O amor de Cristiano Vilhena e Simone é posto à prova quando as ambições do rapaz falam mais alto. Envolvidos em uma trama onde dinheiro e poder ditam as regras, o casal experimenta os desafios da cidade grande, o que faz com que Simone não reconheça o homem que amou um dia. A seu modo, a moça reconstrói sua vida ao forjar a própria morte.

Trama Principal

Neuza Amaral sobressaiu no papel de Walkíria. A personagem assassina o amante, Sérgio (Eliano de Souza), por ciúmes da filha, Flávia (Sônia Braga), e depois assiste, impassível, à cena em que a jovem, traumatizada a ponto de perder a fala, é responsabilizada pelo crime.

Tramas Paralelas - Foto: (Memória Globo)

Carlos Vereza teve um desempenho brilhante e elogiado pela crítica no papel de Miro, o vilão manipulador e, ao mesmo tempo, carente e carismático. Os diálogos de Miro eram repletos de gírias, e Carlos Vereza criou uma que acabou caindo na boca do povo: a expressão “amizadinha”.

Personagens - Foto: (Acervo/Globo)
Selva de Pedra - 1 ª versão

Aproximadamente 400 fitas de videoteipe foram utilizadas para gravar e editar os 243 capítulos de Selva de Pedra. Posteriormente, as fitas foram reaproveitadas. Nos arquivos da Globo, consta apenas o compacto de 76 capítulos, exibidos em 1975 em substituição a Roque Santeiro, vetada pela Censura Federal.

Bastidores

A sinopse previa que Cristiano (Francisco Cuoco) se casaria com Fernanda (Dina Sfat) depois que Simone (Regina Duarte) fosse considerada morta no acidente de carro. Mas a Censura Federal proibiu que isso acontecesse, alegando que a personagem continuava viva e que, se Cristiano se casasse novamente, estaria incorrendo no crime de bigamia.

Curiosidades - Foto: (Acervo/Globo)

Conheça as canções que embalaram a trilha sonora de Selva de Pedra.

Trilha Sonora

Autoria: Janete Clair | Direção: Daniel Filho e Walter Avancini | Codireção: Reynaldo Boury e Milton Gonçalves; saiba mais.

Ficha Técnica