Memoria Globo

O concurso patrocinado pela Shell foi exibido mensalmente na faixa de programação Sexta Super, ao longo de seis meses, com transmissão direta do Teatro Fênix, no Rio de Janeiro. Apenas a grande final foi realizada no ginásio do Maracanãzinho.

Produção musical: J.C. Botezelli ; Direção geral: Augusto César Vannucci; Período de exibição: 12/03/1982 – 11/09/1982; Horário: sextas-feiras, às 21h10; 21h30

No último dia do festival, realizado no Maracanãzinho, os finalistas se apresentam: 1º lugar para Emílio Santiago (“Pelo Amor de Deus”), 2º para Raíces de América (“Fruto do Suor”) e 3º para Jane Duboc (“Doce Mistério”).

No último dia do festival, realizado no Maracanãzinho, os finalistas se apresentam: 1º lugar para Emílio Santiago (“Pelo Amor de Deus”), 2º para Raíces de América (“Fruto do Suor”) e 3º para Jane Duboc (“Doce Mistério”).

PRODUÇÃO

Para realizar o festival, o produtor musical J.C. Botezelli viajou pelo Brasil e contou com o auxílio dos integrantes do Quinteto Violado no Nordeste, da TV Gaúcha no sul do país, do produtor Wilson Miranda em Belo Horizonte e de Laudenir Ferreira em Brasília. Em São Paulo, a coordenação do festival ficou por conta de Renato Corrêa de Castro.

O júri era composto por 250 pessoas, entre artistas, atores e cantores, como Xuxa, Glória Pires e Fábio Jr. Também havia jornalistas, críticos e estudantes.

CURIOSIDADES

A Rede Globo eliminou a participação das gravadoras nessa edição do festival, para atuar sem a sua ingerência na seleção das músicas. A decisão prejudicou a divulgação das canções nas emissoras de rádio.

Os outros festivais produzidos pela Rede Globo foram Festival Internacional da Canção (1967), II Festival Estudantil de Música Popular Brasileira (1968), Abertura – Festival da Nova Música (1975), Festival da Nova Música Popular Brasileira – MPB 80 (1980), MPB-Shell Especial (1981), Festival dos Festivais (1985) e Festival da Música Brasileira (2000). 

Fontes: “Com 60 músicas, o festival MPB entra hoje em sua fase 1982” In: O Globo, 12/03/1982; “Hoje, às 21h10, a segunda eliminatória do MPB-82 na Globo” In: O Globo, 16/04/1982; BAHIANA, Ana Maria e BIONDO, Sônia. “Com a vitória de um samba, a premiação das favoritas do público” In: O Globo, 13/09/1982; “Terceira eliminatória do MPB” In: Jornal do Brasil, 12/05/1982; ARAGÃO, Diana. “No ar Gal ou Caetano, no intervalo da quinta eliminatória do Festival MPB-Shell” In: Jornal do Brasil, 06/07/1982; “Mais de 25 mil músicas inscritas no MPB-82” In: Zero Hora, 19/01/1981; XEXÉO, Artur. “O esperado fim do MPB-Shell” In: Isto É, 08/09/1982; MELLO, Zuza Homem de. A Era dos Festivais: Uma Parábola, Editora 34, 2003.

Mais do memoriaglobo
A sua companhia nas manhãs de domingo

Telejornal exibido aos domingos, às 8h, com 60 minutos de duração. Apresenta reportagens sobre o universo rural e prestação de serviços voltados para a população do campo.

'Globo Rural' completa 45 anos  - Foto: (Arte/Globo)
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)