A 5ª edição da Corrida da Lua, realizada em Petrolina, no último sábado, contou pela primeira vez com a participação de um cadeirante. O advogado Caio Guedes Xavier Junior, de 31 anos, fez o percurso de 5 km, em 21 minutos. Essa foi a primeira vez que ele participou de uma corrida de rua.
Quando foi dada a largada, Caio saiu junto com os outros corredores, sob os aplausos do público. Após 21 minutos de prova, quando os primeiros atletas ainda chegavam, ele surgiu na linha de chegada dos 5 km. Apesar de cansado, o advogado estava animado com o resultado.
- Eu achei interessante, foi desafiador, né – disse.
A deficiência de Caio veio há 10 anos, após um salto mal sucedido na piscina. Ele é tetraplégico com lesão incompleta, ou seja, ainda tem os movimentos dos dois braços. Há três anos, tomou conhecimento da ‘hand bike’, uma bicicleta que é pedalada com as mãos, ideal para pessoas com alguma deficiência ou limitação física, e começou a correr por 'hobby'. Agora, planeja levar o esporte mais a sério.
- Eu tive conhecimento da ‘hand bike’ e comprei para fazer atividade física mesmo, nunca levei pro lado profissional. Apesar de que estou com o intuito de começar – afirmou.
Ao todo, cerca de 300 atletas participaram da 5ª edição da Corrida da Lua. Os percursos da prova foram de 05 e 10 km.
Resultado
10 km Masculino
Kleonnes Oliveira Balbino
Romario Medeiros
Edmilson Silva
10km Feminino
Simone Daiane
Ednelma Brasil
Gilderlania Silva
5 km Masculino
Wilton Ribeiro
Gebson Silva
Ednei da Silva
5 km Feminino
Cassilda Castro
Aléssia Saluara
Williana Silva
Veja também