As sete mil pessoas presentes no ginásio Mangueirinho empurraram o Brasil e viram o time fazer um jogo duro contra Austrália, no entanto, as adversárias contaram com uma noite inspirada de Ezi Magbegor para vencer a seleção brasileira por 60 a 55, nesta quinta-feira, dia 8, na estreia do Pré-Olímpico Feminino de Basquete.
Velho Fantasma
Uma derrota para a Austrália definiu a ausência brasileira nas Olimpíadas de Tóquio. As australianas também levaram a melhor no torneio que deixou a seleção verde e amarela fora do Mundial feminino de 2022. Não foi nesta quinta-feira que o Brasil conseguiu a revanche.
Quebra de invencibilidade
Com a derrota nesta quinta-feira, dia 8, o Brasil perdeu uma sequência de 17 jogos de invencibilidade. Antes de perder para a Austrália, a seleção brasileira não sabia o que era uma derrota há dois anos.
O jogo
No primeiro quarto, empurradas pela torcida paraense presente no Mangueirinho, a seleção brasileira conseguiu se manter competitiva, mas a vantagem ficou maior no segundo quarto, que terminou com a vantagem das adversárias, por 10 pontos. Ezi Magbegor, da Austrália, foi o grande destaque no início, com 12 pontos.
O Brasil começou o terceiro quarto tomando as ações do jogo e conseguiu pontuar de forma consecutiva. A brasileira Damiris não deixava o time adversári ficar tão longe no placar. No final do terceiro quarto, a Seleção entrou em sintonia com a torcida presente no Mangueirinho e ficou apenas dois pontos de distância das rivais.
O time brasileiro igualou o placar no início do terceiro quarto e fez jogo duro. As equipes demoraram cerca de três minutos sem marcar pontos, até que a virada do Brasil chegou, aos seis minutos do último quarto. Foi a primeira vez que o time de José Neto ficou na frente. Contudo, a Austrália conseguiu ficar em vantagem novamente e venceu a partida por 60 a 55.
Estatísticas da partida
Próximas partidas
O torneio qualificatório disputado em Belém terá uma pausa nesta sexta-feira, dia 9, mas retorna no final de semana. Apesar da derrota, o Brasil ainda tem dois jogos pela frente e só de depende das próprias forças para conquistar a vaga para as Olimpíadas de Paris 2024.
Dos quatro participantes do Pré-Olímpico Feminino de Basquete, os três melhores classificados garantem vaga. Confira a agenda:
Sábado (10/2)
- Alemanha x Austrália - 17h
- Brasil x Sérvia - 20h
Domingo (11/2)
- Austrália x Sérvia - 17h
- Brasil x Alemanha - 20h
Veja também