Por Memória Globo

Eduardo França/Globo

A novela traz como protagonista e personagem-título a ambiciosa e dissimulada Nice (Gloria Pires), cujo lado obscuro só é conhecido pelo telespectador. Filha adotiva de Augusto (Cláudio Corrêa e Castro) e Alzira (Regina Dourado), ela busca ascensão social a qualquer custo. A mãe, uma mulher amargurada, é a única capaz de perceber a perversidade da filha, mantendo-se sempre atenta a seus passos. Inconformada com sua vida, que considera medíocre e sem perspectivas, Nice se enche de esperança quando surge uma oportunidade de trabalho na mansão dos Medeiros, onde seu pai é motorista há anos. Ela aceita a vaga de babá do filho de Stela (Maria Padilha) e logo percebe em Rodrigo (Kadu Moliterno), irmão da patroa, uma saída para seus problemas. Nice decide conquistá-lo, apesar de ele ser noivo de Paula (Alessandra Negrini), e passa por cima de todos para atingir seu objetivo, mas se apaixona de verdade.

Autoria: Maria Adelaide Amaral | Colaboração: Bosco Brasil, Dejair Cardoso e Vincent Villari | Supervisão de texto: Silvio de Abreu | Direção-geral: Denise Saraceni | Direção: José Luiz Villamarin, Emilio di Biasi, Carlos Araujo | Direção de núcleo: Carlos Manga | Período de exibição: 08/09/1997 – 27/03/1998 | Horário: 18h | Nº de capítulos: 173

Abertura da novela Anjo Mau – 2ª versão (1997).

Abertura da novela Anjo Mau – 2ª versão (1997).

TRAMA PRINCIPAL

Nice consegue se casar com Rodrigo e engravida. O parto, porém, não é tranquilo, e a ex-babá, com graves complicações de saúde, fica à beira da morte. No leito do hospital, ela recebe a visita de Alzira, que pede desculpas à filha por tê-la rejeitado, e de Rodrigo, que declara seu amor e implora que ela não o abandone sozinho com o filho. Mas Nice desfalece e entra em coma, deixando o marido desesperado. Tempos depois, Nice reaparece na casa de Rodrigo, durante um jantar que reúne toda a família Medeiros. Todos ficam muito surpresos com sua chegada, e a ex-babá diz que vai embora com seu filho para se conhecer melhor e resgatar a pessoa boa que ela sabia que era.

Kadu Moliterno e Gloria Pires em Anjo Mau - 2ª versão, 1997 — Foto: Jorge Baumann/Globo

TRAMAS PARALELAS

'Anjo Mau' tem como um de seus destaques o divertido casal Tadeu (Daniel Dantas) e Stela (Maria Padilha). Homem honesto, de origem humilde, Tadeu tem de provar, a todo instante, que não se casou por dinheiro. Mas, apesar da boa índole, no passado ele abandonou Goreti (Lilia Cabral) grávida, e escondeu o fato de todos. Agora ele tenta conquistar o amor da filha, a jovem Simone (Samara Felippo), sem que Stela saiba. Goreti, no entanto, tem medo de que a filha se deslumbre com a vida de rico do pai. Depois que a história vem à tona, Tadeu conta toda a verdade para Stela, e os dois terminam felizes. Simone, feliz com o acerto de contas entre o pai e a mãe, torna-se uma estilista bem-sucedida e viaja para a Europa em companhia do namorado, Bruno (Emilio Orciollo Netto).

Maria Padilha em Anjo Mau - 2ª versão, 1997 — Foto: Jorge Baumann/Globo

PERSONAGENS

PAULA (Alessandra Negrini) – Filha de Tereza (Luiza Brunet) e Rui (Mauro Mendonça), irmã de Bruno (Emilio Orciollo Netto). Elegante, atraente, mimada, foi criada na mesma escola de futilidades da mãe. Vive o drama de romper seu compromisso com Rodrigo (Kadu Moliterno), em nome da paixão por Ricardo (Leonardo Brício). Tem momentos de grande conflito com o pai ao perceber que ele coloca o sucesso dos negócios acima da sua felicidade. É a primeira pessoa a descobrir que Nice (Glória Pires) não presta.

Leonardo Brício, Alessandra Negrini e Kadu Moliterno em Anjo Mau - 2ª versão, 1997 — Foto: Jorge Baumann/Globo

BASTIDORES

Por meio de novos personagens e tramas que não existiam na versão original da novela, o remake abordou temas como a diferença de classes e o preconceito racial. A personagem Vivian (Taís Araújo) combate o racismo e defende os direitos dos negros, atuando como porta-voz de questões como a participação no mercado de trabalho e o acesso às universidades. Anjo Mau também abordou a violência sexual, por meio da tentativa de estupro de Vivian por Ricardo (Leonardo Brício). Após a agressão, Vivian se dirige ao Instituto Médico Legal e submete-se a exame de corpo de delito. Na trama, Ricardo se transforma em uma pessoa melhor, desculpa-se, e é absolvido em seu julgamento. Ele e Vivian se casam no final da novela.

Taís Araújo e Leonardo Brício em Anjo Mau - 2ª versão, 1997 — Foto: Arley Alves/Globo

CURIOSIDADES

'Anjo Mau' marcou importantes estreias: a do diretor Carlos Manga em novelas, depois de 50 anos de carreira, da atriz Taís Araújo na Globo, e da autora Maria Adelaide Amaral que, pela primeira vez, assinava uma novela sozinha, após colaborar com Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu em outras produções.

Carlos Manga e Denise Saraceni durante as gravações de Anjo Mau - 2ª versão, 1997 — Foto: Eduardo França/Globo

FONTES

Depoimentos concedidos ao Memória Globo por: Maria Adelaide Amaral (09/02/2006), Mauro Mendonça (05/11/2007); Boletim Especial de Programação da Rede Globo, 09/1997; Centro de Documentação da TV Globo (Cedoc); “‘Anjo mau’ sai do fundo do baú” In: Jornal do Brasil, 30/06/1997; JARDIM, Vera. “Lá vem a noiva da Avon” In: Jornal do Brasil, 09/11/1997; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: Programas de Dramaturgia & Entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003; MEMÓRIA GLOBO. Autores – Histórias da Teledramaturgia. São Paulo, Editora Globo, 2008; MEMÓRIA GLOBO. Guia Ilustrado TV Globo – Novelas e Minisséries. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2010.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)