Assista à íntegra do presidente do Guarani ao Globo Esporte
Depois de assumir a presidência do Conselho de Administração do Guarani na reta final da temporada, sem conseguir evitar o rebaixamento à Série C do Brasileiro, Rômulo Amaro fez um balanço da gestão até agora e projetou a próxima temporada em entrevista ao Globo Esporte.
Veja a entrevista na íntegra no vídeo acima e abaixo os principais pontos abordados pelo dirigente:
Começo de gestão
- Muito intenso. Fizemos o máximo para tirar o clube dessa posição, mas não conseguimos. Já começamos os trabalhos para 2025, trabalhando 24 horas por dia, conseguimos acertar com o novo técnico.
Maurício Souza
- Conversamos com uns quatro técnicos. Rodrigo Pastana teve a ideia de ter um aspecto mais ofensivo, uma característica mais moderna do jogo, de um para um, usar bastante a base, e essas são características do Maurício. Ele só treinou grandes clubes, disse isso para mim, e tudo isso encaixou com a nossa ideia. Posso garantir que ele está com muita vontade de desenvolver o trabalho.
Rotatividade de técnicos
- Alguns não houve um encaixe dentro da característica que estamos pensando. É o momento de pensar tudo novo, o Rodrigo Pastana está nos ajudando muito nesse sentido, pensar em características novas para o clube, modelo que vamos adotar a partir de agora. Sempre buscando a continuidade do trabalho.
SAF
- É um momento de reconstrução, e esse momento precisa passar pela SAF, ela é inevitável no futebol brasileiro, principalmente para os clubes com muito déficit financeiro. Esses estudos sobre a SAF já estão andando, nós temos uma instituição de muito respeito internacional que é a empresa de consultoria Ernst & Young, que tá fazendo um trabalho para avaliação de propostas. Já temos propostas em andamento, agora estamos trabalhando com o conselho deliberativo para a liberação do estatuto para se permitir a introdução da SAF no Guarani. Queremos finalizar isso até o fim do primeiro trimestre de 2025.
- Teve uma receptividade grande pelo conselho. É um processo que temos que passar, um trabalho muito bom do nosso conselho fiscal para que a gente chegasse finalmente na recuperação judicial, que é um processo difícil. Isso para já viabilizar a SAF.
- Recuperação judicial ela é necessária, para que seja repactuada as dívidas com alongamento de prazo. Esse processo já foi realizado, já começamos a pagar e o orçamento, apesar da redução, nós temos condições de honrar as parcelas da RJ, para não termos problemas.
Rômulo Amaro estabelece meta para implementação de SAF no Guarani
Impacto financeiro com a queda
- Temos um déficit grande. Estamos tentando novas parcerias para amenizar o impacto, mas acredito na casa de uns 50% de déficit.
Brinco de Ouro
- Existe uma necessidade de fazer ajustes, como iluminação, camarotes... Esse assunto da arena vai vir junto com a SAF, nossa proposta é trazer esse projeto imobiliário junto com a SAF em 2025.
Montagem do elenco
- Estamos discutindo com o Pastana e o técnico. O Maurício vai trazer algumas peças por indicação dele, mas se o atleta for dentro das nossas características vamos tentar manter no elenco. Queremos fazer um Paulista seguro. Vai ser um jogo bem ofensivo, time para frente, vários jogadores jovens."
Principal erro em 2024
- O que acho que mais pegou foi a troca de treinadores, impactou muito. Não queremos isso nessa gestão.
Recado para a torcida
- Queria pedir para a torcida bugrina que acredite no clube, peço um pouco de paciência, sei que é difícil, mas estamos trabalhando intensamente para reconstruir o clube e devolver ele para onde nunca devia ter saído, que é a Série A do Brasileiro e na elite do Paulista. Trazer o torcedor próximo novamente, e vamos fazer isso.
Veja também