Um dos temas polêmicos abordados por 'Malhação ID' foi um alerta para jovens, pais e familiares sobre um vício que faz parte da realidade do Brasil: o uso do crack. Tudo começa quando Cristiana (Cristiana Peres) está patinando e sai para beber água. Nesse momento, ela é abordada por um garoto que tenta beijá-la. Bernardo (Fiuk) e Beto (Murilo Couto) a ajudam, e percebem que o jovem é João (Carlos André Faria), um amigo que estudou com eles no Primeira Opção. Eles conversam rapidamente, estranham a aparência do amigo e desconfiam de que ele esteja doente. O namorado de Cristiana relembra que a mãe do rapaz, Kátia (Dayse Posato), era muito amiga de Cissa (Vera Zimmerman) quando moravam no bairro, mas as duas perderam o contato no mesmo período em que João sumiu da escola.
O que Bernardo não sabe é que Kátia trava uma luta para que o filho largue o vício do crack e volte para casa e, por isso, Cissa se afastou dela. Kátia vive procurando João e implorando para que o jovem volte
para casa, mas ele se recusa e, constantemente, sai à procura de Sapão (Helio Rodrigues), seu fornecedor de drogas. Desconfiados, Bernardo, Beto e Cristiana seguem João e o flagram comprando crack. Todos tentam convencê-lo a encontrar um caminho melhor, mas João os ignora.
Determinado, Bernardo sugere que conversem com Arlete (Simone Pontes), assistente social, para pedir conselhos de como ajudar o amigo a afastar-se do vício. Ela explica que o crack age muito rápido, e que lembrá-lo de como ele era feliz e saudável antes do uso da substância talvez ajude a estimulá-lo.
O trio parte novamente em busca de João e faz mais um apelo para que desista do vício, mas dessa vez ele reage agressivamente, aumentando a preocupação dos amigos. Bernardo entra em contato com Kátia e os dois decidem aproximar João da sua realidade anterior, saudável, com amigos e bons hábitos. Para reconquistar a confiança do jovem, ele se desculpa pela discussão do dia anterior e o chama para ir à sua casa ver fotos dos bons tempos. João aceita, mas suas intenções são escusas, já que deve dinheiro a Sapão.