Quatro jovens dividem um pequeno apartamento no Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro. Eles têm personalidades e histórias de vida muito diferentes, mas sonhos e necessidades parecidas. Acabam desenvolvendo uma forte amizade e passam a apoiar uns aos outros. Seus dramas, conflitos, sonhos e dificuldades de relacionamento são a matéria-prima das histórias apresentadas a cada episódio de Ciranda Cirandinha, desenhando um painel do comportamento dos jovens do final da década de 1970, desiludidos e em conflito com as gerações anteriores.
Tatiana (Lucélia Santos) é uma jovem viva e inteligente, que sai de casa em busca de independência e acreditando que a distância ajudaria a melhorar seu relacionamento com os pais, ricos e controladores. Para se sustentar, ela trabalha como garçonete em um restaurante especializado em comida natural. Também dá aulas de balé para crianças, o que pode ajudá-la a realizar o sonho de se tornar coreógrafa profissional. É uma moça sensível e pacífica, que funciona como o cérebro da casa.
Autoria: Domingos Oliveira, Antônio Carlos da Fontoura, Luiz Carlos Maciel e Euclydes Marinho | Supervisão: Daniel Filho | Direção: Paulo José e Sérgio Dionísio | Período de exibição: 26/04/1978 – 11/10/1978 | Horário: quartas-feiras, às 22h | Nº de episódios: 7
EXCLUSIVO MEMÓRIA GLOBO
Webdoc sobre o seriado 'Ciranda Cirandinha' com entrevistas exclusivas do Memória Globo.
Hélio (Fábio Jr.) é paulista, de família pobre, da região do ABC. Deixou a família quando tinha 14 anos e trabalhou como estivador, mecânico e vendedor de livros, até decidir se dedicar à sua maior paixão: a música. Enquanto acompanha cantores famosos em shows noturnos, sonha gravar um disco e iniciar sua carreira como cantor de rock. Apesar do bom caráter, vez ou outra se mete em confusões por ser mulherengo.
Susana (Denise Bandeira) é uma carioca de Madureira, na zona norte do Rio, que trabalha desde cedo para sobreviver. É a melhor aluna da faculdade de Psicologia e, enquanto não se forma, estagia em um hospital psiquiátrico e dá aulas de História para adolescentes. É a mais culta dos quatro amigos e a que tem o temperamento mais instável.
Reinaldo (Jorge Fernando) é um jovem de classe média alta. Sai de casa por não conseguir dialogar com seus pais, por quem é mimado e, ao mesmo tempo, incompreendido. Cursa o último ano de Comunicação Social, mas não consegue estágio na área. Ganha a vida como programador de computadores. É o mais jovem, inexperiente e romântico dos quatro amigos.
GALERIA DE VÍDEOS
Segunda abertura do seriado 'Ciranda Cirandinha' (1978).
Abertura do seriado 'Ciranda Cirandinha' (1978).
Cena em que Helinho (Fábio Jr.) canta 'Pai'.
Primeiro bloco do primeiro episódio 'Jardim Suspenso da Babilônia' do seriado 'Ciranda Cirandinha'.
Segundp bloco do primeiro episódio 'Jardim Suspenso da Babilônia' do seriado 'Ciranda Cirandinha'.
Terceiro bloco do primeiro episódio 'Jardim Suspenso da Babilônia' do seriado 'Ciranda Cirandinha'.
Quarto bloco do primeiro episódio 'Jardim Suspenso da Babilônia' do seriado 'Ciranda Cirandinha'.
Quinto bloco do primeiro episódio 'Jardim Suspenso da Babilônia' do seriado 'Ciranda Cirandinha'.
FONTES
Depoimentos cedidos ao Memória Globo: Daniel Filho (19 e 31/07/2000), Denise Bandeira (23/07/2001), Domingos Oliveira (25/09/2001), Jorge Fernando (20/02/2002), Lucélia Santos (04/11/2002); Boletim de programação da Rede Globo 643; “Ciranda cirandinha e o contato com o mundo jovem” In: Jornal do Brasil, 14/03/1978; ESQUENAZI, Rose. “Uma ciranda criativa que abriu caminhos” In: Jornal do Brasil 14/04/1995; FILHO, Daniel. O circo eletrônico: fazendo TV no Brasil. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 2001; MEMÓRIA GLOBO. 'Dicionário da TV Globo v. 1: programas de dramaturgia e entretenimento'. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 2003; PENTEADO, Léa. “Lucélia Santos está de volta em Ciranda, cirandinha” In: O Globo, 26/04/1978; “Sonho proibido: as primeiras pedras na rota dos seriados” In: Veja, 06/09/1978; www.arquivoluceliasantos.com.br; www.imdb.com; www.teledramaturgia.com.br |