Por Memória Globo

Alex Carvalho/Globo

Os estudantes do colégio Primeira Opção querem ser únicos, originais, mas sem estarem sozinhos. Aventuras, romances, esportes, games, músicas e muito humor fazem parte da vida destes jovens. Os personagens discutem o que querem para suas vidas em todas as áreas – profissional, amorosa, familiar, fraternal, social, sexual e política. Na trama, estes assuntos são abordados de uma maneira ágil e divertida. Esta temporada de Malhação traz construções de stand-up comedy e o humor passa a ser um dos ingredientes do enredo. A trama principal gira em torno do romance de Bernardo (Fiuk), um rapaz mimado e sem limites, e Cristiana (Cristiana Peres), menina pé no chão, filha do caseiro da mansão do protagonista. De classes sociais muito diferentes, eles percebem que foram feitos um para o outro.

Abertura do seriado 'Malhação – ID' (2009).

Abertura do seriado 'Malhação – ID' (2009).

Autor: Ricardo Hofstetter | Colaboração: Flavia Bessone, Laura Rissin e Zé Dassilva | Direção-geral: Mário Márcio Bandarra | Direção: Paola Pol | Núcleo: Ricardo Waddington | Período de exibição: 09/11/2009 – 20/08/2010 | Nº de capítulos: 199 | Horário: 17h30

TRAMA PRINCIPAL

O fio condutor da história nasce do encontro de Bernardo (Fiuk) e Cristiana (Cristiana Peres), rodeado de diferenças e descobertas. Opostos que se atraem, Bernardo é um jovem rico e inconsequente, que adora se divertir com os amigos, enquanto Cristiana é uma adolescente pobre, séria e preocupada em ajudar a quem precisa.

Cristiana Peres e Fiuk em Malhação ID, 2009 — Foto: Márcio de Souza/Globo

TRAMAS PARALELAS

A turma do Primeira Opção traz novos alunos. Entre eles estão Rita Silveira (Olívia Torres), aluna bonita mas insegura, com problemas de autoestima, que mora com o pai e a madrasta; Bimba (Cristiano Sauma), o maioral da turma, que tem a fama de ficar com o maior número de garotas; Maria Cláudia Guimarães (Isabella Dionísio), uma bela e feminina garota que só pensa em se casar, cuidar da casa e da família; Valentina Duarte (Julia Bernat), uma garota de personalidade forte e sem paciência para frescuras femininas, que pratica boxe tailandês e sonha fazer engenharia civil; Lucca Azevedo (Erik Vesch), um tímido e sensível rapaz, que se apaixona por Valentina; Rafael (Vitor Lucas), o garoto mais espiritualizado do colégio, que adora capoeira e natação, e rejeita o consumismo e a competitividade do mundo atual; Alexandre (William Barbier), goleiro do time de hóquei; Rodrigo Cerqueira (Ricky Tavares), o bonitão que se acha o aluno mais esperto do colégio e vive repetindo falsos provérbios para aparecer; Jonas Duarte (João Vithor de Oliveira), irmão de Beto, esperto e inteligente, que vive colado em Clarinha e Limão (Igor Rudolf).

Giovana Echeverria, Olívia Torres, Mariana Molina, Fiuk, Élida Muniz e Murilo Couto em Malhação ID, 2009 — Foto: Alex Carvalho/Globo

USO DE DROGAS

Um dos temas polêmicos abordados por 'Malhação ID' foi um alerta para jovens, pais e familiares sobre um vício que faz parte da realidade do Brasil: o uso do crack. Tudo começa quando Cristiana (Cristiana Peres) está patinando e sai para beber água. Nesse momento, ela é abordada por um garoto que tenta beijá-la. Bernardo (Fiuk) e Beto (Murilo Couto) a ajudam, e percebem que o jovem é João (Carlos André Faria), um amigo que estudou com eles no Primeira Opção. Eles conversam rapidamente, estranham a aparência do amigo e desconfiam de que ele esteja doente. O namorado de Cristiana relembra que a mãe do rapaz, Kátia (Dayse Posato), era muito amiga de Cissa (Vera Zimmerman) quando moravam no bairro, mas as duas perderam o contato no mesmo período em que João sumiu da escola.

Carlos André Faria em Malhação ID, 2009/2010 — Foto: Alex Carvalho/Globo

FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO

O figurino de cada personagem destacava a sua personalidade. Tati (Élida Muniz), que era estudante de moda, tinha um figurino eclético, com roupas de moda e peças compradas na internet. Jotapeg (João Maia) só tinha uma roupa, porque não ligava para a aparência: ele carregava uma marcante jaqueta original dos anos 1980, adquirida em brechó. O figurino de Rita (Olívia Torres), uma garota acima do peso e que tinha baixa autoestima, foi estruturado em cima de enchimentos. O guarda-roupa de Cristiana (Cristiana Peres) tinha roupas compradas em brechó; e Bernardo (Fiuk), como um garoto rico, usava do bom e do melhor, ousando em relógios e camisetas coloridas.

Élida Muniz, Mariana Molina, Murilo Couto e Fiuk em Malhação ID, 2009 — Foto: Thiago Prado Neris/Globo

TRILHA SONORA

A ideia de inserir sucessos dos anos 1980 na trilha sonora de 'Malhação ID' foi do diretor Mário Márcio Bandarra. Quando a temporada estava sendo preparada, o diretor ouviu um CD de tributo a Renato Russo com cantores interpretando músicas do Legião Urbana. A partir daí, pensou em levar para o seriado sucessos dos anos 1980 regravados por bandas reconhecidas na internet. A trilha da nova temporada contou com 18 músicas, cantadas por bandas conhecidas como NX Zero e Fresno, e bandas desconhecidas cantando músicas de Paralamas do Sucesso, Lulu Santos, Sempre Livre, RPM, Legião Urbana, Ultraje a Rigor, Kid Vinil, entre outros.

Mariana Molina e Fiuk em Malhação ID, 2009 — Foto: Thiago Prado Neri/Globo

FONTES:

Boletins de Programação 09/11/2009; 05/04/2010; 12/05/2010; 23/06/2010; Centro de Documentação da TV Globo (Cedoc); CONDE, Aline. “Elenco de 95 de Malhação se reúne para celebrar os 15 anos da novela”. In: Extra, 17/04/2010; GERMANO, Gabriela. “Crack toma conta de Malhação”. In: O Dia, 30/03/2010; SOBRAL, Marcella. “Fiuk”. In: O Globo, 11/04/2010.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)