Por Memória Globo

João Miguel Júnior/Globo

Cleo Pires em Araguaia, 2010 — Foto: Blenda Gomes/Globo

ESTELA (Cléo Pires) – No início da trama, Estela está casada com Fernando (Edson Celulari), mas, com a morte do marido, envolve-se com o enteado, Solano (Murilo Rosa), com quem termina a novela. Estela é uma mulher bonita, inteligente e sedutora. É descendente da tribo dos karuês e se aproximou de Fernando e Solano para garantir que a maldição que assola a família dos dois seja cumprida. Apesar disso, acabou se apaixonando pelo enteado e não conseguiu cumprir a missão.

Murilo Rosa em Araguaia, 2010 — Foto: Alex Carvalho/Globo

SOLANO (Murilo Rosa) – Forte, corajoso e o único filho de Fernando (Edson Celulari), fruto de uma relação furtiva do pai com Beatriz (Eva Wilma). Solano é neto de Antoninha (Regina Duarte) e Gabriel (Juca de Oliveira) e foi criado pela avó “postiça” Mariquita (Laura Cardoso). Adestrador experiente e competente, mestre na montaria e na doma, parece entender a linguagem muda dos cavalos. Disposto a lutar contra a injustiça e a opressão, lidera um movimento contra o homem mais poderoso da região, o criador de gado Max (Lima Duarte). Essa relação fica ainda mais conflituosa depois que Solano se envolve com Manuela (Milena Toscano), a filha do fazendeiro. Após a morte do pai, Solano se relaciona com sua madrasta Estela (Cléo Pires), com quem termina a novela.

Milena Toscano em Araguaia, 2010 — Foto: Márcio Nunes/Globo

MANUELA (Milena Toscano) – Filha de Max (Lima Duarte) e Amélia (Júlia Lemmertz) e irmã de Frederico (Raphael Viana). Sempre foi cercada de mimos, principalmente pela mãe, o que a fez se acostumar a sempre conseguir o que queria. A jovem, linda, viajada, inteligente, geniosa e indomável, estudou nos melhores colégios de Goiânia e se formou em Veterinária. Nunca teve conhecimento sobre as armações e maldades que seu pai comete. Ela trabalha no frigorífico de seu noivo, Vitor (Thiago Fragoso), com quem mantém um romance morno. Ao conhecer Solano (Murilo Rosa), apaixona-se à primeira vista, mas o casal não termina a novela junto. Ela se envolve com o jornalista Rudy (Henri Castelli).

Lima Duarte em Araguaia, 2010 — Foto: Estevam Avellar/Globo

MAX (Lima Duarte) – Um rico e desonesto criador de gado, capaz de passar por cima de tudo e de todos para defender seus interesses. Desde a juventude, é completamente apaixonado por Antoninha (Regina Duarte), mas seu afeto jamais foi correspondido. Por rancor, acusou o marido dela, Gabriel (Juca de Oliveira), de subversivo e o fez fugir da região, abandonando a mulher. Max casou-se com Amélia (Júlia Lemmertz), com quem mantém um casamento de aparências, e é pai de Manuela (Milena Toscano) e Frederico (Raphael Viana).

Thiago Fragoso e Júlia Lemmertz em Araguaia, 2010 — Foto: Estevam Avellar/Globo

AMÉLIA (Júlia Lemmertz) – Mulher de Max (Lima Duarte) e mãe de Frederico (Raphael Viana) e Manuela (Milena Toscano). Vive um casamento conveniente por conta das regalias que tem a seu dispor. Embora um tanto egoísta, é uma mãe amorosa e preocupada com a felicidade dos filhos. Acaba se envolvendo com Vitor (Thiago Fragoso), ex-noivo de Manuela.

VITOR VILAR (Thiago Fragoso) – A extrema praticidade fez de Vitor um jovem sem nenhuma dose de romantismo. Essa característica, aliada à ambição e ao incansável foco no trabalho, tornou-se um dos defeitos do rapaz, nascido em uma família rica da região próxima ao Rio Araguaia. Vitor é um empresário bem sucedido, dono de um frigorífico localizado na fictícia cidade de Juruanã. Educado e charmoso, à primeira vista, ele até pode parecer um bom partido, mas o jovem esconde outras facetas. É o noivo de Manuela (Milena Toscano), mas tem o seu posto ameaçado pela chegada do domador de cavalos Solano (Murilo Rosa) à cidade. Para evitar o romance, Vitor se une a Max (Lima Duarte), pai da jovem, também contrário à aproximação de Manuela e Solano. Vitor, no entanto, acaba se entregando a uma nova paixão: Amélia (Júlia Lemmertz), sua ex-sogra.

Raphael Viana em Araguaia, 2010 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

FREDERICO (Raphael Viana) – Filho mais velho de Max (Lima Duarte) e Amélia (Júlia Lemmertz) e irmão de Manuela(Milena Toscano). Fred é dono de uma operadora de turismo e esportes radicais às margens do Rio Araguaia. O jovem é aventureiro, elegante, sedutor e vive se envolvendo com belas turistas. Mas só uma mulher é capaz de fazê-lo mudar: a viúva Janaína (Suzana Pires). Fred não concorda com as atitudes de Max e, por isso, pai e filho vivem em conflito.

CAROÇO (Ricardo Castro) – Guia informal da região do Araguaia. Faz um bico na operadora de turismo de Fred (Raphael Viana), mas seu negócio mesmo é a viola. Vive atento a tudo que acontece ao seu redor e fazendo música. As pessoas da região são sua fonte de inspiração.

Regina Duarte em Araguaia, 2010 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

ANTONINHA (Regina Duarte) – Esposa de Gabriel (Juca de Oliveira), mãe de Fernando (Edson Celulari) e avó de Solano (Murilo Rosa). É dona de uma estância na região do Araguaia, fundada por seus ancestrais Antonia (Alice Motta) e Apoena (Diogo Oliveira). Sua família é vítima de uma maldição, que fez com que seu filho tivesse de ser criado longe do Araguaia e, consequentemente, longe dela. Por conta disso, carrega a dor de não ter convivido com Fernando e de tê-lo entregado a Mariquita (Laura Cardoso). Seu grande inimigo, Max (Lima Duarte), é apaixonado por ela. Antoninha, no entanto, nunca o amou e passou a detestá-lo ainda mais depois que ele prejudicou Gabriel. Seu marido precisou fugir da região depois de ter sido acusado pelo vilão de defender o comunismo. Antes de morrer, Antoninha tenta alertar o filho sobre a maldição, mas ele não lhe dá ouvidos.

Edson Celulari em Araguaia, 2010 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

FERNANDO (Edson Celulari) – Um homem de meia-idade, charmoso, aventureiro e elegante. É filho de Antoninha (Regina Duarte) e Gabriel (Juca de Oliveira) e pai de Solano (Murilo Rosa), fruto de uma relação furtiva com Beatriz (Eva Wilma). Foi criado por uma amiga de sua mãe, Mariquita (Laura Cardoso). Impulsivo e irresponsável, ele sempre viveu aos trancos e barrancos no que diz respeito às finanças. É apaixonado pela esposa Estela (Cléo Pires). Quando vai ao Araguaia, conhece sua mãe e descobre que pesa sobre seus ombros uma terrível maldição.

Eva Wilma em Araguaia, 2010 — Foto: Márcio Nunes/Globo

BEATRIZ/PIERINA (Eva Wilma) – Mãe de Solano (Murilo Rosa) e proprietária de um salão de beleza em Girassol. Chega à região do Araguaia para reencontrar o filho, mas, sentindo vergonha por tê-lo abandonado quando ele ainda era bebê, não revela sua identidade a ele. Na verdade, abriu mão da criança, entregando-a ao pai, Fernando (Edson Celulari), porque ganhava a vida como prostituta. No decorrer da novela, entra em uma disputa leve e bem-humorada com Mariquita (Laura Cardoso) pela atenção de Solano.

TAVINHO (Thiago Oliveira) – Criado por Beatriz (Eva Wilma), com quem trabalha como cabeleireiro.

Laura Cardoso em Araguaia, 2010 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

MARIQUITA (Laura Cardoso) – Antiga empregada de Antoninha (Regina Duarte) e amiga de total confiança da família. Criou com muito amor Fernando (Edson Celulari) e, depois, o filho dele, Solano (Murilo Rosa). Mariquita é uma mulher muito intuitiva e vive implicando com Estela (Cléo Pires), por achar que ela não é confiável. No decorrer da novela, a personagem descobre sofrer do mal de Alzheimer.

Flávia Guedes em Araguaia, 2010 — Foto: Alex Carvalho/Globo

ASPÁSIA (Flávia Guedes) – Empregada da casa de Antoninha (Regina Duarte), que, com a morte da patroa, passa a trabalhar para Mariquita (Laura Cardoso) e Solano (Murilo Rosa). É muito sensível e chora à toa.

Sítio do Padre Emílio

Otávio Augusto em Araguaia, 2010 — Foto: Estevam Avellar/Globo

PADRE EMÍLIO (Otávio Augusto) – O padre é amigo, conselheiro e confidente de Antoninha (Regina Duarte) e, posteriormente, do jovem Solano (Murilo Rosa). Tem sangue quente, é combativo e corajoso. Inconformado com as desigualdades sociais e com a dura vida do seu rebanho de trabalhadores, cria, com amor e dedicação, várias crianças órfãs em seu sítio.

Brenda Diniz, Luciano Scalioni, Laura Barreto, Douglas Moreira, Luigi Matheus, Frederico Volkmann, Cadu Paschoal e Roberta Piragibe em Araguaia, 2010 — Foto: Estevam Avellar/Globo

MARIA (Brenda Diniz) – Órfã que vive no sítio do Padre Emílio (Otávio Augusto). Boazinha e educada, é uma das mais comportadas do grupo.

MADALENA (Laura Barreto) – Órfã que vive no sítio do Padre Emílio (Otávio Augusto). Descendente de índios, tem o dom especial de ver espíritos de pessoas que já haviam morrido e comunicar-se com eles.

ANDRÉ (Douglas Moreira) – Menino órfão, morador do sítio do padre Emílio (Otávio Augusto). É endiabrado e suas traquinagens pelo sítio e pelas redondezas levam o padre à loucura, mas há muito amor e respeito em meio à bagunça. Considera que as outras crianças fazem parte da sua família e trata Emílio com o amor que dedicaria a um pai biológico.

MATEUS (Luigi Matheus) – Menino órfão, morador do sítio do padre Emílio (Otávio Augusto). É endiabrado e suas traquinagens pelo sítio e pelas redondezas azucrinam o padre. Considera as outras crianças parte de sua família e, para ele, padre Emílio é como um pai.

TOMÉ (Frederico Volkmann) – Menino órfão e morador do sítio do padre Emílio (Otávio Augusto). É endiabrado e suas traquinagens pelo sítio e pelas redondezas azucrinam o padre, mas há muito amor e respeito em meio à bagunça. Considera que as outras crianças fazem parte da sua família e trata Emílio com o amor que dedicaria a um pai biológico.

PEDRO (Cadu Paschoal) – Menino órfão e morador do sítio do padre Emílio (Otávio Augusto). É endiabrado e suas traquinagens pelo sítio e pelas redondezas levam o padre à loucura. Considera as outras crianças parte de sua família e, para ele, padre Emílio é como um pai.

VERÔNICA (Roberta Piragibe) – Órfã que vive no sítio do Padre Emílio (Otávio Augusto). Atenta e esperta, era criativa, cheia de ideias e um pouco medrosa.

Bruna Marquezine em Araguaia, 2010 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

TEREZINHA (Bruna Marquezine) – Órfã que vive no sítio do Padre Emílio (Otávio Augusto). Mais velha da turma e ajuda o padre a tomar conta dos mais novos. Acompanha os meninos nas traquinagens e vê em Emílio o pai que nunca teve.

Família de Cirso

Gésio Amadeu e Tânia Alves em Araguaia, 2010 — Foto: Blenda Gomes/Globo

CÍCERO (Gésio Amadeu) – Cirso, como é chamado, é rústico, prático, bonachão e religioso. Trabalha para Max (Lima Duarte) por necessidade, pois não suporta o patrão. É marido de Pérola (Tânia Alves) e muito zeloso na educação e segurança de suas três filhas, a quem trata por suas “joias do Araguaia”: Safira (Cinara Leal), Ametista (Nanda Lisboa) e Esmeralda (Raquel Villar). Nos últimos capítulos da novela, Safira descobre não ser filha biológica de Cirso. Ela é fruto de um relacionamento de Pérola com Estevão, um homem mais velho que a abandonou grávida. A mãe explica à filha que nunca traiu Cirso e que ele a assumiu mesmo sabendo que ela esperava um filho de outro homem.

PÉROLA (Tânia Alves) – Mulher de Cirso (Gésio Amadeu) e mãe de Safira (Cinara Leal), Ametista (Nanda Lisboa) e Esmeralda (Raquel Villar). Cozinheira de mão cheia, faz quitutes e marmitas para vender aos turistas da operadora de Frederico (Raphael Viana). Nos últimos capítulos da novela, Pérola revela a Safira que a jovem não é filha biológica de Cirso. Ela é fruto de um relacionamento de Pérola com Estevão, um homem mais velho que a abandonou grávida. A mãe explica à filha que nunca traiu Cirso e que ele a assumiu mesmo sabendo que ela esperava um filho de outro homem.

Nanda Lisboa, Raquel Villar e Cinara Leal em Araguaia, 2010 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

SAFIRA (Cinara Leal) – Safira sempre acreditou ser filha de Cirso (Gésio Amadeu), mas, na verdade, é filha de Pérola (Tânia Alves) e Estevão, um homem que abandonou sua mãe grávida. Por conta disso, Safira é meia-irmã de Ametista (Nanda Lisboa) e Esmeralda (Raquel Villar). Gosta de enfrentar os pais e se julga no direito de mandar nas irmãs. Estudou fora e trabalha como monitora da operadora de turismo de Frederico (Raphael Viana).

AMETISTA (Nanda Lisboa) – Filha de Cirso (Gésio Amadeu) e Pérola (Tânia Alves), irmã de Esmeralda (Raquel Villar) e meia-irmã de Safira (Cinara Leal). Ametista é carinhosa, conciliadora e monitora da operadora de turismo de Frederico (Raphael Viana).

ESMERALDA (Raquel Villar) – Filha caçula de Cirso (Gésio Amadeu) e Pérola (Tânia Alves), irmã de Ametista (Nanda Lisboa) e meia-irmã de Safira (Cinara Leal). Esmeralda é extrovertida, esperta e adora o trabalho como monitora da operadora de turismo de Frederico (Raphael Viana). Vive brigando com Safira e, apesar da pouca idade, é a líder informal das três irmãs.

Família de Janaína

Mariana Rios, Suzana Pires e Luciano Scalioni em Araguaia, 2010 — Foto: Estevam Avellar/Globo

JANAÍNA (Suzana Pires) – Mãe de Bruno (Luciano Scalioni) e irmã de Nancy (Mariana Rios). Janaína é uma viúva atraente e dona de um bar. Apesar de muitos admiradores, seu coração está tomado pela memória de seu falecido marido. Mas tudo muda quando ela se apaixona por Fred (Raphael Viana). As diferenças sociais entre os dois e a oposição de Max (Lima Duarte) ao romance não são capazes de separá-los. Janaína é uma mulher corajosa, daquelas que fala de igual para igual com qualquer homem. Seu grande amigo e conselheiro é o Padre Emílio (Otávio Augusto).

NANCY (Mariana Rios) – Irmã de Janaína (Suzana Pires) e tia de Bruno (Luciano Scalioni). Trabalha no bar da irmã, mas é muito preguiçosa e vive enrolando no batente. Tem inveja de Janaína e já teve um caso com o falecido marido da irmã. Seu sonho é arrumar um homem rico, mas acaba se apaixonando por Renê (Nando Cunha), o palhaço Pimpinela.

BRUNO (Luciano Scalioni) – Filho de Janaína (Suzana Pires) e sobrinho de Nancy (Mariana Rios). Bruno é estudioso, esforçado e um pouco tímido. É um bom filho e ajuda a mãe nas tarefas do bar.

Circo Gran Tenório

Thais Garayp em Araguaia, 2010 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

TERÊ TENÓRIO (Thaís Garayp) – Grande dama do picadeiro, dona do Circo Gran Tenório e condutora do carroção que serve de moradia, bilheteria, palco e escritório para o circo. Terê é a mãe superprotetora de Neca Tenório (Emílio Orciollo Netto) e tem o dom de ler o destino nas cartas e nas linhas da mão.

Emílio Orciollo Netto em Araguaia, 2010 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

NECA TENÓRIO (Emílio Orciollo Netto) – Neca é um jovem sedutor, extrovertido, engraçado, mimado pela mãe Terê Tenório (Thaís Garayp) e astro do Circo Gran Tenório. Faz o que for preciso para arrebatar a atenção do público e o coração das moças. Uma em especial rouba seu coração: a sargento Mourão (Maria Joana Chiappetta).

Nando Cunha em Araguaia, 2010 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

RENÉ, O PALHAÇO PIMPINELA (Nando Cunha)– Palhaço do circo Gran Tenório e o melhor amigo de Neca (Emílio Orciollo Netto) e Terê Tenório (Thaís Garayp). É alegre e brincalhão em público, mas sofre sozinho com seu triste passado. No decorrer da novela, envolve-se com Nancy (Mariana Rios).

MARRETA (Christovam Netto) – Artista graças à sua força descomunal. Ajuda Max (Lima Duarte) a destruir o circo.

Yunes Chami em Araguaia, 2010 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

MAMED (Yunes Chami) – Mascate de origem árabe e amigo de Antoninha (Regina Duarte). Roda o interior com sua “jubiraca chacoalhante”, mistura de carro e loja, onde se encontra de roupas a eletrodomésticos. Mamed é um nômade e funciona como correio para o povo da região, levando e trazendo recados, cartas, encomendas e notícias.

JAMILA (Nana Gouvêa) – Turista árabe que chega à cidade de Girassol e encanta Mamed (Yunes Chami).

Alice Motta e Diogo Oliveira em Araguaia, 2010 — Foto: Marcio Nunes/Globo

APOENA (Diogo Oliveira) – Era um guerreiro karuê forte e atraente, conhecedor dos segredos e mistérios da mata. Apesar de casado com a índia Iaru (Suyane Moreira), com quem teve dois filhos pequenos, apaixonou-se pela branca Antonia (Alice Motta). Foi por conta da aproximação dos dois, em 1845, que a maldição contra a família de Fernando (Edson Celulari) e Solano (Murilo Rosa) foi rogada.

ANTONIA (Alice Motta) – Antepassada de Antoninha (Regina Duarte), Fernando (Edson Celulari) e Solano (Murilo Rosa). Foi por conta de seu romance com o índio Apoena (Diogo Oliveira), em 1845, que a maldição contra sua família foi rogada.

Eduardo Coutinho em Araguaia, 2010 — Foto: Blenda Gomes/Globo

DR. RICARDO (Eduardo Coutinho) – Um jovem médico, muito educado e simpático, que foi criado no sítio do padre Emílio (Otávio Augusto) e que volta a Girassol para assumir o posto médico local. Vive um dilema: ficar no Araguaia ou retornar ao compromisso amoroso e aos desafios profissionais que deixou na cidade grande.

Ana Lima em Araguaia, 2010 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

LENITA (Ana Lima) – Manicure do salão de beleza de Beatriz (Eva Wilma). Ao chegar a Girassol, seu visual descolado, moderno e colorido chama a atenção do povo local. Aos poucos, começa a ser imitada, trazendo uma dose maior de modernidade à região do Araguaia.

Paula Pereira e Ângelo Antônio em Araguaia, 2010 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

GERALDO (Ângelo Antônio) – Delegado rude, que passa a morar em Girassol com a esposa Dora (Paula Pereira). Ela quer muito ter filhos, mas não consegue engravidar. Geraldo sequer apoia a ideia de adoção.

DORA (Paula Pereira) – Esposa do delegado Geraldo (Ângelo Antônio). Ela não consegue engravidar e quer muito adotar uma criança, mas enfrenta a resistência do marido.

Maria Joana Chiappetta em Araguaia, 2010 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

SARGENTO MOURÃO (Maria Joana Chiappetta) – A bela policial trabalha na delegacia de Girassol. De farda, é muito brava e exige respeito. Fora do serviço, é uma mulher doce e delicada. Acaba se envolvendo com Neca Tenório (Emílio Orciollo Netto).

LURDINHA (Luciana Carnielli) – Lurdinha é uma mulher cheia de personalidade e empregada na fazenda de Max.

RURIÁ (Turíbio Ruiz) – Avô de Estela (Cléo Pires).

Mais do memoriaglobo
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)