TIMES

Por Redação do ge — Jaú, SP


XV de Jaú completa 100 anos nesta sexta-feira

XV de Jaú completa 100 anos nesta sexta-feira

Depois de um 2024 turbulento, nem mesmo o mais otimista torcedor do XV de Jaú poderia imaginar que o aniversário de 100 anos do clube, celebrado nesta sexta-feira, teria motivo para festa.

Mas, independentemente do acesso inesperado - que levou o Galo da Comarca de volta à Série A3 do Paulista após mais de uma década -, os mais fieis torcedores quinzeanos sempre encontram na tradição da equipe um motivo para manter viva a paixão.

XV de Jaú completa centenário — Foto: Divulgação/XV de Jaú

Tradição essa que passa muito pelo hino do XV. São apenas meia dúzia de estrofes (literalmente) que destacam as principais características de um clube marcado pela torcida fiel, a identificação com as cores brasileiras e com a cidade sede. Características essas que, em uma data histórica para todo o País, comemoram um século de existência.

Torcedores mais antigos são capazes de lembrar de alguns dos momentos mais marcantes da agora centenária história quinzeana. Depois de quase uma década de pausa, foi nos anos de 1970 que o Galo viveu alguns de seus dias mais notáveis.

Em 1976, o clube conquistou o equivalente à atual Série A2 e chegou à elite estadual. Na temporada seguinte, viria o maior público da história do estádio Zezinho Magalhães: mais de 24.500 pessoas e vitória por 3 a 0 sobre o Corinthians.

Ao longo de sua história, o clube também se notabilizou pela passagem de importantes ídolos, dentre os quais se destacam o pentacampeão Edmílson, Marolla, Wilson Mano, Sabará e Fernando Pirulito, entre outros.

E agora, mais do que ostentar a tradição das cores do Brasil, comemorar o aniversário de 100 anos em uma data simbólica para o País, o XV ganhou, de fato, uma razão para fazer festa até o fim do ano.

Com a desistência do Bragantino II, o Galo da Comarca foi promovido à Série A3 e voltará a disputar a divisão após 13 anos. A promoção tende a ser um novo marco na história recente do clube, que abre o seu segundo século de vida na esperança de viver muitas outras glórias.

Veja também

Mais do ge