'Som & Fúria', uma adaptação da série canadense 'Slings and Arrows', criada por Susan Coyne, Mark McKinney e Bob Martin, mostrou o cotidiano de uma companhia teatral paulista habituada a montar clássicos, especialmente textos de Shakespeare, e enfocou as relações vividas por seus integrantes no palco e fora dele, todos às voltas com estrelismos, fofocas, intrigas, conflito de egos e paixões.
Autores e roteiro original: Susan Coyne, Bob Martin, Mark McKinney | Adaptação e Direção Geral: Fernando Meirelles | Direção: Fernando Meirelles, Gisele Barroco, Toniko Melo, Fabrizia Pinto, Rodrigo Meirelles | Direção de Núcleo: Guel Arraes | Produção: Fernando Meirelles, Andrea Barata Ribeiro, Bel Berlink | Período de exibição: 07/07/2009 – 24/07/2009 | Número de Capítulos: 12 | Horário: 22h30
Abertura da minissérie Som & Fúria (2009).
TRAMA PRINCIPAL
Exibida em 12 episódios, a história se desenrolou a partir dos bastidores das montagens de quatro peças do escritor inglês. À frente da trama, o trio Dante (Felipe Camargo), Elen (Andréa Beltrão) e Lourenço Oliveira (Pedro Paulo Rangel). Elen é a grande diva da Companhia de Teatro do Estado de São Paulo, dirigida burocraticamente por Oliveira. A atriz está em um momento de transição profissional, em que se despede dos papéis de princesas para encarar as rainhas. Além disso, enfrenta o medo de envelhecer e a insegurança pela chegada de novos talentos.
TRAMAS PARALELAS
Os jovens atores Sarah (Débora Falabella) e Patrick (Leonardo Miggiorin), protagonistas de Romeu e Julieta, não ficam satisfeitos com o método de direção de Oswald (Antônio Fragoso) e procuram Dante (Felipe Camargo) em busca de ajuda. Durante os exercícios propostos por Dante, que aceita ajudar os dois em segredo, Sarah e Patrick se aproximam e uma grande atração nasce entre eles. Eles passam a noite juntos, para espanto do próprio Patrick, que é gay, e nunca havia se deitado com uma mulher.
PRODUÇÃO E FIGURINO
'Som & Fúria' teve cenas rodadas no Teatro Municipal de São Paulo e em uma réplica do teatro criada nos estúdios da O2, em Cotia, São Paulo. A equipe de figurino criou mais de 500 peças para a minissérie. Além das peças do dia a dia dos personagens, também foi desenvolvido vestuário para mais de oito montagens teatrais e núcleos, como o da delegacia, do presídio e do necrotério. Só a personagem Elen, interpretada por Andréa Beltrão, fez 30 trocas de figurino. Ela usava coletes, suspensórios, calças de alfaiataria, além de muitas peças na cor preta e artigos de brechó.
CURIOSIDADES
Som & Fúria foi elogiada por discutir na TV, de forma bem humorada e inteligente, o papel do teatro no panorama das artes cênicas brasileiras, como um estímulo à reflexão sobre o ofício. A minissérie recebeu o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), nas categorias Melhor Minissérie e Melhor Ator, para Felipe Camargo.
Fontes
Depoimento concedido ao Memória Globo por Regina Casé (16/08/2010); Boletim de programação da Rede Globo, 24/06/2009 – 21//07/2009; CIMINO, James. Comentário: Som & Fúria é sucesso de crítica, mas fracasso de matemática In: Folha de S. Paulo, 24/04/2009; VILLALBA, Patrícia. “Meirelles brinca de ser invisível na televisão” In O Estado de S.Paulo, 18/06/2009; “De Édipo a Hamlet” In Folha de S.Paulo, 22/06/2009; RODRIGUES, Lucia Valentim. “Meirelles explora conflito de diretores” In Folha de S.Paulo, 22/06/2009; VILLALBA, Patrícia. “A vida é cheia de som. E fúria” In O Estado de S.Paulo, 05/07/2009; “’Som e Fúria’ aposta em humor ‘exagerado’” In Folha de S.Paulo, 07/07/2009; SCHENKER, Daniel. “Bastidores do teatro renovam a TV” In Jornal do Brasil, 09/07/2009; NOBILE, Lucas. “O universo teatral de frente para o espelho” In 17/07/2009; DAUROIZ, Alline. “Ela não é mera desconhecida” In O Estado de S.Paulo, 02/08/2009; “’Som & Fúria integral sai em DVD com extras” In Folha de S.Paulo, 05/12/2009; “Saem os premiados pela associação paulista dos críticos de arte” In www.folha.uol.com.br/folha/ilustrada, 09/12/2009; www.tvglobo.somefuria.com.br, www.somefuria.globo.com, www.wikipedia.com.br, www.teledramaturgia.com.br, www.oglobo.globo.com/cultura/revistadatv, www.imdb.com.br, www.redeglobo.globo.com, acessados em 10/07/2009. |