anos de carreira da cantora, em junho de 2022. Claudia também falou sobre a nova música, ‘Dengo Meu’, que tem as participações de Juliette e Lucy Alves.

Claudia Leitte celebra 20 anos de carreira no palco do ‘Fantástico’, 14/06/2022.

Claudia Leitte celebra 20 anos de carreira no palco do ‘Fantástico’, 14/06/2022.

O cantor e compositor argentino Jorge Drexler, grande vencedor da edição 2022 do Grammy Latino – conquistou 7 troféus na premiação –, cantou no palco do ‘Fantástico’ em 20 de novembro. E Pabllo Vittar transformou o palco do ‘Fantástico’ em fevereiro de 2023 em pista de dança. Ela lançou seu quinto álbum, cantou músicas novas e conversou com a repórter Renata Ceribelli sobre sua carreira.

Jorge Drexler canta no palco do ‘Fantástico’, 20/11/2022.

Jorge Drexler canta no palco do ‘Fantástico’, 20/11/2022.

Pabllo Vittar se apresenta no ‘Fantástico', 26/02/2023.

Pabllo Vittar se apresenta no ‘Fantástico', 26/02/2023.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)