Por Memória Globo

Zé Paulo Cardeal/Globo

PRODUÇÃO E FIGURINO

A minissérie foi uma coprodução da TV Globo e da produtora O2 Filmes. Todo o trabalho teve a supervisão artística da TV Globo.

As filmagens da minissérie, captada e exibida em HDTV, levaram cerca de quatro meses, e envolveram 120 atores, cinco diretores, três diretores de fotografia e duas câmeras simultâneas.

Pedro Paulo Rangel e Felipe Camargo em Som & Fúria, 2009 — Foto: Zé Paulo Cardeal/Globo

'Som & Fúria' teve cenas rodadas no Teatro Municipal de São Paulo e em uma réplica do teatro criada nos estúdios da O2, em Cotia, São Paulo. A equipe de figurino criou mais de 500 peças para a minissérie. Além das peças do dia a dia dos personagens, também foi desenvolvido vestuário para mais de oito montagens teatrais e núcleos, como o da delegacia, do presídio e do necrotério. Só a personagem Elen, interpretada por Andréa Beltrão, fez 30 trocas de figurino. Ela usava coletes, suspensórios, calças de alfaiataria, além de muitas peças na cor preta e artigos de brechó.

Todas as 20 peças da montagem de Sonho de Uma Noite de Verão foram confeccionadas especialmente para a minissérie. A figurinista usou pó de pedra mica para dar brilho ao figurino. O visual de Julieta (Débora Falabella) foi pensado de forma a dar ares de modernidade à personagem. A caracterização contou com 16 dreads, presos com presilhas tic-tac ao cabelo natural da atriz.

Pedro Paulo Rangel em Som & Fúria, 2009 — Foto: Zé Paulo Caedeal/Globo

CURIOSIDADES

A parceria da produtora independente O2 com a TV Globo começou com a série Cidade dos Homens (2002), e a coprodução também se estendeu à série Antônia (2006). Os programas Homem Objeto (quadro exibido no programa Fantástico, em 2002), Cena Aberta (2003), Carandiru – Outras Histórias (2005), Central da Periferia (2006) e Ó Paí Ó (2008) são outros exemplos de coproduções da TV Globo na área de dramaturgia.

A minissérie marcou a volta de Felipe Camargo ao papel de protagonista na TV Globo e resultou em elogios da crítica para o ator.

Felipe Camargo e Andrea Beltrão em Som e Fúria, 2008 — Foto: Zé Paulo Cardeal/Globo

Uma versão compacta da minissérie foi exibida no Roma Fiction Fest 2009, festival internacional de projetos para televisão, realizado na Itália. No evento, o diretor-geral Fernando Meirelles, o diretor e produtor canadense Niv Fichman e a roteirista Susan Coyne participaram de uma mesa de debates sobre as produções. A minissérie foi lançada pela TV Globo em Blu-ray, em janeiro de 2010, junto com as produções Capitu (2008) e Maysa – Quando Fala o Coração (2009). As obras foram os três primeiros produtos da emissora lançados nessa tecnologia.

'Som & Fúria' também ganhou uma versão editada para o cinema e foi lançada em DVD, pela Globo Marcas.

Para compensar a emissão de carbono gerado durante as produções, optou-se por fazer plantio agroflorestal.

Cecília Homem de Mello, intérprete da personagem Ana, assinou a produção de elenco da minissérie.

'Som & Fúria' foi elogiada por discutir na TV, de forma bem humorada e inteligente, o papel do teatro no panorama das artes cênicas brasileiras, como um estímulo à reflexão sobre o ofício. A minissérie recebeu o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), nas categorias Melhor Minissérie e Melhor Ator, para Felipe Camargo.

O diretor Fernando Meirelles fez uma participação especial no segundo episódio da minissérie, aparecendo como um dos integrantes da reunião do comitê do Teatro Municipal.

Os irmãos Delfino – os agentes funerários que cuidam do corpo de Oliveira (Pedro Paulo Rangel) – foram interpretados por Nico Nicolaiewsky e Hique Gómez, que formam a dupla musical do espetáculo Tangos & Tragédias.

O diretor de fotografia Marcelo Trotta nos bastidores de Som & Fúria, 2009 — Foto: Zé Paulo Cardeal/Globo

'Slings and Arrows' foi lançada pelos canais Canada’s Movie Central e The Movie Network, em 2003. Conquistou milhares de fãs no país e abriu caminho para novos públicos. A série foi exibida pelo Sundance Channel, nos Estados Unidos, em 2005 e, a partir daí, ganhou o mundo. A produção foi dividida em três temporadas, com seis episódios cada. Susan Coyne, uma das criadoras da série original, despontou como uma das mais reconhecidas atrizes do Canadá nas últimas décadas. Ela é cofundadora da Soulpepper Theatre Company, integrante de diversas temporadas do Stratford Shakespeare Festival, e reconhecida mundialmente pelas peças Kingfisher Days e Alice’s Affair. Em Slings and Arrows, interpreta a personagem Anna Conroy. Susan trabalhou no filme Ensaio Sobre a Cegueira (2008), adaptação para o cinema da obra homônima de José Saramago, dirigida por Fernando Meirelles. Além de sua história nos palcos, televisão e cinema, ela ganhou destaque com traduções de Anton Chekhov.

Mais do memoriaglobo
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)