Athletico é rebaixado no ano do centenário
O Athletico tem conversas internas para definir o futuro do técnico Lucho González e do diretor-técnico Paulo Autuori. A permanência ou não dos dois está em pauta após o rebaixamento do Furacão à Série B do Brasileiro.
O trabalho de Lucho González já não era unanimidade entre a diretoria do Athletico, e há uma expectativa de que o treinador deixe o cargo. O clube avalia buscar um novo perfil para técnico, pensando na próxima temporada.
Autuori pontuou que não vê Lucho como culpado pelo rebaixamento. Porém, ele deixou claro que a decisão será da diretoria e não garantiu a permanência do treinador. O futuro do próprio Autuori também está indefinido.
– Quem vai decidir é o clube, acho que o problema não é e não foi o Lucho – disse Autuori.
Lucho González foi contratado pelo Athletico no fim de setembro para substituir Martín Varini. Multicampeão pelo Furacão como jogador, ele foi o quarto treinador oficializado pelo clube em 2024.
Ao todo Lucho fez 13 jogos, com três vitórias, dois empates e oito derrotas. Foram 12 partidas pelo Brasileirão, com aproveitamento de 30,5%, e uma pela Sul-Americana, na estreia, sendo goleado por 4 a 1 pelo Racing, pelas quartas de final.
– O Lucho foi uma opção que tivemos, eu participei, sim, disso. Não vejo nenhuma dificuldade nisso. Falta de experiência, tem vários treinadores com isso. Não foi por isso. A qualidade dos treinos estava no dia a dia. É muito fácil colocar as coisas em cima dos treinadores – destacou Autuori.
Já Paulo Autuori foi contratado pelo Athletico no fim de julho. Em outubro, com o risco de rebaixamento chegando ao Furacão, o dirigente deu uma entrevista onde admitiu os erros cometidos na temporada, como o excesso de treinadores, e afirmou que buscava recuperar a identidade do clube.
O fato é que o Athletico deve passar por mudanças no departamento de futebol, em busca de corrigir os erros de 2024 e também de entender uma nova realidade para o clube, com a disputa da Série B do Brasileiro.
O elenco principal do Athletico entra em férias e se reapresenta apenas no dia 8 de janeiro. A estreia no Campeonato Paranaense será no dia 14 de janeiro, contra o Paraná Clube. O Furacão iniciará o estadual com uma base sub-20.
Veja também