A novela traz como protagonista e personagem-título a ambiciosa e dissimulada Nice (Gloria Pires), cujo lado obscuro só é conhecido pelo telespectador. Filha adotiva de Augusto (Cláudio Corrêa e Castro) e Alzira (Regina Dourado), ela busca ascensão social a qualquer custo. A mãe, uma mulher amargurada, é a única capaz de perceber a perversidade da filha, mantendo-se sempre atenta a seus passos. Inconformada com sua vida, que considera medíocre e sem perspectivas, Nice se enche de esperança quando surge uma oportunidade de trabalho na mansão dos Medeiros, onde seu pai é motorista há anos. Ela aceita a vaga de babá do filho de Stela (Maria Padilha) e logo percebe em Rodrigo (Kadu Moliterno), irmão da patroa, uma saída para seus problemas. Nice decide conquistá-lo, apesar de ele ser noivo de Paula (Alessandra Negrini), e passa por cima de todos para atingir seu objetivo, mas se apaixona de verdade.
Autoria: Maria Adelaide Amaral | Colaboração: Bosco Brasil, Dejair Cardoso e Vincent Villari | Supervisão de texto: Silvio de Abreu | Direção-geral: Denise Saraceni | Direção: José Luiz Villamarin, Emilio di Biasi, Carlos Araujo | Direção de núcleo: Carlos Manga | Período de exibição: 08/09/1997 – 27/03/1998 | Horário: 18h | Nº de capítulos: 173
Abertura da novela Anjo Mau – 2ª versão (1997).
TRAMA PRINCIPAL
Nice consegue se casar com Rodrigo e engravida. O parto, porém, não é tranquilo, e a ex-babá, com graves complicações de saúde, fica à beira da morte. No leito do hospital, ela recebe a visita de Alzira, que pede desculpas à filha por tê-la rejeitado, e de Rodrigo, que declara seu amor e implora que ela não o abandone sozinho com o filho. Mas Nice desfalece e entra em coma, deixando o marido desesperado. Tempos depois, Nice reaparece na casa de Rodrigo, durante um jantar que reúne toda a família Medeiros. Todos ficam muito surpresos com sua chegada, e a ex-babá diz que vai embora com seu filho para se conhecer melhor e resgatar a pessoa boa que ela sabia que era.
TRAMAS PARALELAS
'Anjo Mau' tem como um de seus destaques o divertido casal Tadeu (Daniel Dantas) e Stela (Maria Padilha). Homem honesto, de origem humilde, Tadeu tem de provar, a todo instante, que não se casou por dinheiro. Mas, apesar da boa índole, no passado ele abandonou Goreti (Lilia Cabral) grávida, e escondeu o fato de todos. Agora ele tenta conquistar o amor da filha, a jovem Simone (Samara Felippo), sem que Stela saiba. Goreti, no entanto, tem medo de que a filha se deslumbre com a vida de rico do pai. Depois que a história vem à tona, Tadeu conta toda a verdade para Stela, e os dois terminam felizes. Simone, feliz com o acerto de contas entre o pai e a mãe, torna-se uma estilista bem-sucedida e viaja para a Europa em companhia do namorado, Bruno (Emilio Orciollo Netto).
PERSONAGENS
PAULA (Alessandra Negrini) – Filha de Tereza (Luiza Brunet) e Rui (Mauro Mendonça), irmã de Bruno (Emilio Orciollo Netto). Elegante, atraente, mimada, foi criada na mesma escola de futilidades da mãe. Vive o drama de romper seu compromisso com Rodrigo (Kadu Moliterno), em nome da paixão por Ricardo (Leonardo Brício). Tem momentos de grande conflito com o pai ao perceber que ele coloca o sucesso dos negócios acima da sua felicidade. É a primeira pessoa a descobrir que Nice (Glória Pires) não presta.
BASTIDORES
Por meio de novos personagens e tramas que não existiam na versão original da novela, o remake abordou temas como a diferença de classes e o preconceito racial. A personagem Vivian (Taís Araújo) combate o racismo e defende os direitos dos negros, atuando como porta-voz de questões como a participação no mercado de trabalho e o acesso às universidades. Anjo Mau também abordou a violência sexual, por meio da tentativa de estupro de Vivian por Ricardo (Leonardo Brício). Após a agressão, Vivian se dirige ao Instituto Médico Legal e submete-se a exame de corpo de delito. Na trama, Ricardo se transforma em uma pessoa melhor, desculpa-se, e é absolvido em seu julgamento. Ele e Vivian se casam no final da novela.
CURIOSIDADES
'Anjo Mau' marcou importantes estreias: a do diretor Carlos Manga em novelas, depois de 50 anos de carreira, da atriz Taís Araújo na Globo, e da autora Maria Adelaide Amaral que, pela primeira vez, assinava uma novela sozinha, após colaborar com Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu em outras produções.
FONTES
Depoimentos concedidos ao Memória Globo por: Maria Adelaide Amaral (09/02/2006), Mauro Mendonça (05/11/2007); Boletim Especial de Programação da Rede Globo, 09/1997; Centro de Documentação da TV Globo (Cedoc); “‘Anjo mau’ sai do fundo do baú” In: Jornal do Brasil, 30/06/1997; JARDIM, Vera. “Lá vem a noiva da Avon” In: Jornal do Brasil, 09/11/1997; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: Programas de Dramaturgia & Entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003; MEMÓRIA GLOBO. Autores – Histórias da Teledramaturgia. São Paulo, Editora Globo, 2008; MEMÓRIA GLOBO. Guia Ilustrado TV Globo – Novelas e Minisséries. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2010. |