Memoria Globo

Monique Alfradique em Cinquentinha, 2009. Renato Rocha Miranda/ Globo — Foto: Globo

Bárbara (Monique Alfradique) na minissérie Cinquentinha, 2009/ Globo.

O pai de Bárbara

Neta de Lara, Bárbara (Monique Alfradique) é uma jovem estudante de arquitetura, muito sensata e madura. Sua mãe, Celina (Thaís de Campos), por sua vez, é uma mulher que se deixou ser anulada por Lara e não tem vida própria: trabalha como secretária da mãe e dela só ganha casa e comida. Nada de salário, muito menos carinho. É tratada como se fosse uma qualquer, e sua opinião nunca é levada em consideração. Além do desprezo da mãe, Celina convive com um segredo: não revela a ninguém a paternidade de Bárbara. No decorrer da minissérie, a jovem descobre que seu pai é o roteirista Claus Martinez (Dalton Vigh), amigo e ex-amante das três protagonistas. Celina mantinha o segredo porque, quando engravidou, Claus era amante de Lara, e ela achava que sua mãe não a perdoaria. Para sua surpresa, no entanto, Lara sempre soube da verdade. No final da minissérie, Bárbara aceita a aproximação do pai, para alívio de Celina.

Michel Bercovitch e Danielle Winits em Cinquentinha, 2009.Alex Carvalho/Glob — Foto: Globo

Médico ( Michel Bercovitch ) conversa com os pais Becky ( Danielle Winits ) e João ( André Garolli ) e com a avó de Gabriel.

Becky e João Alfredo

A veterinária Becky (Danielle Winits), filha de Mariana, vive se desentendendo com seu ex-marido, João Alfredo (André Garolli). O economista repudia a aproximação entre sua ex-sogra e seu filho, Gabriel (João Pedro Zappa), principalmente depois de descobrir que a fotógrafa é amiga de uma lésbica, a jornalista Leila Fratelli (Ângela Vieira).Ao longo da trama, João Alfredo se reaproxima de Becky com a desculpa de que se preocupa com o filho. Ele diz querer retomar o casamento, mas, na verdade, está de olho na fortuna que a veterinária pode herdar. João Alfredo não desiste nem mesmo quando descobre que sua ex-mulher está vivendo um romance com o Dr. Julio Catão (Cássio Reis). O flagra dado por ele e Gabriel abre brecha para o economista chantagear a ex-mulher: se ela não permitir que ele gerencie sua herança, vai pedir a guarda do filho, que já deixou claro que prefere ficar com o pai. Com medo de perder Gabriel, Becky aceita a proposta.

Vanessa e Olhão

Vanessa (Tatyane Goulart), neta de Rejane, é apaixonada pelo traficante Olhão (Fabrício Santiago). A avó tenta convencê-la, em vão, a esquecer o rapaz. Ao longo da trama, a jovem foge de casa para ir morar com Olhão, no Morro dos Prazeres, em Santa Tereza, no Centro do Rio de Janeiro, e coloca a sua vida e a de seu pai em risco.Daniel Jr. (Bruno Garcia) vai atrás da filha e acaba sendo capturado pelo “dono” da comunidade, o traficante Vandílson Bebê (Thogun), que o condena ao “microondas”. Acompanhada de Rejane, Bárbara (Monique Alfradique), Celina (Thaís de Campos), Claus (Dalton Vigh) e Naná (Zezé Motta), Lara faz enorme sucesso entre os moradores e, depois de distribuir autógrafos, consegue acesso ao local onde Daniel Jr. seria executado. Vandílson reconhece a atriz, de quem é muito fã, e aceita seu pedido para libertar pai e filha. Todos acabam em um baile funk, onde Lara se esbalda de tanto dançar.Com medo de represálias, Daniel Jr. se muda com toda a família para a mansão de seu pai. Apesar de contrariado, também leva Olhão, jurado de morte pelos traficantes do morro. Mas o bandido não demoraria a ser assassinado. Depois de roubar euros do cofre de Joaquim, ele tenta fugir e acaba morto a tiros por criminosos que o espreitavam. Vanessa fica inconsolável, mas recebe o carinho de todos da família.

Tatyanne Goulart e Fabrício Santiago em Cinquentinha, 2009. Alex Carvalho/Globo — Foto: Globo

Tatyanne Goulart e Fabrício Santiago posam juntos na festa da minissérie Cinquentinha, 2009/ Globo.

O filho de Leonor

Após anos na Itália, casada com o conde Giancarlo Berganti (Paolino Raffanti), Leonor (Maria Padilha) retorna ao Brasil para reivindicar os direitos de seu filho Carlo (Pierre Baitelli), que ela diz ser herdeiro de Daniel. Leonor decide contar a verdade ao rapaz quando descobre estar afundada em dívidas, depois da morte de Giancarlo, vítima de um infarto fulminante. Carlo não se abala com a morte do pai de criação, afinal, a única coisa que lhe interessa são os bens que Giancarlo teria deixado. Só que todas as propriedades e todo o dinheiro do conde são confiscados por conta das dívidas, e a viúva não tem outra saída a não ser voltar ao Brasil. A sua chegada faz com que Lara, Mariana e Rejane se unam ainda mais. Carlo faz de tudo para assumir os negócios da família e decide compactuar com João Alfredo – ex-genro de Mariana –, que ele logo percebe ser um interesseiro. O economista, inicialmente, não gosta da aproximação do rapaz, pelo fato dele ser gay, mas se sente atraído pela possibilidade de ficar com 15% dos bens do italiano e administrar sua herança, caso o ajude. Mal sabia João Alfredo que tudo não passava de um golpe do rapaz, que apenas queria usá-lo para incluir Leonor na partilha.

Pierre Baitelli em Cinquentinha, 2009. Marcio Souza/Globo — Foto: Globo

Carlo (Pierre Batelli) é filho de Leonor (Maria Padilha) na minissérie Cinquentinha, 2009/ Globo.

Mais do memoriaglobo
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)