Por Memória Globo

Nelson Di Rago/Globo

Originalmente, 'Ciranda Cirandinha' teria 15 episódios, culminando com uma viagem dos personagens pelo interior da Bahia. Devido à interferência constante da Censura Federal, entretanto, somente sete episódios foram ao ar, um a cada mês, todos com cortes: O Jardim Suspenso da Babilônia; O Momento da Decisão; Sonhou, tá Sonhado; Porque Hoje é Sábado; Toma que o Filho é Teu; O Surf e O que eu Faço da Minha Vida?.

O episódio de estreia, O Jardim Suspenso da Babilônia, apresenta os personagens e mostra como eles se tornam amigos. O título do episódio remete ao nome que Tatiana dá à varanda do apartamento, repleta de plantas. De início, ela dividia o lugar com o namorado, Joel (Eduardo Tornaghi), um rapaz culto e carismático, considerado uma espécie de guru pelos amigos. Para a surpresa de todos, ele sofre um surto psicótico e termina internado em um manicômio. Fica implícito que o detonador do surto teria sido o uso de drogas, uma forma de se discutir no seriado a dependência química.

Em O Momento da Decisão, Tatiana fica confusa quando Bel (Bia Nunes), sua irmã mais nova, decide seguir seu exemplo e sair de casa. A bailarina apoia a irmã, mas teme pelo futuro dela. Susana também se vê em uma situação delicada quando seu namorado, Júlio (Milton Moraes), exige que ela deixe os amigos para viajar com ele para o Xingu.

Helinho e Tatiana decidem apostar nos seus sonhos no episódio seguinte, Sonhou, tá Sonhado. O músico está prestes a ter a chance de gravar um disco, enquanto ela consegue a oportunidade de assinar a coreografia de um espetáculo de teatro.

A violência foi o tema de Porque Hoje é Sábado, o quarto episódio de 'Ciranda Cirandinha'. Devido a um mal-entendido, Tatiana é acusada de ladra. Helinho tenta defender a amiga, e os dois acabam presos. Enquanto isso, Reinaldo tem de lidar com seus primos Tavito (Anselmo Vasconcellos) e Lídia (Lídia Brondi), em conflito com os pais por conta do seu comportamento desajustado e inconsequente.

Em Toma que o Filho é Seu, uma ex-namorada de Helinho, Tetê (Louise Cardoso), aparece com um bebê, fruto do relacionamento recente entre eles. Até conseguir se ajeitar no Rio de Janeiro, a moça não tem alternativa e deixa o bebê com o músico. Tatiana, Susana e Reinaldo se esforçam para ajudar o amigo a enfrentar essa nova fase. No final desse episódio, Helinho toca para os amigos a canção Pai, de autoria do próprio Fábio Jr., emocionando a todos.

Jardim Suspenso da Babilônia (26/04/1978);
O Momento da Decisão (24/05/1978);
Sonhou, ta Sonhado (12/07/1978);
Porque Hoje é Sábado (11/10/1978);
Toma que o Filho é Seu (1978);
Os Filhos da Vida- Surf (1978);
O que eu Faço da Minha Vida? (13/12/1978); 

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)