Por Memória Globo

Cicero Rodrigues/Memória Globo

'Anjo Mau' marcou importantes estreias: a do diretor Carlos Manga em novelas, depois de 50 anos de carreira, da atriz Taís Araújo na Globo, e da autora Maria Adelaide Amaral que, pela primeira vez, assinava uma novela sozinha, após colaborar com Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu em outras produções.

Maria Adelaide Amaral fez muitas modificações na história, e criou novos núcleos e personagens para adequar a trama ao ritmo e à linguagem das telenovelas do final da década de 1990.

Os nomes de alguns personagens foram trocados no remake. O patriarca da família Medeiros se chamava Edmundo na versão original, tendo sido rebatizado de Eduardo na nova versão.

Alguns atores estiveram presentes nas duas versões de 'Anjo Mau'. Átila Iório viveu o mesmo personagem nas duas produções, só que, na primeira versão, ele se chamava Onias, e, na segunda, Josias.

Cláudio Corrêa e Castro e Carlos Manga durante as gravações de Anjo Mau - 2ª versão, 1997 — Foto: Eduardo França/Globo

Assim como na novela exibida em 1976, o casal Stela (Maria Padilha) e Tadeu (Daniel Dantas) foi um sucesso. No original, os dois foram interpretados por Pepita Rodrigues e Osmar Prado, sendo que o personagem Tadeu se chamava Getúlio.

Susana Vieira, a Nice da versão original, fez uma participação especial no último capítulo, como a nova babá contratada pelos Medeiros.

Na primeira versão de 'Anjo Mau', Nice morre no parto. Maria Adelaide Amaral, autora do remake, já havia decidido que não a mataria – muitos telespectadores se manifestaram contra a morte da personagem –, mas chegou a pensar em escrever para a babá um final semelhante ao da personagem Nora, da peça Casa de Bonecas, de Henrik Ibsen: ela iria embora sozinha. O desejo do público, porém, falou mais alto, e Nice terminou ao lado de Rodrigo.

Anjo Mau - 2ª versão: Participação especial de Susana Vieira

Anjo Mau - 2ª versão: Participação especial de Susana Vieira

O ator Mauro Mendonça, intérprete do personagem Rui Novaes, teve de aprender a jogar golfe para atuar na novela.

'Anjo Mau' foi reapresentada no ano de 2003, em Vale a Pena ver de Novo. 

A novela foi vendida para cerca de 30 países, entre eles Bolívia, Estônia, França, Rússia, Senegal e Venezuela.

Mais do memoriaglobo
A sua companhia nas manhãs de domingo

Telejornal exibido aos domingos, às 8h, com 60 minutos de duração. Apresenta reportagens sobre o universo rural e prestação de serviços voltados para a população do campo.

'Globo Rural' completa 45 anos  - Foto: (Arte/Globo)
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)