TIMES

Por Redação do ge — Jaú, SP


Um dos mais tradicionais times do interior paulista, dono de um estádio charmoso e que décadas atrás disputou o Brasileiro em meio a gigantes, o XV de Jaú decepcionou mais uma vez sua torcida.

O Galo da Comarca, que está no seu centenário, não conseguiu o acesso e vai disputar a quarta divisão de São Paulo mais uma vez em 2025. Será a 13ª temporada longe, ao menos, da Série A3.

XV de Jaú x Rio Branco, pela Série A4 — Foto: Júlio César Costa/ Ag Paulistão

Neste domingo, pela volta da semifinal, o time jauense tomou 3 a 0 do Rio Branco, dentro de casa e frustrou os 8.334 torcedores presentes. O empate favorecia o Galo, por ter a melhor campanha. Na ida, empatou por 1 a 1, com gol sofrido nos minutos finais.

Para se ter uma ideia, o momento ruim começou com a ausência do seu melhor jogador: Vinícius Jaú teve dengue e foi vetado da partida mais importante da década para o clube.

A equipe não disputa a Série A3 desde 2012, quando foi rebaixada. O XV foi o quinto da fase de classificação com 26 pontos e nas quartas de final passou pelo Barretos. Ganhou a ida por 2 a 0, em casa, e perdeu o segundo duelo por 2 a 1, fora.

Elenco do XV de Jaú antes da semifinal da Série A4 — Foto: Tiago Pavini

Veja também
+ Tabela da Série A4

Frustrações recentes

Em 2023, a Série A4 ainda não existia. O clube disputou a Bezinha e foi eliminado com a melhor campanha do torneio. A equipe jauense liderou seus respectivos grupos nas duas primeiras fases e somou 45 pontos acumulando 14 vitórias, três empates e cinco derrotas. O aproveitamento foi de mais de 68%.

Assim como nesta temporada, bastava vencer em casa para avançar. Na ocasião, foi contra o eliminado Joseense. A equipe, porém, vinha em uma sequência ruim, e confirmou o mau momento ao ser derrotada vendo União São João e Nacional-SP se classificarem no seu grupo.

Nas últimas participações na Bezinha (em 2015 o clube se licenciou e não disputou a competição), apenas uma vez o XV de Jaú tinha flertado com o acesso. Foi em 2016, quando chegou à semifinal, mas acabou eliminado pelo Desportivo Brasil a um passo do retorno à Série A3.

XV de Jaú pelo Paulista da segunda divisão de 2023 — Foto: Éder B. Martins/XV de Jaú

Na época, o torcedor também compareceu em peso e o jogo no Zezinho Magalhães teve um dos maiores públicos da história do estádio: 9.483 pessoas.

Seja em fases de grupos posteriores ou nos primeiros confrontos mata-mata, o XV de Jaú não fez jus à expectativa depositada e se viu ano após ano longe do acesso nos últimos anos.

O Galo da Comarca teve a melhor fase de sua história no século passado. O clube tem dois títulos da Série A2. O primeiro deles foi em 1951, mesmo ano que ganhou o Campeonato Paulista do interior, em uma das décadas vitoriosas do clube.

O segundo título da segunda divisão foi em 1976. Em 26 de setembro de 1954, o time jauense venceu o Palmeiras por 4 a 2 em partida que conquistou a Taça das Goleadas, oferecida ao time com o melhor ataque nos jogos contra times da capital e Baixada Santista).

Sequência do XV de Jaú na Bezinha e Série A4

  • 2024 - Eliminado na semifinal da Série A4
  • 2023 - Eliminado na 3ª fase com melhor campanha geral
  • 2022 - Eliminado nas quartas de final (primeiro mata-mata)
  • 2021 - Eliminado nas oitavas de final (primeiro mata-mata) após liderar com folga seu grupo na 1ª fase
  • 2020 - Eliminado nas oitavas de final (primeiro mata-mata) após ser o 2º na sua chave
  • 2019 - Eliminado na 2ª fase após liderar seu grupo na 1ª fase
  • 2018 - Eliminado na 1ª fase
  • 2017 - Eliminado na 2ª fase após liderar seu grupo na 1ª fase
  • 2016 - 4º colocado (perdeu o acesso ao ser eliminado pelo Desportivo Brasil na semifinal)
  • 2015 - Licenciado
  • 2014 - Eliminado na 1ª fase
  • 2013 - Eliminado na 3ª fase

Veja também

Mais do ge