TRAMA PRINCIPAL
O tema central da novela é a disputa pelo controle do poder político no interior da Bahia entre os dois maiores coronéis da região cacaueira. Os fazendeiros Sinhô Badaró (Carlos Kroeber) e Horácio da Silveira (Jonas Mello) querem expandir suas terras e brigam pela posse das matas do Sequeiro, situada entre as duas propriedades.
O ambicioso Virgílio (Paulo Figueiredo) é um advogado que foi chamado à cidade pelo coronel Horácio, porém acaba se envolvendo com Ester (Sura Berditchevsky), mulher do fazendeiro. O capitão João Magalhães (Cláudio Cavalcanti) é um jogador de cartas trapaceiro que se faz passar por um engenheiro militar, conseguindo enganar toda a cidade. Ele se apaixona pela filha do Sinhô Badaró, Donana (Nívea Maria). No final da trama, ele conta que se aproximou dos Badaró apenas por oportunismo.
Depois de várias disputas com Sinhô Badaró (Carlos Kroeber), o coronel Horácio assume o poder político da cidade de Ferradas, com o reconhecimento da população local. Donana (Nívea Maria) e Capitão João Magalhães (Cláudio Cavalcanti) assistem às homenagens prestadas ao coronel na festa do Bispo. No último capítulo, o coronel Horácio (Jonas Mello) descobre uma carta de amor entre Virgílio (Paulo Figueiredo) e Ester (Sura Berditchevsky). O advogado é assassinado numa tocaia, a mando de Horácio.
TRAMA PARALELA
Juca Badaró
Juca Badaró (Otávio Augusto) foi outro personagem de destaque na trama. Ele é irmão de Sinhô Badaró e resolve os seus problemas mandando matar seus principais inimigos. Juca é casado com a fofoqueira Olga (Bárbara Bruno), mas acaba se envolvendo com a prostituta Margô (Mária Cláudia). Ex-amante de Virgílio, Margô entra em desespero quando descobre que o advogado está se envolvendo com Ester.