TIMES

Por Redação do ge — Campinas, SP


Guarani e Ponte Preta têm pior aproveitamento do século

Guarani e Ponte Preta têm pior aproveitamento do século

Guarani e Ponte Preta são rivais separados por apenas 750 metros em Campinas. A avenida Ayrton Senna liga os estádios Brinco de Ouro e Moisés Lucarelli, mas ficou conhecida também para fazer referência ao mercado da bola.

O termo "descer a avenida" é utilizado para jogadores que deixam a Macaca para reforçar o Bugre, casos recentes de Igor Henrique, Bruno Reis e Baraka. Já o caminho oposto, ou seja, "subir a avenida", serve para quem trocar o lado alviverde pelo alvinegro - como ocorreu até com os campeões brasileiros Gersinho e Renato Morungaba.

No processo de montagem dos elencos para 2025, os clubes se movimentam de olho em jogadores que estavam no rival. O ge separou os jogadores que podem trocar de lado no futebol campineiro na próxima temporada.

Bruno Reis, Índio, foi o último a "migrar" na rivalidade — Foto: Thomaz Marostegan

Do Brinco para o Majestoso?

A negociação mais avançada envolve o lateral-direito Pacheco.

O jogador de 33 anos disputou 20 jogos com a camisa do Guarani na última Série B e tinha oferta para renovar o contrato por mais uma temporada.

Pacheco — Foto: Raphael Silvestre/Guarani FC

Sem acordo, Pacheco entrou no radar da Ponte Preta e está próximo de ser anunciado pela Macaca como reforço para o Campeonato Paulista.

A tendência é que ele dispute posição com Maguinho, recém-contratado após jogar a primeira divisão do Campeonato Brasileiro pelo Atlético-GO.

Dupla no radar do Bugre

Em entrevista à rádio CBN, de Campinas, o executivo Rodrigo Pastana não descartou contratar jogadores que estavam atuando pela Ponte Preta.

Rodrigo Pastana — Foto: Reprodução TV Guarani

O dirigente explicou que todos atletas que se encaixarem no perfil do Guarani serão avaliados.

- Isso é algo muito mais comum em outros estados. Eu já participei de muitas trocas envolvendo Fortaleza e Ceará. Todo jogador que a gente entender que se encaixa no que estamos planejando serão avaliados - explicou Pastana.

O ge apurou que dois atletas são avaliados: o volante Emerson Santos e o atacante Matheus Régis. Não há proposta por nenhum deles até o momento.

Matheus Régis é quem teria mais chances de fechar com o Bugre para a disputa do Paulistão e da Copa do Brasil. O atacante de 25 anos pertence ao São Bernardo e foi colocado à disposição para um novo empréstimo.

Matheus Régis — Foto: Marcos Ribolli

Ele disputou 30 jogos com a camisa da Macaca, com dois gols marcados e uma assistência.

A dupla campineira inicia a pré-temporada nesta quinta-feira. Os dois times vão disputar a Série C, juntos, pela primeira vez na história. Eles também rivalizam no Paulistão, enquanto a Ponte Preta ainda tem a Copa do Brasil como competição adicional no calendário de 2025.

Veja também

Mais do ge