A vitória de João Fonseca sobre Arthur Fils, na rodada de abertura do Rio Open, teve um sabor muito especial. Além de ser a primeira do brasileiro em uma competição de nível ATP, ainda fará com que o tenista de 17 anos suba 218 posições no ranking mundial. Fonseca deixará o 655º lugar na próxima atualização e assumirá o 437º, melhor posto da carreira até agora. Com a ascensão, ultrapassará, por exemplo, Rafael Nadal, atual 652º colocado, por ter ficado quase um ano afastado das quadras.
Em coletiva na noite de quarta, logo após a vitória sobre Fils, Fonseca celebrou o avanço no ranking, mas disse que prefere focar apenas nos jogos durantes as semanas de torneios:
– Enquanto estou em competição, não mexo nas minhas redes sociais, para ficar focado. Sei que (a subida) é um grande passo e fico feliz, mas ainda não acabou. Quero cada vez mais.
E a escalada de Fonseca no ranking pode ser ainda maior. Caso ele vença Cristian Garín nas oitavas de final do Rio Open, terá chance de entrar no top 300. O brasileiro mais bem colocado, no momento, é Thiago Wild, que ocupa a 82ª posição.
João Fonseca fecha o 1º set com um pneu sobre Arthur Fils
A vitória sobre Fils também representa um feito inédito no circuito mundial. Fonseca se tornou o primeiro tenista nascido em 2006 – ou anos posteriores – a triunfar em um campeonato de nível ATP.
Por todo o contexto, João não segurou a emoção ao fim do jogo. Quando marcou o último ponto, se ajoelhou em quadra e colocou as mãos na cabeça. Uma reação que, de acordo com o próprio atleta, veio naturalmente:
– Normalmente, quando termina uma partida tensa, a gente só desaba em quadra. São reações impensadas. Ajoelho e não consigo acreditar que aquilo está acontecendo. Preciso de um tempo e vou curtindo o momento.
Fonseca poderá "curtir o momento" até a quinta-feira. O duelo com Garín está programado para encerrar a noite na Quadra Guga Kuerten.
Veja também