A trama tem como eixo central a rivalidade entre duas mulheres: a bem-sucedida empresária e ex-modelo Maria Clara Diniz (Malu Mader), dona da produtora Mello Diniz, e a dissimulada e invejosa Laura Prudente da Costa (Cláudia Abreu), que se aproxima de Maria Clara dizendo ser sua maior fã e consegue um emprego em sua empresa. Na verdade, Laura é uma arrivista que não quer apenas tomar tudo da outra, mas transformar-se em uma nova Maria Clara. A razão do ódio de Laura pela patroa é que ela é filha da verdadeira musa da canção que fez de Maria Clara uma mulher rica e famosa, enquanto ela e a mãe amargaram uma vida miserável. Maria Clara, porém, sempre acreditou que a música Musa de Verão fora composta por seu ex-noivo Wagner em sua homenagem. Para realizar o plano de destruir a rival, Laura conta com a ajuda de Marcos (Márcio Garcia), seu amante e cúmplice. Outro grande vilão da história é o ambicioso e inescrupuloso Renato Mendes (Fábio Assunção), editor da revista Fama e sobrinho de Lineu, que sonha um dia assumir a presidência do Grupo Vasconcelos. Renato se envolve com Laura, que vê nele um aliado a mais para destruir Maria Clara.
Autoria: Gilberto Braga | Escrita com: Leonor Bassères, Sérgio Marques, Márcia Prates, Maria Helena Nascimento, Denise Bandeira e Ângela Chaves | Colaboração: Marília Garcia | Direção: Amora Mautner e Vinícius Coimbra | Direção-geral: Dennis Carvalho e Marcos Schechtman | Direção de núcleo: Dennis Carvalho | Período de exibição: 13/10/2003 – 26/06/2004 | Horário: 20h | Nº de capítulos: 221
Abertura da novela Celebridade (2003)
TRAMA PRINCIPAL
Para realizar o plano de destruir a rival, Laura conta com a ajuda de Marcos (Márcio Garcia), seu amante e cúmplice. Eles começam a trabalhar, respectivamente, como assistente e motorista de Maria Clara, e aos poucos vão se infiltrando na vida da “celebridade”. A dupla de vilões Laura e Marcos – a “Cachorra” e o “Michê”, como eles se chamavam mutuamente – deu o que falar.
TRAMAS PARALELAS
O núcleo de personagens ambientado no bairro do Andaraí, na zona norte do Rio, é responsável pelos momentos cômicos da história. Nele, destacam-se Darlene (Deborah Secco) e Jaqueline Joy (Juliana Paes), manicures do salão de Salvador (Roberto Bomfim), que vivem em busca da fama. Por meio das duas, que utilizam qualquer artifício para conseguir uma notinha nas revistas e colunas sociais, o autor aborda com bom humor a corrida dos anônimos por um lugar ao sol no mundo das celebridades.
Cena em que Darlene (Deborah Secco) e Jaqueline (Juliana Paes), duas jovens que fazem tudo para alcançar a fama, tomam um banho de chá de canela para tirar o “mau olhado” que supostamente as atrapalha no rumo ao estrelato.
PERSONAGENS
Renato Mendes (Fábio Assunção) – Editor da revista Fama, conhecidíssimo colunista de variedades e cotidiano, tem grande influência na vida social da cidade. Intrigante, sarcástico, venenoso, refinado, culto e inteligente, conhece a vida de todos, e usa esse conhecimento para manipular quem lhe convém. Várias vezes ameaçado de agressão, consegue habilmente escapar do confronto físico evitando certas ocasiões, ou delas saindo apressado ante a presença de um de seus muitos desafetos. Sobrinho do poderoso Lineu Vasconcelos (Hugo Carvana), ambiciona herdar a presidência do grupo, sendo, portanto, antagonista natural de Fernando (Marcos Palmeira), a quem vê como uma ameaça a esse projeto. Tem fixação em Laura (Cláudia Abreu), sendo tão inescrupuloso quanto ela. Os dois chegam a medir forças ao longo da novela, com um subjugando o outro alternadamente.
BASTIDORES
Os primeiros capítulos mostraram cenas gravadas em pontos turísticos de Paris e Londres, como a Avenida Champs Elysées, o Arco do Triunfo e o Parlamento britânico. Segundo o diretor de núcleo Dennis Carvalho, foi a primeira vez que uma equipe de TV teve permissão para gravar no interior do hotel parisiense George-V, um dos mais luxuosos da Europa.
CURIOSIDADES
O cantor Roberto Carlos participou pela primeira vez de uma telenovela: imagens de seu show em uma casa de espetáculos de São Paulo foram exibidas na novela, e ele ainda contracenou com Malu Mader e Brunno Abrahão em cenas dirigidas por Roberto Talma.
PRÊMIOS
Em dezembro de 2004, a trama de Gilberto Braga foi eleita pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) a melhor novela do ano. Celebridade ganhou o prêmio Qualidade Brasil RJ 2004 nas categorias: melhor telenovela, melhor autor (Gilberto Braga), melhor ator (Fábio Assunção), melhor atriz (Cláudia Abreu), melhor ator coadjuvante (Márcio Garcia), melhor atriz coadjuvante (Ana Beatriz Nogueira) e melhor diretor (Dennis Carvalho e Marcos Schechtman). Cláudia Abreu ganhou também o prêmio Contigo (2005) como melhor atriz de TV.
CENAS MARCANTES
Cena em que Maria Clara (Malu Mader) é alertada por Eliete (Isabela Garcia) de que é explorada por sua família: a mãe Corina (Nívea Maria), a irmã Ana Paula (Ana Beatriz Nogueira), o cunhado Nelito (Taumaturgo Ferreira) e os sobrinhos (Fernando Paganote e Bruno Cariati). Com Iara (Sheron Menezzes).
Cena em que Renato Mendes (Fábio Assunção) discute com Maria Clara (Malu Mader) após saber da publicação de um artigo, assinado por um homônimo, com críticas positivas de um show produzido por ela. Gilberto Braga conta, em depoimento exclusivo ao Memória Globo, que a cena foi inspirada em um fato real ocorrido na Broadway.
Edição da cena em que Laura (Claudia Abreu) consegue emprego na Mello Diniz. Com Laura (Claudia Abreu), Maria Clara (Malu Mader), Marcos (Márcio Garcia), Ernesto (Roberto Pirillo), Ademar (Daniel Dantas), Noêmia (Julia Lemmertz) e Otávio (Thiago Lacerda), entre outros.
Cena em que Laura (Claudia Abreu) bajula Maria Clara (Malu Mader), chamando-a de “mito”.
Cena em que Laura (Claudia Abreu) e Marcos (Márcio Garcia) comemoram o sucesso de mais uma de suas armações.
Cena em que Jaqueline (Juliana Paes) e Darlene (Deborah Secco) disputam o Concurso “Garota do Andaraí”, mas ambas perdem. Com Guilherme (Marcelo Valle) e Wanderley (Nildo Parente).
O bombeiro tira fotos par ajudar Darlene
Cena em que Maria Clara (Malu Mader) leva Zeca (Brunno Abrahão) para conhecer o cantor Roberto Carlos. Foi a primeira participação do Rei em uma novela.
Cena em que Salvador (Roberto Bonfim) aconselha Ubaldo (Gracindo Jr.).
Cena em que Laura (Claudia Abreu) propõe a Ubaldo (Gracindo Jr.) provar que ele é autor de “Musa do Verão”, em troca de 60% do faturamento com a música. Com Marcos (Márcio Garcia).
Cena em que Laura (Cláudia Abreu) comemora sua vingança contra Maria Clara (Malu Mader). Triunfante, ela nada na piscina da casa que pertencia à rival.
Cena em que Renato (Fábio Assunção) conta à Laura (Claudia Abreu) tudo o que descobriu sobre o seu passado, e impõe como condição para não entregá-la à polícia que ela se case com ele.
Cena em que Laura (Claudia Abreu) é surpreendida por Renato Mendes (Fábio Assunção) na noite de núpcias: ela é informada que dormirá todas as noites em um colchonete e que terá sua vida vigiada 24 horas por dia.
Cena com participação de Pelé visitando a casa de espetáculos Sobradinho. Com Eliete (Isabela Garcia), Cristiano (Alexandre Borges), Daniel (Kadu Moliterno), Tânia (Lavínia Vlasak), Paulo César (Paulo Vilhena) e Noêmia (Julia Lemmertz), entre outros.
Participação de Zico e Zeca Pagodinho na novela. Zico vai ao Sobradinho ver o show de Zeca e é recebido por Vladimir (Marcelo Faria). Darlene (Deborah Secco) chega e sofre ao ver o ex com outra e ao ser ignorada pelos repórteres. Com Guilherme (Marcelo Valle), Ivan (Marcelo Laham) e Jaqueline (Juliana Paes), entre outros.
Cena em que, sem a autorização da irmã, Ana Paula (Ana Beatriz Nogueira) tira uma foto de Nina com a intenção de comercializar o registro inédito da filha de Maria Paula Diniz (Malu Mader). Com Corina (Nívea Maria).
Cena em que Maria Clara (Malu Mader) conta a Fernando (Marcos Palmeira) que ele é o pai de Nina.
Cena em que Beatriz (Deborah Evelyn) acusa Inácio (Bruno Gagliasso) pela morte do irmão.
Cena em que Cristiano (Alexandre Borges) recusa o café da manhã oferecido pelo filho Zeca (Brunno Abrahão) para poder beber.
Cena em que Darlene (Deborah Secco) chama Jaqueline (Juliana Paes) de “gata-garota”, expressão que ficou famosa à época.
Cena em que Jaqueline (Juliana Paes) finge ser amante de um deputado para ganhar fama. Com Eliana (Kacau Gomes), Guilherme (Marcelo Valle) e Heloísa (Clarice Niskier), entre outros.
Cena em que Darlene (Deborah Secco) sobe em um prédio e finge que vai se matar, só para aparecer. Com Ivan (Marcelo Laham), Ernesto (Roberto Pirillo), Paulo César (Paulo Vilhena) e Ademar (Daniel Dantas), entre outros.
Cena em que Jaqueline (Juliana Paes) entrevista Darlene (Deborah Secco) em um programa-piloto concebido por Nelito (Taumaturgo Ferreira). Lineu (Hugo Carvana), de cara, desaprova.
Darlene (Deborah Secco) canta na abertura do seu programa, “Darlenestar”. Com Nelito (Taumaturgo Ferreira).
Darlene (Deborah Secco) é surpreendida ao ver seus filhos Marlin (Wellington Luã) e Darlin (Mileni dos Santos). Ela acredita ter feito uma inseminação artificial do famoso nadador Caio (Théo Becker), mas, na clínica, Tadeu (Alexandre Morenno) troca as ampolas e acaba sendo o pai dos gêmeos. Com Nelito (Taumaturgo Ferreira), Jaqueline (Juliana Paes) e Yolanda (Nathalia Timberg), entre outros.
Cena em que Darlene (Deborah Secco) consegue ser capa da Fama como mentirosa, ao ter propagado que o pai dos seus filhos gêmeos era famoso. Com Ademar (Daniel Dantas).
Cena em que Renato (Fábio Assunção), pressionado após descobertas provas contra ele, é obrigado por Laura (Claudia Abreu) a dormir no colchonete – da mesma forma que ele fez com ela.
Cena em que Laura (Claudia Abreu) e Marcos (Márcio Garcia) se chamam de “cachorra” e “michê”.
Cena em que Laura (Claudia Abreu) rouba ideia de Maria Clara (Malu Mader). Com Marcos (Márcio Garcia).
Cena em que Renato (Fábio Assunção) sonda Herlícia (Norma Blum), avó de Laura (Claudia Abreu), e acaba descobrindo que é em casa que ela guarda as provas contra ele. Com Vanda (Paula Pereira).
Cena em que Cristiano (Alexandre Borges) vai, com o apoio de Alcir (Nelson Dantas), à sua primeira reunião no AA.
Celebridade: Maria Clara dá uma surra em Laura
Cena final de Iolanda (Nathalia Timberg) e Ana Paula (Ana Beatriz Nogueira): as duas viram camelôs no Andaraí e acabam sendo expulsas de lá por Eliete (Isabela Garcia).
Cena em que Darlene (Deborah Secco) e Vladimir (Marcelo Faria) finalmente se entendem.
Cena final de Jaqueline (Juliana Paes), se entendendo com Bruno (Sérgio Menezes).
Cena em que Beatriz (Deborah Evelyn) e Inácio (Bruno Gagliasso se perdoam.
Celebridade: Quem matou Lineu?
Cena em que Renato Mendes (Fábio Assunção) atira em Marcos (Márcio Garcia) e Laura (Cláudia Abreu), sendo preso depois. Pressionada pelo delegado Lourival (Jairo Mattos), Laura confessa ter matado Lineu (Hugo Carvana). Ela e Marcos morrem. Com Fernando (Marcos Palmeira), entre outros.
FONTES
Depoimento concedido ao Memória Globo por Hugo Carvana (11/07/2005); Boletim de programação da Rede Globo, 08/2003, 09/2003, 10/2003, 11/2003, 12/2003, 01/2004, 02/2004, 03/2004, 04/2004, 05/2004, 06/2004; Centro de Documentação da TV Globo (Cedoc); ABRAMO, Bia. “‘Celebridade’, ‘Fama’ e o jornalismo bizarro” in: Folha de São Paulo, 03/11/2003; “Abril e Globo disputam o nome ‘Fama’” In: O Estado de São Paulo, 22/10/2003; “Adeus a Leonor Bassères” In: O Dia, 30/01/2004; “A dupla Jaqueline e Darlene” In: O Estado de São Paulo, 08/02/2004; “A novela como a vida é” In: Jornal da Tarde, 18/09/2003; ANTUNES, Elizabete. “Show de bambas no Andaraí” In: O Globo, 02/05/2004; “APCA elege os melhores do ano” In: Jornal do Brasil, 08/12/2004; “Assassinato só será gravado no dia 25” In: O Estado de São Paulo, 13/06/2004; “Cada vez mais Andaraí” In: Agora, 25/03/2004; CARDOSO, Rachel. “Na boca do povo” In: Diário de São Paulo, 15/12/2003; CASTRO, Daniel Castro. “Globo confina ‘finalistas’ de ‘Celebridade’” In: Folha de São Paulo, 23/06/2004; FERNANDES, Lilian. “Retrato do autor à beira de uma nova novela” In: O Globo, 09/08/2003; “Força do destino” In: O Dia, 22/02/2004; “ GALLO, Renata. “Chamadas de ‘Celebridade’ imitam a cara da concorrência” In: O Estado de São Paulo, 06/10/2003; KOGUT, Patrícia. “Controle Remoto” In: O Globo, 01/04/2004; “Lavínia Vlasak será o par romântico de Marcos Palmeira” In: O Globo, 21/03/2004; “Maldade que faz bem” In: O Dia, 20/06/2004; “Novela pega fogo” In: Agora, 15/02/2004; “Pontapé inicial para a fama” In: O Globo, 10/08/2003; “Por que Laura odeia tanto Maria Clara?” In: Jornal da Tarde, 23/01/2004; “Quem matou Lineu?” In: Jornal do Brasil, 25/06/2004; “Reforço bem vindo” In: O Dia, 17/02/2004; “Surra que teve sabor de justiça” In:Jornal do Brasil, 02/05/2004; VALLADARES, Ricardo. “Operação mata o velho” In: Veja, 25/02/2004; VICTORIA, Ronaldo. “Meu querido canalha” In: Diário de São Paulo, 25/05/2004; MEMÓRIA GLOBO. Entre Tramas, Rendas e Fuxicos – O Figurino na Teledramaturgia da TV Globo, Editora Globo, 2007; MEMÓRIA GLOBO. Guia Ilustrado TV Globo – Novelas e Minisséries. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2010; MEMÓRIA GLOBO. Autores – Histórias da Teledramaturgia. São Paulo, Editora Globo, 2008; www.teledramaturgia.com.br, acessado em 02/2006; www.somlivre.com.br, acessado em 02/2006; http://us.imdb.com, acessado em 02/2006. |