TIMES

Por Redação do ge — Curitiba


Athletico é rebaixado no ano do centenário

Athletico é rebaixado no ano do centenário

O volante Fernandinho ainda não definiu os próximos passos para 2025. O jogador de 39 anos segue com o futuro em aberto, situação ampliada pelo rebaixamento do Athletico à Série B do Brasileiro.

– Vamos ver, vamos conversar. Preciso conversar com a minha família, conversar com a diretoria para ver o que eles têm de planos para o próximo ano e assim decidir o futuro de ambos – disse Fernandinho, em entrevista na zona mista após a derrota para o Atlético-MG.

Um dos ídolos do Athletico, Fernandinho tem contrato válido até o fim desta temporada. O diretor técnico Paulo Autuori chegou a sinalizar, em outubro, que o jogador tinha um acordo para ficar em 2025. Porém, o rebaixamento à Série B deixa a decisão em aberto.

– Meu futuro depende de várias pessoas e de várias circunstâncias. Um dia para se lamentar, de luto, de tristeza, a gente tem que viver esse momento. Depois, lá na frente, vou me decidir, vou sentar com minha família para ver o que vai ser melhor para todo mundo – reforçou o volante.

Fernandinho em treino do Athletico — Foto: José Tramontin/ Athletico/Arquivo

Fernandinho está no Athletico desde 2022, quando voltou ao clube onde começou a carreira após uma passagem vitoriosa pela Europa, com as camisas do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e do Manchester City, da Inglaterra, onde foi multicampeão.

Neste retorno ao Furacão, Fernandinho soma 117 jogos, com 13 gols marcados e 15 assistências. Ele foi bicampeão paranaense, além do vice da Libertadores em 2022.

Agora Fernandinho amarga um dos piores momentos da história do clube, com a queda à Série B no ano do centenário. O jogador ficou fora por dois meses, com uma grave lesão muscular, e a ausência dele em campo resultou em uma queda de rendimento do time, que somou dois empates e seis derrotas neste período na Série A.

Fernandinho buscou acelerar a recuperação e fez um trabalho específico com o médico Ramón Cugat, especialista que já tratou grandes nomes do futebol, como Neymar e Pep Guardiola. O jogador voltou, no sacrifício, faltando nove jogos para o fim do Brasileirão.

– O meu sentimento é o mesmo da torcida, muito triste, muita decepção. Nesse lado passional que a gente tem e às vezes é difícil de controlar. Mas, obviamente, o lado técnico a gente tem que assumir nossa responsabilidade. A gente sabe que deixou passar muitas oportunidades em casa. E a conta chegou agora, infelizmente da pior maneira possível. É colher os cacos, ser humilde o suficiente para reconstruir e seguir em frente – comentou.

Jogadores desabam com rebaixamento do Athletico-PR

Jogadores desabam com rebaixamento do Athletico-PR

– O torcedor merece todo pedido de desculpas, eu pessoalmente peço perdão porque é um momento muito triste para todos nós. A gente tem que viver esse luto, chorar, momento de muita tristeza, mas não vai durar para sempre. Tem que juntar os cacos e ano que vem começar de novo, reorganizar, reajustar e fazer um planejamento melhor do que o que foi feito nesse ano – completou.

O elenco principal do Athletico entrou em férias e se reapresenta apenas no dia 8 de janeiro. A estreia no Campeonato Paranaense será no dia 14 de janeiro, contra o Paraná Clube. O Furacão iniciará o estadual com uma base sub-20. Além do estadual, o time terá a Copa do Brasil e a Série B.

Veja também

Mais do ge