Sebastian Vettel foi a Suzuka no dia 9 de outubro para uma única missão: conquistar um ponto. A décima posição no GP do Japão levaria o piloto ao seu segundo título mundial de Fórmula 1, quatro provas antes do fim da temporada. O alemão passava por uma fase excelente: ganhou as últimas três corridas, sempre largando em primeiro.
No sábado, dia de classificação, ele ganhou a pole position. No domingo, dia da corrida, Vettel surpreendeu até o narrador da Globo, Galvão Bueno, após fechar Button na largada e se manter na ponta com tranquilidade. O alemão controlou a prova sem riscos. Cruzou a linha de chegada em terceiro lugar e se tornou o mais jovem bicampeão mundial da história até então. Button venceu a corrida. Fernando Alonso, da Ferrari, ficou em segundo. Com o término da prova, Vettel chegou aos 324 pontos e se tornou o sétimo piloto a conquistar um título em Suzuka.
Ele se juntou ao grupo formado por Ayrton Senna, Mika Hakkinen, Michael Schumacher, Nelson Piquet, Alain Prost e Damon Hil, que se consagraram campeões da F-1 no tradicional circuito japonês. Os correspondentes Marcos Uchoa e Edu Bernardes exibiram em reportagem para o Jornal Nacional a comemoração do título na cidade natal de Vettel, a pequena Heppenhein, na Alemanha, onde uma grande festa foi preparada em homenagem ao campeão.
Entrevista exclusiva do repórter Pedro Bassan com o piloto alemão de Fórmula 1 Sebastian Vettel, Esporte Espetacular, 27/11/2011.