Memoria Globo

O concurso patrocinado pela Shell foi exibido mensalmente na faixa de programação Sexta Super, ao longo de seis meses, com transmissão direta do Teatro Fênix, no Rio de Janeiro. Apenas a grande final foi realizada no ginásio do Maracanãzinho.

Produção musical: J.C. Botezelli ; Direção geral: Augusto César Vannucci; Período de exibição: 12/03/1982 – 11/09/1982; Horário: sextas-feiras, às 21h10; 21h30

No último dia do festival, realizado no Maracanãzinho, os finalistas se apresentam: 1º lugar para Emílio Santiago (“Pelo Amor de Deus”), 2º para Raíces de América (“Fruto do Suor”) e 3º para Jane Duboc (“Doce Mistério”).

No último dia do festival, realizado no Maracanãzinho, os finalistas se apresentam: 1º lugar para Emílio Santiago (“Pelo Amor de Deus”), 2º para Raíces de América (“Fruto do Suor”) e 3º para Jane Duboc (“Doce Mistério”).

PRODUÇÃO

Para realizar o festival, o produtor musical J.C. Botezelli viajou pelo Brasil e contou com o auxílio dos integrantes do Quinteto Violado no Nordeste, da TV Gaúcha no sul do país, do produtor Wilson Miranda em Belo Horizonte e de Laudenir Ferreira em Brasília. Em São Paulo, a coordenação do festival ficou por conta de Renato Corrêa de Castro.

O júri era composto por 250 pessoas, entre artistas, atores e cantores, como Xuxa, Glória Pires e Fábio Jr. Também havia jornalistas, críticos e estudantes.

CURIOSIDADES

A Rede Globo eliminou a participação das gravadoras nessa edição do festival, para atuar sem a sua ingerência na seleção das músicas. A decisão prejudicou a divulgação das canções nas emissoras de rádio.

Os outros festivais produzidos pela Rede Globo foram Festival Internacional da Canção (1967), II Festival Estudantil de Música Popular Brasileira (1968), Abertura – Festival da Nova Música (1975), Festival da Nova Música Popular Brasileira – MPB 80 (1980), MPB-Shell Especial (1981), Festival dos Festivais (1985) e Festival da Música Brasileira (2000). 

Fontes: “Com 60 músicas, o festival MPB entra hoje em sua fase 1982” In: O Globo, 12/03/1982; “Hoje, às 21h10, a segunda eliminatória do MPB-82 na Globo” In: O Globo, 16/04/1982; BAHIANA, Ana Maria e BIONDO, Sônia. “Com a vitória de um samba, a premiação das favoritas do público” In: O Globo, 13/09/1982; “Terceira eliminatória do MPB” In: Jornal do Brasil, 12/05/1982; ARAGÃO, Diana. “No ar Gal ou Caetano, no intervalo da quinta eliminatória do Festival MPB-Shell” In: Jornal do Brasil, 06/07/1982; “Mais de 25 mil músicas inscritas no MPB-82” In: Zero Hora, 19/01/1981; XEXÉO, Artur. “O esperado fim do MPB-Shell” In: Isto É, 08/09/1982; MELLO, Zuza Homem de. A Era dos Festivais: Uma Parábola, Editora 34, 2003.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)