O ex-perito em fogos de artifícios José Clementino (Tony Ramos) trabalha como pedreiro na construção de um shopping center, obra realizadas pela construtora do engenheiro César Toledo (Tarcísio Meira). Durante a festa da cumeeira, ele flagra a mulher com outros homens e comete dois assassinatos. Ele é condenado e sai da cadeia vinte anos depois com planos de destruir o empreendimento de César Toledo.
A garçonete Bina Colombo (Claudia Jimenez) trabalha na lanchonete de Edmundo Falcão (Victor Fasano). Espontânea e engraçada, , está sempre acompanhada da sua melhor amiga, a cozinheira Luzineide (Eliane Costa), a quem ela ofusca com sua personalidade exuberante, impedindo que a moça fale; é sempre censurada por um “Cala a boca, Luzineide!”.
O empresário César Toledo é casado com Marta (Glória Menezes), e pai de Alexandre (Marcos Palmeira), Henrique (Edson Celulari) e Guilherme (Marcello Antony). É o responsável pela condenação de José Clementino (Tony Ramos). Sua vida muda completamente depois da explosão do shopping. Precisa se defender da acusação de ser o responsável pela morte de centenas de pessoas e reerguer o império destruído.
Para conceber o Tropical Towers – localizado fora da cidade cenográfica de 'Torre de Babel' –, os cenógrafos Mário Monteiro e Keller Veiga se inspiraram no trabalho do pintor holandês Pieter Brueghel, que, no século XVIII, retratou a Torre de Babel descrita na Bíblia. Todo o trabalho foi realizado sem a ajuda de efeitos de computação.
A novela causou polêmica por conta de temas pouco explorados nas novelas de Silvio de Abreu, como drogas, infidelidade, homossexualidade e violência, o que provocou reações em parte da audiência e da Igreja. Com a a explosão do shopping, o autor eliminou personagens que não foram bem aceitos pelo público, como o dependente químico Guilherme (Marcello Antony) e a ex-modelo e empresária Leila (Silvia Pfeifer), namorada de Rafaela (Christiane Torloni).
Sucessos de José Augusto, Simone, Zezé Di Camargo & Luciano, Fafá de Belém, Luiz Melodia, Roupa Nova e Adriana Calcanhoto marcaram a trilha sonora de 'Torre de Babel'.
Autoria: Silvio de Abreu | Colaboração: Bosco Brasil e Alcides Nogueira | Direção: Carlos Araújo, José Luiz Villamarim e Paulo Silvestrini | Direção-geral: Denise Saraceni; saiba mais.