Por Memória Globo

João Miguel Júnior/Globo

Os primeiros capítulos mostraram cenas gravadas em pontos turísticos de Paris e Londres, como a Avenida Champs Elysées, o Arco do Triunfo e o Parlamento britânico. Segundo o diretor de núcleo Dennis Carvalho, foi a primeira vez que uma equipe de TV teve permissão para gravar no interior do hotel parisiense George-V, um dos mais luxuosos da Europa.

Bruno Gagliasso e Marcos Palmeiras em Celebridade, 2003 — Foto: Antonio Ribeiro/Globo

A campanha de lançamento da novela inovou na mistura de ficção e realidade. Cerca de um mês antes da estreia, foram exibidos teasers (pequenas chamadas para despertar a curiosidade do público) em que colunistas de verdade comentavam os critérios para alguém ser citado em suas colunas. As chamadas da novela, inspiradas em revistas de celebridades, reproduziam o grafismo dessas publicações. Além disso, a TV Globo comprou espaço publicitário nos maiores jornais do país para publicar uma coluna social de ficção, assinada por Gilberto Braga. Sob o título Celebridade, a coluna retratava o universo da novela e seus personagens.

FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO

Os figurinos criados para a novela tinham como destaque as roupas sofisticadas usadas por Malu Mader, como os terninhos e vestidos – itens que mais geraram curiosidade do público, segundo registrou, à época, a Central de Atendimento ao Telespectador da TV Globo. Fez muito sucesso o vestido que sua personagem, Maria Clara, usava na noite em que deu uma surra na rival.

O lencinho no pescoço e as sandálias de cordas altas e salto anabela usados por Laura (Cláudia Abreu), assim como a coleira de ouro que a personagem passou a ostentar após ficar rica, também chamaram a atenção.

Cláudia Abreu e Malu Mader em Celebridade, 2003 — Foto: Gianne Carvalho/Globo

O que ganhou mesmo as vitrines e bancas de camelôs foram as microssaias de pregas, as blusas justas e as sandálias plataforma com meias coloridas de Darlene (Deborah Secco). A figurinista Marília Carneiro afirmou que encontrou a saia em uma loja da Oscar Freire, badalada rua paulistana de grifes famosas.

A pedido da figurinista Marília Carneiro, a designer Júnia Machado criou uma linha de joias para as atrizes Malu Mader, Cláudia Abreu e Deborah Secco.

Deborah Secco em Celebridade, 2003 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

CENOGRAFIA E ARTE

Para recriar na Central Globo de Produção (Projac) a rua de 200 metros inspirada no Andaraí, foi realizada uma pesquisa de dois meses nas ruas do bairro carioca e na vizinhança, buscando referências para reproduzir elementos típicos da Zona Norte. Pela primeira vez uma cidade cenográfica foi construída em proporção real, com as fachadas de oito prédios representando as moradias dos diversos personagens da trama e minúcias de detalhes que conferiam vivência à locação. A rua contava ainda com um campo de futebol, um casarão abandonado – depois transformado na casa de shows Sobradinho – e dois bares que serviam como ponto de encontro dos moradores. Um ônibus real também foi usado nas gravações, para dar veracidade ao cenário.

Tanto os cenógrafos quanto a equipe de produção de arte enfrentaram o desafio de ambientar não só os cenários fixos como os inúmeros eventos ocorridos na novela. Para a criação das revistas Fama, Palavra e Contemporânea, foi reproduzida uma redação real. Exemplares das fictícias revistas circulavam pelos cenários. Também foram criados especialmente para a história as logomarcas da produtora Mello Diniz e do Grupo Vasconcelos, e os outdoors usados na cidade cenográfica.

Cidade cenográfica de Celebridade, 2003 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

CENA MARCANTE

Uma das cenas mais marcantes de Celebridade foi ao ar no capítulo 169, no qual Maria Clara, a personagem de Malu Mader, dá uma surra em Laura (Cláudia Abreu). O capítulo bateu o recorde de audiência da novela. 

Celebridade: Maria Clara dá uma surra em Laura

Celebridade: Maria Clara dá uma surra em Laura

Um dos desafios enfrentados para produzir a novela foi a grande quantidade de eventos, muitos com a presença de diversas personalidades, como o fictício prêmio Celebridade, realizado duas vezes na trama, sendo que a primeira aconteceu nos jardins do Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio.

A fictícia revista Fama ganhou uma versão “real”, lançada pela Editora Globo no final de outubro. As edições vinham encartadas dentro da revista Quem Acontece, trazendo a cobertura dos eventos realizados na trama e as tendências de moda e comportamento dos personagens. A novela ainda ganhou linhas de produtos com sua grife, como relógios e calçados.

A ação social da novela ficou por conta da abordagem do alcoolismo do jornalista Cristiano Reis (Alexandre Borges), que busca ajuda nos Alcoólicos Anônimos.

Bruno Abrahão e Alexandre Borges em Celebridade, 2003. João Miguel Júnior/Globo — Foto: Globo

PRÊMIOS

Em dezembro de 2004, a trama de Gilberto Braga foi eleita pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) a melhor novela do ano.

Celebridade ganhou o prêmio Qualidade Brasil RJ 2004 nas categorias: melhor telenovela, melhor autor (Gilberto Braga), melhor ator (Fábio Assunção), melhor atriz (Cláudia Abreu), melhor ator coadjuvante (Márcio Garcia), melhor atriz coadjuvante (Ana Beatriz Nogueira) e melhor diretor (Dennis Carvalho e Marcos Schechtman).

Cláudia Abreu ganhou também o prêmio Contigo (2005) como melhor atriz de TV.

Mais do memoriaglobo
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)