Os estudantes do colégio Primeira Opção querem ser únicos, originais, mas sem estarem sozinhos. Aventuras, romances, esportes, games, músicas e muito humor fazem parte da vida destes jovens. Os personagens discutem o que querem para suas vidas em todas as áreas – profissional, amorosa, familiar, fraternal, social, sexual e política. Na trama, estes assuntos são abordados de uma maneira ágil e divertida. Esta temporada de Malhação traz construções de stand-up comedy e o humor passa a ser um dos ingredientes do enredo. A trama principal gira em torno do romance de Bernardo (Fiuk), um rapaz mimado e sem limites, e Cristiana (Cristiana Peres), menina pé no chão, filha do caseiro da mansão do protagonista. De classes sociais muito diferentes, eles percebem que foram feitos um para o outro.
Abertura do seriado 'Malhação – ID' (2009).
Autor: Ricardo Hofstetter | Colaboração: Flavia Bessone, Laura Rissin e Zé Dassilva | Direção-geral: Mário Márcio Bandarra | Direção: Paola Pol | Núcleo: Ricardo Waddington | Período de exibição: 09/11/2009 – 20/08/2010 | Nº de capítulos: 199 | Horário: 17h30
TRAMA PRINCIPAL
O fio condutor da história nasce do encontro de Bernardo (Fiuk) e Cristiana (Cristiana Peres), rodeado de diferenças e descobertas. Opostos que se atraem, Bernardo é um jovem rico e inconsequente, que adora se divertir com os amigos, enquanto Cristiana é uma adolescente pobre, séria e preocupada em ajudar a quem precisa.
TRAMAS PARALELAS
A turma do Primeira Opção traz novos alunos. Entre eles estão Rita Silveira (Olívia Torres), aluna bonita mas insegura, com problemas de autoestima, que mora com o pai e a madrasta; Bimba (Cristiano Sauma), o maioral da turma, que tem a fama de ficar com o maior número de garotas; Maria Cláudia Guimarães (Isabella Dionísio), uma bela e feminina garota que só pensa em se casar, cuidar da casa e da família; Valentina Duarte (Julia Bernat), uma garota de personalidade forte e sem paciência para frescuras femininas, que pratica boxe tailandês e sonha fazer engenharia civil; Lucca Azevedo (Erik Vesch), um tímido e sensível rapaz, que se apaixona por Valentina; Rafael (Vitor Lucas), o garoto mais espiritualizado do colégio, que adora capoeira e natação, e rejeita o consumismo e a competitividade do mundo atual; Alexandre (William Barbier), goleiro do time de hóquei; Rodrigo Cerqueira (Ricky Tavares), o bonitão que se acha o aluno mais esperto do colégio e vive repetindo falsos provérbios para aparecer; Jonas Duarte (João Vithor de Oliveira), irmão de Beto, esperto e inteligente, que vive colado em Clarinha e Limão (Igor Rudolf).
USO DE DROGAS
Um dos temas polêmicos abordados por 'Malhação ID' foi um alerta para jovens, pais e familiares sobre um vício que faz parte da realidade do Brasil: o uso do crack. Tudo começa quando Cristiana (Cristiana Peres) está patinando e sai para beber água. Nesse momento, ela é abordada por um garoto que tenta beijá-la. Bernardo (Fiuk) e Beto (Murilo Couto) a ajudam, e percebem que o jovem é João (Carlos André Faria), um amigo que estudou com eles no Primeira Opção. Eles conversam rapidamente, estranham a aparência do amigo e desconfiam de que ele esteja doente. O namorado de Cristiana relembra que a mãe do rapaz, Kátia (Dayse Posato), era muito amiga de Cissa (Vera Zimmerman) quando moravam no bairro, mas as duas perderam o contato no mesmo período em que João sumiu da escola.
FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO
O figurino de cada personagem destacava a sua personalidade. Tati (Élida Muniz), que era estudante de moda, tinha um figurino eclético, com roupas de moda e peças compradas na internet. Jotapeg (João Maia) só tinha uma roupa, porque não ligava para a aparência: ele carregava uma marcante jaqueta original dos anos 1980, adquirida em brechó. O figurino de Rita (Olívia Torres), uma garota acima do peso e que tinha baixa autoestima, foi estruturado em cima de enchimentos. O guarda-roupa de Cristiana (Cristiana Peres) tinha roupas compradas em brechó; e Bernardo (Fiuk), como um garoto rico, usava do bom e do melhor, ousando em relógios e camisetas coloridas.
TRILHA SONORA
A ideia de inserir sucessos dos anos 1980 na trilha sonora de 'Malhação ID' foi do diretor Mário Márcio Bandarra. Quando a temporada estava sendo preparada, o diretor ouviu um CD de tributo a Renato Russo com cantores interpretando músicas do Legião Urbana. A partir daí, pensou em levar para o seriado sucessos dos anos 1980 regravados por bandas reconhecidas na internet. A trilha da nova temporada contou com 18 músicas, cantadas por bandas conhecidas como NX Zero e Fresno, e bandas desconhecidas cantando músicas de Paralamas do Sucesso, Lulu Santos, Sempre Livre, RPM, Legião Urbana, Ultraje a Rigor, Kid Vinil, entre outros.
FONTES:
Boletins de Programação 09/11/2009; 05/04/2010; 12/05/2010; 23/06/2010; Centro de Documentação da TV Globo (Cedoc); CONDE, Aline. “Elenco de 95 de Malhação se reúne para celebrar os 15 anos da novela”. In: Extra, 17/04/2010; GERMANO, Gabriela. “Crack toma conta de Malhação”. In: O Dia, 30/03/2010; SOBRAL, Marcella. “Fiuk”. In: O Globo, 11/04/2010. |