Rafael Matos e o colombiano Nicolas Barrientos venceram Marcelo Melo e o holandês Matwe Middelkoop por dois sets a um. 3/6, 6/4 e 10/6. Agora a dupla de Matos está nas quartas de final do Rio Open e vai enfrentar a parceria formada pelos alemães Kevin Krawietz e Tim Puetz.
Melo e Middelkoop começaram o jogo quebrando o serviço de Matos e Barrientos e seguiram muito firmes no saque. Uma combinação que fez os dois abrirem quatro games a dois em menos de meia hora de jogo. Com uma quebra na frente a dupla de Marcelo Melo usou a experiência para controlar a partida e fechar o primeiro set por 6/3.
O Segundo set começou bem mais equilibrado até o saque de Marcelo Melo, quando o jogo estava dois games a um para Matos e Barrientos. O game foi para o ponto decisivo e Rafael Matos acertou uma bela devolução cruzada para abrir três games a um no placar.
A dupla de Matos teve a chance de abrir cinco games a dois no saque do colombiano, mas Barrientos cometeu dois duplas faltas e Marcelo Melo aproveitou bem o jogo de rede para deixar tudo igual, 4/4.
No game seguinte, o juiz de linha marcou uma bola fora de Barrientos, mas a juíza de cadeira mudou a marcação que daria o game para Melo e Middelkoop e quando o ponto foi jogado novamente, a dupla de Matos conseguiu confirmar o serviço. Com 5/4 no placar, eles aproveitaram o bom momento e conseguiram mais uma quebra para fazer 6/4 e empatar o jogo, um set a um.
No segundo dia de Rio Open, Alcaraz se machuca, brasileiros avançam e chuva castiga quadra
No Match tiebreak, Matos e Barrientos conseguiram o minibreak logo no início e seguraram a vantagem para vencer de virada e garantir uma vaga nas quartas de final do Rio Open.
Veja também