TIMES

Por Emerson Rocha — Petrolina, PE


Lançado no dia 29 de novembro de 2013, o portal ge Petrolina e Região deu e continua dando voz aos atletas do Sertão de Pernambuco. Em dez anos, mostramos o brilho de nossos representantes em diversas modalidades, seja no atletismo ou paratletismo. Uma história de sucesso, que continua sendo escrita.

ge Petrolina e Região destaca o atletismo no Sertão de Pernambuco há dez anos — Foto: ge Petrolina

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) é a prova dos talentos esportivos do Sertão de Pernambuco. Nos dez anos do ge Petrolina e Região, mostramos o crescimento da equipe que, ano após ano, foi rompendo as fronteiras de Pernambuco e, “enxergando possibilidades”, construiu um caminho de sucesso no atletismo e paratletismo, em âmbito nacional e internacional.

Diretor executivo da APA fala sobre conquistas da associação nas últimas competições

Diretor executivo da APA fala sobre conquistas da associação nas últimas competições

Samira Brito foi finalista nas Paralimpíadas de Tóquio, nas provas de 100m e 200m na categoria T36. — Foto: Divulgação APA

Fundada em 2003, a APA virou referência no paratletismo brasileiro. Comandada pelos irmãos Marciano e Natanael Barros e o presidente Domingos Rodrigues, a equipe de Petrolina é atual bicampeã brasileira.

Talentos do Sertão

Os atletas da APA não foram os únicos destaques do atletismo do Sertão de Pernambuco nesses dez anos do ge Petrolina e Região. Campeã mundial dos 400m T47 (para amputados do braço), Fernanda Yara é um dos grandes destaques paralímpicos da região. Criada em Petrolina, a atleta vem colecionando grandes resultados.

Fernanda Yara vence prova dos 400m da classe T47 no Mundial de Atletismo — Foto: Comitê Paralímpico Brasileiro

De Ouricuri, noticiamos o surgimento de dois talentos nas pistas. Descobertas na escola, Janaína Santos e Ingrid Martins colecionaram títulos em provas de base do atletismo.

Janaína Santos, Ouricuri — Foto: janaína Santos / Arquivo Pessoal

Janaína, que hoje atua como fisioterapeuta, venceu várias competições escolares e conquistou bons resultados na fase adulta, nas provas de salto. Ingrid ganhou títulos, como o Troféu Norte-Nordeste, no lançamento de disco e arremesso de peso.

Provas

Corrida do Vinho do Vale do São Francisco — Foto: Ascom / Divulgação

Nos dez anos do ge Petrolina, acompanhamos o surgimento e a realização de provas que marcaram o calendário esportivo da região.

Veja também

Mais do ge