Memoria Globo

Uma comissão especial escolhida pela Rede Globo selecionou 60 canções para o evento, entre mais de 25 mil inscrições. O festival teve seis eliminatórias, sendo que, a cada etapa, três músicas eram selecionadas para participar da final, realizada em setembro.

Apesar da presença de rocks, boleros, tangos e até mesmo charlestons, a música regional brasileira foi predominante entre as concorrentes.

No intervalo das apresentações, eram realizados shows de artistas renomados, como Gal Costa e Caetano Veloso.



Na primeira eliminatória do festival, realizada no dia 12 de março, Fafá de Belém defendeu Caso Especial, de Sônia Burnier e Sônia Hirsch. Com essa canção, ganhou o prêmio de melhor intérprete da primeira fase do evento. Além de Fafá de Belém, participaram de uma das seis eliminatórias os artistas Dicró, Hermeto Pascoal, Flávio Venturini, Joyce, Arrigo Barnabé, Almir Sater, Dominguinhos, Elza Soares, Sá e Guarabira, Leny Andrade e Leila Maria, entre outros.

A grande final foi transmitida em 11 de setembro de 1982, às 21h30, diretamente do Maracanãzinho. Entre os 24 finalistas estavam nomes consagrados da MPB, como Nana Caymmi, Nelson Gonçalves, Elza Soares, Leny Andrade e Nara Leão.

Com a unanimidade da plateia, que cantava e dançava em clima de carnaval, o cantor Emílio Santiago venceu com o samba Pelo Amor de Deus, de Paulo Debétio e Paulo Rezende. O segundo lugar ficou com outro favorito das arquibancadas, Fruto do Suor, de Tony Osanah e Enrique Bergen, interpretado pelo grupo Raíces de América. Jane Duboc foi a terceira colocada com Doce Mistério (Tentação), de Tunai e Sérgio Natureza.

Cauby Peixoto levou o prêmio de melhor intérprete de 1982, defendendo Ria de Mim, de Guilherme Arantes.

O melhor arranjo foi para Dori Caymmi, com a música Embriagador, defendida por Leny Andrade.

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)