Por Memória Globo

Thiago Prado Neri/Globo

Figurino e Caracterização

A equipe de figurino buscou referências nos anos 1980 para destacar o tema da temporada e criar a identidade dos personagens. A figurinista Ellen Milet trabalhou com peças de brechós e camisetas inspiradas nessa época. Cores como pink e laranja foram incorporadas à estética do programa.

Em suas pesquisas para compor o visual dos personagens, a figurinista descobriu que muitos adolescentes compram roupas pela internet e, pela primeira vez, incorporou peças como camisetas, tênis e acessórios comprados na web ao acervo do programa.

Élida Muniz, Mariana Molina, Murilo Couto e Fiuk em 'Malhação ID', 2009 — Foto: Thiago Prado Neris/Memória Globo

O figurino de cada personagem destacava a sua personalidade. Tati (Élida Muniz), que era estudante de moda, tinha um figurino eclético, com roupas de moda e peças compradas na internet. Jotapeg (João Maia) só tinha uma roupa, porque não ligava para a aparência: ele carregava uma marcante jaqueta original dos anos 1980, adquirida em brechó. O figurino de Rita (Olívia Torres), uma garota acima do peso e que tinha baixa autoestima, foi estruturado em cima de enchimentos. O guarda-roupa de Cristiana (Cristiana Peres) tinha roupas compradas em brechó; e Bernardo (Fiuk), como um garoto rico, usava do bom e do melhor, ousando em relógios e camisetas coloridas.

Thaís Botelho em 'Malhação ID', 2009 — Foto: Isac Luz/Memória Globo

Fernandinho e Rita

Para trazer à tona a personalidade dos personagens, o caracterizador Marcelo Dias da Silva optou por um visual com estilos próprios bem marcados. A atriz Rafaela Ferreira raspou a nuca para viver Juju; já
Isabella Dionísio ganhou um corte chanel, graças ao romantismo de sua personagem, Maria Claudia.

A praticidade da protagonista Cristiana (Cristiana Peres) se refletia em cabelos mais escuros, com um corte curto e contemporâneo. Para representar a estudante de moda Tati, Élida Muniz encaracolou os cabelos e assumiu um ar black power, com uma maquiagem mais evidente. No elenco masculino, Ricky Tavares passou por uma transformação mais radical: teve os cabelos pintados de louro para viver o surfista e jogador de hóquei Rodrigo.

Cristiana Peres em 'Malhação ID', 2009 — Foto: Márcio de Souza/Memória Globo

Cenografia e Arte

Para abrigar os novos cenários de 'Malhação ID', a cidade cenográfica teve a metragem quadrada duplicada e passou por transformações. A temporada contou com uma movimentada avenida com dez edifícios e ambientes ao ar livre, o que levou luminosidade ao programa. O projeto do cenógrafo Claudio Domingos resgatou a ideia de diversão na rua, como um ponto de encontro e bate-papo. Inspirado nos anos 1930 e 1980, o point Rocket Stone tinha uma fachada clássica.

Outros cenários importantes eram o exterior do roller, onde foi construída uma praia cenográfica, a mansão da família Oliveira e a casa de Antônio (Sergio Mastropasqua), mais simples, construída nos fundos da mansão.Com o cenário de quatro paredes, a equipe técnica passou a utilizar câmeras na mão que podiam filmar 360º e abusar da luz que vinha de cima. Desta forma, foi possível inovar e trabalhar com inversão de eixo.

Abertura

A abertura e as novas vinhetas de Malhação ID traziam o conceito de camisetas como expressão de identidade. Na abertura do programa, cada personagem usava uma camiseta que estampava sua personalidade, e revelava para o público o que ele era ou buscava ser. 

'Malhação - ID' (2009): Abertura

'Malhação - ID' (2009): Abertura

Curiosidades

Atento ao universo virtual, o site desta temporada trouxe novidades para os internautas. Websérie, blogs, podcast, games e o universo de 'Malhação ID' estavam presentes na página da atração, um ambiente na web onde os personagens dividiam suas vivências e experiências com os fãs. O site contava ainda com material exclusivo, produzido especialmente para o espaço online. Entre as novas atrações estavam o Escondidinho, onde só era possível entrar com uma senha especial; os blogs da Domingas (Carolinie Figueiredo) e do Primeira Opção; e o Fórum, um dos pilares da comunidade, que promovia a participação do público com discussões de temas apresentados na TV.

Cristiana Peres em 'Malhação ID, 2009/2010' — Foto: Márcio de Souza/Memória Globo

Na home da Globo, o internauta encontrava jogos e brincadeiras, como o Beijo da Juju, um gift animado para compartilhar com os amigos, e o Guarda-Roupa da Tati, onde era possível escolher a roupa da jovem vivida por Élida Muniz, apaixonada pelo mundo da moda.

Protagonista da 15ª temporada de 'Malhação', Filipe Galvão, ou Fiuk, virou o queridinho das adolescentes. Terceiro dos cinco filhos do cantor Fábio Jr., do casamento com a artista plástica Cristina Karthalian, o rapaz de 19 anos começou a carreira como músico, e vinha ganhando espaço como ator. Em Malhação ID, ele interpretou Bernardo, cantou a música de abertura e ainda regravou um dos maiores sucessos do pai, Só Você, de Vinícius Cantuária, que estava na trilha do seriado.

Fiuk em 'Malhação ID', 2009 — Foto: Thiago Prado Neris/Memória Globo

Após atuar no filme 'As Melhores Coisas do Mundo', da diretora Laís Bodanzky, Fiuk foi chamado para fazer um teste em 'Malhação', e entrou para o elenco do programa. A novidade virou sua rotina do avesso: Fiuk mudou de cidade, deixando o conforto da casa do pai em Alphaville, em São Paulo, para morar sozinho no Rio; abriu mão do piercing que tinha havia três anos nos lábios; e foi acrescentando cores ao guarda-roupa, que era quase todo em preto e branco. Além da rotina de gravação de quase dez horas diárias, de segunda a sexta, Fiuk continuou fazendo uma média de dez shows por mês, com um público fiel e ainda maior.

Após três anos vivendo a irreverente Domingas, Carolinie Figueiredo se despediu da personagem no capítulo de 12 de maio de 2010. A atriz foi escalada para 'Ti-ti-ti', novela das 19h. Na trama de Malhação, depois de fazer sucesso como modelo em uma campanha publicitária de roupas de banho, Domingas é convidada a trabalhar em Nova York. Fernandinho (Johnny Massaro), seu namorado, apoia a moça e fica contente com a possibilidade de vê-la morando perto de sua avó.Em abril de 2010, o elenco da primeira temporada de Malhação (1995) se reuniu na Academia da Praia, na Barra da Tijuca, para comemorar os 15 anos da atração. Entre os atores estavam Juliana Martins, Daniela Pessoa, Ana Paula Tabalipa, Danton Mello, André Marques, Luigi Baricelli, Cláudio Heinrich e outros.O cantor Luan Santana fez uma participação em um dos episódios desta temporada.

Luan Santana e Fiuk em 'Malhação ID', 2009/2010 — Foto: Márcio de Souza/Memória Globo

Em 23 de junho de 2010, o fictício conjunto The Licias, formado por Tati (Élida Muniz), Rita (Olivia Torres), Valentina (Julia Bernat) e Juju (Rafaela Ferreira) – com a agente de moda Linda Glitter (Virginia Cavendish) como empresária – , apresentou-se no programa Caldeirão do Huck.

Rafaela Ferreira, Olívia Torres e Julia Bernat em 'Malhação ID', 2009/2010 — Foto: Márcio de Souza/Memória Globo

O ator Marco Antônio Gimenez voltou ao seriado nesta temporada, desta vez para viver o personagem Flávio, rapaz que mexe com os sentimentos de Cris (Cristiana Peres). Os dois se conhecem por acaso, quando ela toma a iniciativa de ajudar Emílio (Lafayette Galvão) a encontrar um lugar após ser despejado. Cris investiga o passado do ex-comediante e descobre Araci (Theresa Amayo), mulher com quem ele foi casado. Flávio é sobrinho dela e se mostra disposto a ajudar no processo de reencontro dos dois, pois fica curioso para saber por que acabou o relacionamento de sua tia com o ex-marido. Marco Antônio já havia participado de Malhação, no papel de Urubu.

A produtora de moda Linda Glitter produz o look de Tati

Ricky Tavares, Virgínia Cavendish, Élida Muniz e Flávio Bauráqui em 'Malhação ID', 2009/2010 — Foto: João Miguel Júnior/Memória Globo

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)