Memoria Globo
Abertura da minissérie Cinquentinha (2009).

Abertura da minissérie Cinquentinha (2009).

Daniel (José Wilker) é um milionário à beira da morte que deixa em testamento uma missão quase impossível para suas três ex-mulheres: inimigas, elas terão que se unir para administrar seus negócios em crise e fazê-los prosperar. As ex-esposas são Lara (Susana Vieira), Mariana (Marília Gabriela) e Rejane (Betty Lago). Quem se sair melhor na tarefa ficará com 50% da herança, ou seja, “cinquentinha” do patrimônio do falecido.

Autores: Aguinaldo Silva e Maria Elisa BerredoDireção de núcleo: Wolf MayaDireção-geral: Wolf MayaDireção: Claudio BoeckelPeríodo de exibição: 08/12/2009 –18/12/ 2009Horário: 23hNº de capítulos: 8

Zezé Motta em Cinquentinha, 2009. Renato Rocha Miranda/ Globo — Foto: Globo

Zezé Motta é Janaína, cujo filho morreu vítima de bala perdida. Cinquentinha, 2009/ Globo.

Ângela Vieira em Cinquentinha, 2009. João Miguel Júnior / Globo — Foto: Globo

Ângela Vieira interpreta uma jornalista bem sucedida e resolvida com a sua orientação sexual. Cinquentinha, 2009/ Globo.

AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS



A homossexualidade foi um tema tratado sem tabus na minissérie. Carlo (Pierre Baitelli) era um vilão manipulador, cujo perfil foi inspirado na atriz americana Joan Crawford. Leila (Ângela Vieira) era uma jornalista de meia-idade bem sucedida, charmosa e resolvida com sua orientação sexual.

A violência urbana ganhou destaque na trama através do romance de Vanessa (Tatyane Goulart) com o traficante Olhão (Fabrício Santiago). O rapaz convenceu a namorada a morar com ele na favela, o que a levou a colocar a sua vida e a de seus familiares em risco. Quem também sofreu com as consequências da criminalidade foi Janaína (Zezé Motta), cujo filho morreu vítima de bala perdida. A minissérie aproximou ainda mais a ficção da realidade quando falou sobre a morte de Vandílson Bebê (Thogun) durante um confronto com a polícia. Segundo Janaína, a PM ocupou o morro e expulsou os traficantes, pacificando a comunidade. A notícia fazia uma referência às Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), implantadas em morros cariocas para instituir polícias comunitárias em favelas e desarticular quadrilhas que antes controlavam estes territórios.

TRILHA SONORA

A História de Lilly Braun, tema de abertura da minissérie, é interpretada por Maria Gadú, com composição de Chico Buarque e Edu Lobo.

– Maria Gadú  ld – Destiny– Zélia Duncan– Lenine– Iuri Cunha & Ricardo Ottoboni– Arnaldo Antunes– Cansei de Ser Sexy– Cansei de Ser Sexy– Cansei de Ser Sexy – Alberto Rosenblit

— Foto: Globo

José Wilker na minissérie Cinquentinha, 2009/ Globo.

GALERIA DE FOTOS

Galeria de fotos Cinquentinha

20 fotos
Cinquentinha: galeria de fotos - aba Início

FONTES:

Boletins Rede Globo (10/08/2009; 28/10/2009; 30/11/2009);  Sites:http://cinquentinha.globo.com/;http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinquentinha;http://www.teledramaturgia.com.br/cinquentinha.htm;www.youtube.com;http://redeglobo.globo.com;http://video.globo.com/,http://riosulnet.globo.com/web/images/televisao/pdf/Cinquentinha2.pdf; acessados em 07/2010; BRISO, Caio Barretto. “Atrizes divergem sobre semelhanças com personagens de ‘Cinquentinha’”. In:http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/,acessado em: 07/2010; “Outro Canal: Globo promove ‘Cinquentinha’ a minissérie”.In:http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/, acessado em: 07/2010; OROSCO, Dolores. “Autor de ‘Cinquentinha’ aponta ‘corrente positiva de gays bonzinhos’ na TV”. In: http://g1.globo.com/, acessado em: 07/2010; MAIO, Márcio. “Marília Gabriela explora a própria personalidade em ‘Cinquentinha’”.In:http://diversao.terra.com.br/tv/noticias/, acessado em: 07/2010; “Quatro viúvas protagonizam a minissérie ‘Cinquentinha’”. In:http://www.estadao.com.br/, acessado em: 07/2010.

Susana Vieira, Marilia Gabriela, Betty Lago em Cinquentinha, 2009. Alex Carvalho/Globo — Foto: Globo

Maria Padilha em Cinquentinha, 2009. Isaac Luiz/Globo — Foto: Globo

Marília Gabriela em Cinquentinha, 2009. Isaac Luiz/Globo — Foto: Globo

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)