EUGÊNIA (Maitê Proença) – A obsessão do herói. Romântica, elegante, muito alegre, até que os tropeços da vida a tornam amargurada. Na primeira fase, em 1992, comporta-se como uma discreta secretária. Na fase seguinte, sua condição social melhora e ela se transforma numa jovem senhora de extremo bom gosto, além de excelente mãe de Lucas (Guilherme Vieira) e Laurinha (Natalie Figueiredo). Vive uma luta interior, dividida entre voltar para o seu grande amor, Solano (Edson Celulari), ou continuar ao lado do marido atual, Arthur (Herson Capri).
ARTHUR JUNQUEIRA (Herson Capri) – Ex-chefe de Solano (Edson Celulari), atual marido de Eugênia (Maitê Proença), com quem tem uma filha, Laurinha (Natalia Figueiredo). Em ambas as fases da novela, mantém-se charmoso, envolvente e sedutor. Empresário de sucesso, homem do bem que vai se transformando. A ameaça de perder as pessoas a quem mais ama faz dele um vilão romântico. No final, é capaz de atropelar qualquer um para atingir seus objetivos. Inteligente, trama e trava suas batalhas sem deixar provas nem rastros que o desmascarem.
LAURINHA (Natalie Figueiredo) – Filha de Eugênia (Maitê Proença), fruto de seu casamento com Arthur (Herson Capri).
SOLANO XAVIER (Edson Celulari) – O herói injustiçado. Filho de família humilde, não teve chance de frequentar faculdade porque precisou trabalhar muito cedo. Sua condição cultural melhora muito durante os sete anos de prisão, quando passa o tempo lendo. Por causa dos novos conhecimentos e do seu equilíbrio emocional, torna-se um dos xerifes do presídio. Quando está para sair em liberdade condicional, fica inseguro, sem saber o que vai encontrar lá fora. Ainda é apaixonado pela ex-mulher, Eugênia (Maitê Proença), com quem tem um filho, Lucas (Guilherme Vieira). Ao longo da trama, envolve-se com Pilar (Cristiana Oliveira).
LUCAS (Guilherme Vieira) – Filho de Eugênia (Maitê Proneça) e Solano (Edson Celulari), nasceu enquanto o pai estava na cadeia, e não conhece sua identidade.
PILAR (Cristiana Oliveira) – A heroína atrapalhada. Herdou da mãe, Bibiana (Yoná Magalhães), a ausência de vaidade e o despojamento no vestir. É bem-humorada, agitada, otimista, e um pouco delirante. Formada em Psicologia, chegou a trabalhar em departamentos de recursos humanos mas é inquieta, com muita vida para ficar atrás de uma mesa ou presa num consultório. Ex-noiva de Roberto (Marcos Winter), apaixona-se por Solano (Edson Celulari).
ROBERTO (Marcos Winter) – Ex-noivo de Pilar (Cristiana Oliveira). Começa a novela como um rapaz normal de classe média alta, de família do interior paulista, e termina como um sujeito sofrido, pelos anos passados na prisão. De romântico e até um pouco ingênuo, torna-se áspero e muito desconfiado. Não se conforma com o destino que lhe foi reservado.
DONA DEOLINDA (Laura Cardoso) – Mulher de Ângelo (Flávio Migliaccio), mãe de Solano (Edson Celulari), Zezito (Marcelo Faria) e Nancy (Carla Marins). Tal qual o marido, tem sempre uma palavra amiga ou um pedaço de pão para quem necessita. É craque em curar pequenos males alheios com ervas e simpatias. Na cozinha, é uma verdadeira alquimista.
SEO ÂNGELO (Flávio Migliaccio) – Marido de Deolinda (Laura Cardoso), pai de Solano (Edson Celulari), Zezito (Marcelo Faria) e Nancy (Carla Marins). Ex-soldador de metalúrgica, bom homem rude da Zona Leste de São Paulo, sempre pronto a ajudar quem bate à sua porta. Gosta de reunir amigos nos finais de semana, para churrasco ou feijoada.
CACHORRO LOUCO / JOSÉ / ZEZITO (Marcelo Faria) – Filho de Ângelo (Flávio Migliaccio) e Deolinda (Laura Cardoso), irmão de Solano (Edson Celulari) e Nancy (Carla Marins). Motoboy de sorriso franco e aberto, figura próxima de um cavaleiro andante moderno. Bom filho, ajuda no orçamento doméstico dos pais, cumprindo tarefa de motoboy para empresas durante os dias úteis, e entregando pizzas, comida chinesa e demais deliveries nos finais de semana. Envolve-se com Zu (Fernanda Rodrigues).
NANCY (Carla Marins) – Filha de Ângelo (Flávio Migliaccio) e Deolinda (Laura Cardoso), irmã de Solano (Edson Celulari) e Zezito (Marcelo Faria). Jovem suburbana, moça do bem, muito amiga dos irmãos, principalmente de Solano, a quem apoia na sua procura por Eugênia (Maitê Proença) e pelo filho. Apaixona-se por Hugo (Thierry Figueira) e por sua música, de forma tímida e romântica.
HUGO (Thierry Figueira) – Chega do interior em busca do irmão, Roberto (Marcos Winter), que está na prisão, e passa a viver no apartamento que ele e Pilar montaram para morar depois de casados. Apesar do dinheiro da família, quer seguir a carreira de músico, estudando saxofone.
BIBIANA RAMIRES / ABIGAIL (Yoná Magalhães) – Mãe de Pilar (Cristiana Oliveira) e Donato (Mário Goems), artista plástica dinâmica, com uma visão moderna do mundo. Despojada no vestir e naturalmente fina no comportamento, é uma grande dama, sem ostentação. É leve e está sempre de bem com a vida, até que problemas mais sérios comecem a desabar sobre a sua cabeça. Formada em arquitetura, só usou o diploma uma vez, para projetar a casa onde mora. Mantém seu atelier no porão. Síntese de personagens reais que habitam o bairro de Vila Madalena (SP) e dão a ela sua vocação artístico-cultural.
MARGOT / MARGARIDA (Rosamaria Murtinho) – Foi enfermeira de um cirurgião por 25 anos e, com a morte dele, usou suas economias para montar uma loja de produtos esotéricos. Apesar disso, não acredita nos poderes dos cristais, incensos e patuás que vende. É uma perua preocupada com a aparência, e está sempre maquiada, penteada e de salto alto desde as seis da manhã. Antítese da irmã, Bibiana (Yoná Magalhães), com quem vive às turras, de forma bem-humorada.
DONATO (Mário Gomes) – Filho de Bibiana (Yoná Magalhães), irmão de Pilar (Cristiana Oliveira) e pai de Zu (Fernanda Rodrigues). Alegre, simpático, figura agradável. Sua relação com a mulher, Raquel (Luiza Tomé), é um polo de humor. Com formação acadêmica, prefere a vocação de gourmet e a paixão por bons vinhos. É o proprietário e a principal atração de um dos finos restaurantes de Vila Madalena.
RAQUEL (Luiza Tomé) – Esposa de Donato (Mário Gomes) e mãe de Zu (Fernanda Rodrigues), mulher sensual e arrebatada. Mais dinâmica do que o marido, tomou as rédeas do casal e dos negócios. Enquanto Donato é o anfitrião e o relações-públicas do restaurante, é ela quem garante o bom funcionamento da cozinha e dos demais serviços. Vive ameaçando abandonar o trabalho, mas não resiste aos afagos do marido, e acaba ficando.
ZÚ / ZULEIKA (Fernanda Rodrigues) – Filha de Donato (Mário Gomes) e Raquel (Luiza Tomé), adolescente rebelde, da geração shopping center. É mal acostumada por causa do assédio constante dos garotos. Superprotegida, foi criada como bonequinha de luxo. Vive uma relação de amor e ódio com Zezito (Marcelo Faria), por quem se apaixona.
SEO MENÊZ / MENEZES (Ary Fontoura) – Vizinho de Bibiana (Yoná Magalhães), solteirão aposentado, que trabalhou a vida inteira como projecionista do extinto Cine Fiametta, em Pinheiros. Cinéfilo por vocação, coleciona cartazes e trechos de filmes. É organizado e cheio de manias: sua casa mais parece um saguão de cinema.
LILICA / AUXILIADORA (Betty Gofman) – Empregada de Bibiana (Yoná Magalhães), é um pé de boi no serviço, desde que não seja dia de jogo do Palmeiras. Nessas ocasiões, não conte com ela: mete o uniforme da torcida, hasteia a bandeira do time, liga o radinho de pilha e não tem ouvidos para outra coisa.
ARICANDUVA (Oscar Magrini) – Garçom do restaurante de Donato (Mário Gomes), noivo de Lilica (Betty Gofman) há oito anos. Vive adiando o casamento. Toca zabumba no Centro de Tradições Nordestinas (CTN) da Freguesia do Ó.