Por Memória Globo

Arley Alves/Globo

Marcos Paulo em Quatro por Quatro, 1994 — Foto: Arley Alves/Globo

GUSTAVO FRANCO (Marcos Paulo) – Cirurgião famoso e bem-sucedido, mas um homem inseguro, traiçoeiro, arrivista, frio, mau-caráter, manipulador e autoritário. Assumiu o controle do hospital da família quando seu primo Bruno (Humberto Martins) abandonou a cidade e a filha, Ângela (Tatyane Fontinhas Goulart), por dez anos, depois de ver sua mulher morrer no parto que ele mesmo fez. A partir daí, a menina passou a ser criada com todo o amor por Gustavo e sua esposa, Abigail (Betty Lago), a quem ele sempre tratou como uma mulher fútil e burra. Gustavo e Abigail são pais de Ralado (Marcelo Faria).

Betty Lago em Quatro por Quatro, 1994 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

ABIGAIL, BIBI (Betty Lago) – Linda dondoca, mas nada burra, apesar de levar uma vida muito superficial no início da trama. É esposa de Gustavo (Marcos Paulo) e mãe de Ralado (Marcelo Faria). Além disso, assumiu junto com o marido a criação de Ângela (Tatyane Fontinhas Goulart), filha de Bruno (Humberto Martins). Formou-se em Psicologia, mas nunca clinicou. É uma mulher muito observadora, ousada, chique e naturalmente alegre e otimista. Abigail se une à dona de casa Auxiliadora (Elizabeth Savala), à tímida secretária Tatiana (Cristiana Oliveira) e à manicure Babalu (Letícia Spiller) com o intuito de se vingar do seu marido.

Marcelo Faria em Quatro por Quatro, 1994 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

GUSTAVO FRANCO JUNIOR, RALADO (Marcelo Faria) – Filho rebelde de Gustavo (Marcos Paulo) e Abigail (Betty Lago), tendo, inclusive, saído de casa. Ralado é um jovem recém-formado em Medicina, que hesita entre continuar rebelde ou assumir seu novo papel como médico. É um conquistador, mas com muitos atrativos, e odeia o pai. Chega a disputar o amor de Babalu (Letícia Spiller) com Raí (Marcello Novaes), mas termina a novela ao lado da médica-residente Maria Eduarda (Luana Piovani).

Tatiane Fontinhas e Humberto Martins em Quatro por Quatro, 1994 — Foto: Arley Alves/Globo

BRUNO FRANCO HERRERA (Humberto Martins) – Eterno sedutor, passional, divertido, íntegro e boa gente. O médico foi o escolhido para administrar o hospital da família, mas, como sumiu por dez anos, por conta da morte de sua esposa, a administração foi assumida por seu primo Gustavo (Marcos Paulo). Ela faleceu no parto que ele mesmo fez. A partir de então, Bruno abandonou a cidade e a filha, Ângela (Tatyane Fontinhas Goulart), que passou a ser criada por Gustavo. Depois de se isolar durante todo esse tempo na selva amazônica, onde se dedicava à saúde indígena, volta ao Rio de Janeiro e passa a disputar o amor da filha com o primo. É irmão de Celso(Daniel Dantas) e de Beth (Bianca Byington) e neto de Isadora (Márcia Real).

ÂNGELA FRANCO HERRERA (Tatyane Fontinhas Goulart) – Órfã de mãe, falecida em seu parto, e abandonada pelo pai, Bruno (Humberto Martins), que a deixou logo após a morte da mãe. Cresceu cercada pelo carinho de Gustavo (Marcos Paulo) e Abigail (Betty Lago), mas se tornou uma menina carente por conta da ausência do pai.  Ao reencontrá-lo, inicialmente, rejeita-o, magoada com seu sumiço por tanto tempo, mas acaba se encantando por ele.

Márcia Real em Quatro por Quatro, 1994 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

ISADORA (Márcia Real) – Matriarca da família Franco. Sempre preferiu o neto Bruno (Humberto Martins) ao sobrinho Gustavo (Marcos Paulo), mas foi obrigada a entregar o controle do hospital ao sobrinho por conta do sumiço do neto. Isadora é uma médica aposentada, ainda capaz de atuar quando necessário.

Daniel Dantas em Quatro por Quatro, 1994 — Foto: Arley Alves/Globo

CELSO FRANCO HERRERA (Daniel Dantas) – Marido da médica Fabíola (Nina de Pádua), irmão mais velho de Bruno (Humberto Martins), de quem tem inveja, e de Beth (Bianca Byington) e neto de Isadora (Márcia Real). É inseguro, nervoso e completamente manipulado por Gustavo (Marcos Paulo), ajudando-o em suas tramoias.

Nina de Pádua em Quatro por Quatro, 1994 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

FABÍOLA (Nina de Pádua) – Médica atuante e esposa de Celso (Daniel Dantas). É ela quem ajuda Gustavo a manter o controle do hospital. É inteligente e cínica, tendo pleno conhecimento do jogo político de que participa.

Bianca Byington e Leonardo Vieira em Quatro por Quatro, 1994 — Foto: Arley Alves/Globo

BETH FRANCO HERRERA (Bianca Byington) – Irmã mais nova de Celso (Daniel Dantas) e Bruno (Humberto Martins) e neta de Isadora (Márcia Real). É uma dondoca, fria, decidida e autoritária. Trabalha na academia de ginástica que abriu com o dinheiro da família e não liga para o hospital. Envolve-se com o professor de tênis Vinicius (Leonardo Vieira).

VINICIUS LODUCA (Leonardo Vieira) – Figura ambígua e com sorriso de criança. É um professor de tênis sem dinheiro, até conhecer Beth (Bianca Byington), com quem deve se casar.

Lisandra Souto em Quatro por Quatro, 1994 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

ELISA MARIA HERRERA (Lizandra Souto) – Prima de Bruno (Humberto Martins), uma menina órfã, criada por Isadora (Márcia Real). É uma dondoca que vê em Alcebíades (Tato Gabus Mendes) a chance de se livrar do controle da família. Torna-se sua noiva e atiça a raiva da ex-mulher dele, Auxiliadora (Elizabeth Savala).

Helena Ranaldi em Quatro por Quatro, 1994 — Foto: Arley Alves/Globo

SUZANA SALLES (Helena Ranaldi) – Jovem muito bonita e também dissimulada e desequilibrada. É filha de uma família decadente do interior e ainda mantém a pose de quem frequenta colunas sociais. Instigada por Gustavo (Marcos Paulo), gosta da ideia de se casar com Bruno (Humberto Martins). Só que o fracasso da relação a faz querer se vingar de Gustavo.

Elizabeth Savala em Quatro por Quatro, 1994 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

AUXILIADORA ALVARADO (Elizabeth Savala) – Dona de casa simplória, que sofre com a vergonha que o marido, Alcebíades (Tato Gabus Mendes), tem dela. Alcebíades a troca por uma noiva com idade para ser sua filha, a mimada e afetada Elisa Maria (Lizandra Souto), chamada por Auxiliadora de “paquita erótica”. Paula (Fabiana Ramos), filha do casal, também é contra o romance do pai com a ninfeta. Auxiliadora se une à dondoca Abigail (Betty Lago), à tímida secretária Tatiana (Cristiana Oliveira) e à manicure Babalu (Letícia Spiller) com o intuito de se vingar do seu marido. A partir de então, se transforma em uma mulher muito mais bonita e interessante, mas sempre com jeito meio ingênuo.

Tato Gabus Mendes em Quatro por Quatro, 1994 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

ALCEBÍADES ALVARADO (Tato Gabus) – Marido de Auxiliadora (Elizabeth Savala), pai de Paula (Fabiana Ramos) e herdeiro de uma padaria, que pertencia a seu pai. Sobe na vida graças ao trabalho e esforço de sua esposa. Novo-rico, dono de um restaurante sofisticado, troca Auxiliadora por uma noiva com idade para ser sua filha, a mimada e afetada Elisa Maria (Lizandra Souto). Alcebíades é bufão e hipocondríaco.

Fabiana Ramos em Quatro por Quatro, 1994 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

PAULA ALVARADO (Fabiana Ramos) – Mulher linda que entra em colisão com o pai, Alcebíades (Tato Gabus), quando ele se casa com Elisa Maria (Lizandra Souto).

Neusa Borges em Quatro por Quatro, 1994 — Foto: Arley Alves/Globo

ISABEL (Neusa Borges) – Amiga, confidente e empregada de Auxiliadora (Elizabeth Savala), de quem se torna uma forte aliada.

Rômulo Arantes em Quatro por Quatro, 1994 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

PEDRÃOPEREIRA (Rômulo Arantes) – Professor de ginástica. É bom pai para Daniela (Karla Muga) e Eugênio (Diogo Larrea) e bom marido para Clarice (Françoise Forton). É adorado pelos alunos e apaixona-se por uma de suas alunas.

Karla Muga, Françoise Forton e Diego Larrea em Quatro por Quatro, 1994 — Foto: Arley Alves/Globo

CLARICEPEREIRA (Françoise Forton) – Enfermeira é esposa de Pedrão (Rômulo Arantes) e mãe de Daniela (Karla Muga) e Eugênio (Diogo Larrea). Ainda gosta do marido, mas está cansada da sua falta horizontes. É uma mulher infeliz.

DANIELAPEREIRA (Karla Muga) – Filha favorita de Pedrão (Rômulo Arantes), uma paixão correspondida, e Clarice (Françoise Forton) e irmã de Eugênio (Diogo Larrea). Estuda dança e se envolve com o primo Ralado (Marcelo Faria).

EUGÊNIOPEREIRA (Dieogo Larrea) – Filho de Pedrão (Rômulo Arantes) e Clarice (Françoise Forton) e irmão de Daniela (Karla Muga). É chato, metido a gênio de computador e despreza o trabalho do pai, professor de ginástica. Muda bastante ao conhecer Ângela (Tatyane Fontinhas Goulart).

Cristiana Oliveira em Quatro por Quatro, 1994 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

TATIANA (Cristiana Oliveira) – Jovem sozinha na vida, vinda do interior, que esconde sua beleza por trás de grandes óculos e roupas formais. É uma secretária ultraeficiente, mas insegura. Tímida e extremamente romântica, perde o rumo e sua pouca autoestima ao ser deixada no altar pelo noivo Fortunato (Diogo Vilela). Une-se à dondoca Abigail (Betty Lago), à dona de casa Auxiliadora (Elizabeth Savala) e à manicure Babalu (Letícia Spiller) com o intuito de se vingar dele. Das quatro vingadoras, é a mais apática. Aprende muito com Babalu, um furacão de mulher que a ensina a gostar mais de si mesma. É assim que arrebata o coração de Bruno (Humberto Martins).

Diogo Vilela em Quatro por Quatro, 1994 — Foto: Arley Alves/Globo

FORTUNATO (Diogo Vilela) – Trapalhão, azarado profissional e capaz de trapaças, quando essa for a melhor saída. Assim como a noiva Tatiana (Cristiana Oliveira), veio do interior, sem parentes. Desnorteia a moça e incendeia sua sede de vingança ao abandoná-la na porta da igreja. É colega de quarto de Tufik (Alberto Baruque).

Alberto Baruque em Quatro por Quatro, 1994 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

TUFIK (Alberto Baruque) – Colega de quarto de Fortunato (Diogo Vilela). Eles se revezam na vaga, e cada um fica doze horas no local. É o único amigo do azarado Fortunato e acaba recebendo a sua parte nas desgraças dele.

Jorge Dória em Quatro por Quatro, 1994 — Foto: Arley Alves/Globo

SEU SANTINHO (Jorge Dória) – Viúvo e pai de Batalha (Tássia Camargo). O ex-policial é um homem charmoso, que seduz todas as viúvas e solteironas da região.

Tássia Camargo em Quatro por Quatro, 1994 — Foto: Arley Alves/Globo

MARIA BATAGLIA, BATALHA (Tássia Camargo) – Filha de Seu Santinho (Jorge Dória) e detetive profissional. É engraçada, interessante, e vive na defensiva em relação aos homens. Vive uma relação de amor e ódio com um colega, o também detetive Samuel (Kadu Moliterno).

Marcello Novaes e Letícia Spiller em Quatro por Quatro, 1994 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

BARBARELA LOURDES, BABALU (Letícia Spiller) – Sustentou a casa depois do sumiço do pai e custeou os estudos do irmão Danilo (Marcelo Serrado), que se forma médico. É filha de dona Fátima (Bete Mendes) e odeia o padrasto Olegário (Oswaldo Loureiro), que julga ser um biriteiro, sem rumo na vida. É uma mulher sexy, desbocada, barraqueira e que só sabe viver de paixão. É manicure, mas estuda à noite para ser cabeleireira e crescer na vida. É namorada de Raí (Marcello Novaes), por quem é verdadeiramente apaixonada, mas sofre por ele ser mulherengo. Une-se à dondoca Abigail (Betty Lago), à dona de casa Auxiliadora (Elizabeth Savala) e à tímida secretária Tatiana (Cristiana Oliveira) com o intuito de se vingar dele. Chega a se envolver com o médico-residente Ralado (Marcelo Faria).

RAÍ (Marcello Novaes) – Melhor mecânico da Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio de Janeiro. É divertido, bonachão, conquistador, mas, no fundo, é um crianção, um ingênuo. É apaixonado por Babalu (Letícia Spiller), mas não resiste às mulheres que cruzam seu caminho.

Inês Galvão em Quatro por Quatro, 1994 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

MARTA ROCHA (Inês Galvão) – Mulher muito engraçada e otimista, que vive ajudando sua amiga Babalu (Letícia Spiller) nas brigas dela com o namorado Raí (Marcello Novaes). Mas, quando a situação favorece, sempre tira uma “casquinha” dele e de outros homens.

Bete Mendes em Quatro por Quatro, 1994 — Foto: Arley Alves/Globo

DONA FÁTIMA (Bete Mendes) – Mãe de Babalu (Letícia Spiller) e Danilo (Marcelo Serrado). Vive com Olegário (Oswaldo Loureiro), padrasto odiado por Babalu.

Marcelo Serrado em Quatro por Quatro, 1994 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

DANILO (Marcelo Serrado) – Filho de dona Fátima (Bete Mendes), irmão de Babalu (Letícia Spiller), graças ao esforço de quem consegue se formar em Medicina, e marido de Denise (Drica Moraes). É um rapaz obstinado e sério. Disputa uma vaga no hospital com outros médicos-residentes: Leandro (Hugo Gross), Ralado (Marcelo Faria), Silvinha (Iris Bustamente) e Maria Eduarda (Luana Piovani).

Drica Moraes em Quatro por Quatro, 1994 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

DENISE (Drica Moraes) – Mulher de Danilo (Marcelo Serrado). Vive na sombra do marido e da família dele, porque moram todos na mesma casa, sustentada por Babalu (Letícia Spiller), sua cunhada.

Luana Piovani em Quatro por Quatro, 1994 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

MARIA EDUARDA (Luana Piovani) – Médica, assim como Ralado (Marcelo Faria), Danilo (Marcelo Serrado), Silvinha (Iris Bustamente) e Leandro (Hugo Gross). Só que é uma médica-residente com jeito de princesa. Os outros residentes competem por uma vaga no hospital e por ela. É persistente na luta por seu espaço, mas sempre desmaia ao ver sangue. Termina a novela com Ralado.

Oswaldo Loureiro em Quatro por Quatro — Foto: Bazilio Calazans/Globo

OLEGÁRIO (Oswaldo Loureiro) – Novo companheiro de dona Fátima (Bete Mendes) e padrasto de Babalu (Letícia Spiller) e Danilo (Marcelo Serrado). Está sempre querendo mandar na enteada. Fátima não concorda com ele, mas não ousa desafiá-lo.

Kadu Moliterno em Quatro por Quatro, 1994 — Foto: Arley Alves/Globo

SAMUEL SPADAFORA, O SAMUCA ESPADA (Kadu Moliterno) – Ex-policial virou detetive profissional por não aguentar a corrupção na sua área. É um mestre em disfarces e um homem animado. Vive uma relação de amor e ódio com Batalha (Tássia Camargo), uma colega de profissão.

Hugo Gross em Quatro por Quatro, 1994 — Foto: Arley Alves/Globo

LEANDRO (Hugo Gross) – Médico-residente assim como Ralado (Marcelo Faria), Danilo (Marcelo Serrado), Silvinha (Iris Bustamente) e Maria Eduarda (Luana Piovani), com quem disputa uma vaga no hospital. É obstinado e dono de um grande senso de humor.

Paulo César Grande em Quatro por Quatro, 1994 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

TIAGO (Paulo César Grande) – Usa o ferro-velho e a oficina de Raí (Marcello Novaes) para trabalhos sujos.

SILVINHA (Iris Bustamente) – Médica-residente insegura no trabalho. Faz tudo para agradar, mas sempre exagera. Disputa com Leandro (Hugo Gross), Ralado (Marcelo Faria), Danilo (Marcelo Serrado) e Maria Eduarda (Luana Piovani) uma vaga no hospital.

Mais do memoriaglobo
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)