Dois casais têm os destinos entrelaçados após verem sua felicidade interrompida de forma inesperada. Esse é o ponto de partida da novela, que leva o mesmo nome do bairro paulista onde se passa a história. Solano Xavier (Edson Celulari) é um homem de origem humilde, que não teve chance de obter uma educação formal. Há meses desempregado, ele comemora com a mulher Eugênia (Maitê Proença) o fato de ter conseguido um trabalho temporário como caminhoneiro. Ela retribui a boa notícia contando que está grávida. Solano, porém, é vítima de uma cilada: sem saber, ele transporta mercadoria contrabandeada em uma de suas viagens. Detido pela polícia, é preso, julgado e condenado a 17 anos de cadeia. No decorrer da novela, Solano descobre que Arthur é o principal responsável pela armação que o levou à cadeia.
Autor: Walter Negrão | Colaboração: Ângela Carneiro, Elizabeth Jhin, Julio Fischer, Thelma Guedes, Vinicius Viana, Paulo Cursino | Direção de Núcleo: Jorge Fernando | Direção Geral: Roberto Naar | Direção: Fabricio Mamberti e Marcus Alvisi | Período de Exibição: 08/11/1999 – 06/05/2000 | Horário: 19h | Nº de capítulos: 153
TRAMAS PARALELAS
No bairro de Vila Madalena, estão alguns dos personagens mais pitorescos da novela. Com Pilar (Cristiana Oliveira) vivem sua mãe, a artista plástica Bibiana (Yoná Magalhães), que tem um ateliê dentro de casa, e a tia Margot (Rosamaria Murtinho), uma perua solteirona, dona de uma loja de produtos esotéricos. Na casa vizinha, mora o cinéfilo seu Menez (Ary Fontoura), que trabalhou como projecionista do extinto Cine Fiametta, localizado no bairro Pinheiros. Também mora na região o saxofonista Hugo (Thierry Figueira), irmão de Roberto (Marcos Winter), que chega do interior disposto a ganhar a vida como músico.
PERSONAGENS
Eugênia (Maitê Proença) é uma mulher romântica, elegante e alegre, até que os tropeços da vida a tornam amargurada. Na primeira fase, em 1992, comporta-se como uma discreta secretária. Na fase seguinte, sua condição social melhora e ela se transforma numa jovem senhora de extremo bom gosto, além de excelente mãe de Lucas (Guilherme Vieira) e Laurinha (Natalie Figueiredo). Vive uma luta interior, dividida entre voltar para o seu grande amor, Solano (Edson Celulari), ou continuar ao lado do marido atual, Arthur (Herson Capri).
CURIOSIDADES
Walther Negrão escreveu 'Vila Madalena' atendendo a uma encomenda da direção da TV Globo: uma novela capaz de cativar a audiência paulista. Nascido no interior do estado, o autor morava já há cinco anos no bairro e conta que o considera um pedaço especial da cidade de São Paulo, pela concentração de restaurantes sofisticados, bares boêmios, galeria de arte e produtoras de cinema.
TRILHA SONORA
A trilha sonora de 'Vila Madalena' inclui sucessos de Ana Carolina, Maurício Manieri, LS Jack, Lenine, Lulu Santos, Paula Manga, Vanessa Rangel, Pedro Luís e a Parede, Maria Bethânia e Os Paralamas do Sucesso.
Fontes
Centro de Documentação da TV Globo (Cedoc); ANTUNES, Elizabete. “Trama urbana é o novo desafio de Walther Negrão” In: O Globo, 03/09/1999; LIMA, Eduardo e ZAKABI, Rosana. “Novela na Vila” In: Veja, 10/11/1999; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v. 1: programas de dramaturgia e entretenimento, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003, pp. 272-273; MEMÓRIA GLOBO. Autores – Histórias da Teledramaturgia. São Paulo, Editora Globo, 2008; MEMÓRIA GLOBO. Guia Ilustrado TV Globo – Novelas e Minisséries. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2010; MENDONÇA, Martha. “Uma Sampa alternativa” In:Época, 08/11/1999; www.us.imdb.com, acessado em 07/2006; www.teledramatugia.com.br, acessado em 07/2006. |