Memoria Globo

José Wilker em Cinquentinha, 2009. Alex Carvalho/Globo — Foto: Globo

José Wilker na minissérie Cinquentinha, 2009/ Globo.

Daniel (José Wilker) é um milionário à beira da morte que deixa em testamento uma missão quase impossível para suas três ex-mulheres: inimigas, elas terão que se unir para administrar seus negócios em crise e fazê-los prosperar. As ex-esposas são Lara (Susana Vieira), Mariana (Marília Gabriela) e Rejane (Betty Lago). Quem se sair melhor na tarefa ficará com 50% da herança, ou seja, “cinquentinha” do patrimônio do falecido.Daniel sempre foi um homem dedicado aos negócios, mas completamente desapegado da família e infiel. Ele traiu Lara com Mariana. Esta, por sua vez, foi substituída por Rejane, a única com quem Daniel se casou oficialmente. Mas, diferentemente do que todos acreditavam, Rejane não foi sua última mulher. E, durante a competição, elas se deparam com uma quarta adversária: Leonor Barganti (Maria Padilha). Após a separação, cada uma das protagonistas fez questão de viver sem depender do ex-marido. Lara se tornou uma diva da teledramaturgia, reconhecida nacionalmente pelos papéis que viveu em dezenas de novelas. Mariana transformou-se em uma grande fotógrafa de moda, a mais cobiçada do mercado. Rejane, uma eterna hippie, continuou com sua vida desapegada, desprezando dinheiro e trabalho formal. Do ex-marido, elas só quiseram uma pensão para criar os filhos.

Daniel quase não conviveu com seus herdeiros e dos netos pouco sabe. Seus filhos se ressentem desse distanciamento e têm nas mães a única referência de família. As mágoas por terem sido traídas transformaram as três ex-mulheres em inimigas, mas em uma guerra elas são aliadas: lutam para não aparentarem a idade que tem.

Ao tomarem conhecimento do conteúdo do testamento por meio de Joaquim (Luís Melo) – amigo de Daniel e juiz da gincana –, as ex-mulheres se negam a aceitar a proposta.  Mas, quando Rejane muda de ideia, as outras duas resolvem entrar no jogo. No início, elas têm dificuldades em se comunicar, mas logo começam a se entender. Afinal, precisam provar para todos que são capazes de vencer o desafio, que acreditam não passar de uma vingança do falecido. A dedicação à causa é praticamente exclusiva. A convivência diária faz com que as protagonistas se aproximem, comecem a dividir seus problemas e se tornem amigas. Quem está sempre por perto das três é o fantasma de Daniel, que tenta ajudá-las a vencer o desafio proposto. Ele aparece para cada uma das ex-mulheres que, apesar da mágoa, sempre o tratam com carinho nesses encontros. No final, pressionadas por Leonor, que ameaça entrar com um processo para que seu nome também faça parte da partilha, as três desistem da tarefa de salvar as empresas e dos 50% a que teriam direito aquela que melhor se saísse na empreitada. Elas deixam para os filhos a decisão de aceitar ou não o desafio e vão cuidar de suas vidas.

Maria Padilha Susana Vieira, Marilia Gabriela, Betty Lago em Cinquentinha, 2009. Isaac Luiz/Globo — Foto: Globo

Rejane (Betty Lago) , Lara (Susana Vieira) e Mariana (Marília Gabriela) Leonor ( Maria Padilha). Minissérie Cinquentinha, 2009/ Globo.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)