Cenário perfeito dá acesso aos dois finalistas e gera polêmica na segundona da Colômbia
O Atlético Nacional conquistou o 18º título do Campeonato Colombiano, neste domingo. Comandados por Efraín Juárez, a equipe de Medelín venceu o Tolima por 2 a 0 no jogo de volta da final e fechou o placar agregado em 3 a 1 no estádio Atanasio Girardot. A vitória ainda garantiu uma vaga na fase de grupos da Libertadores 2025, como campeão do torneio do segundo semestre da Colômbia.
Atlético e Tolima empataram em 1 a 1 na partida de ida da final do Colombiano, na quarta-feira. O Nacional recebeu o jogo decisivo em casa e saiu na frente logo aos seis minutos, com Alfredo Morelos. Andrés Felipe Román ampliou aos 31 e encerrou o jejum do time, que estava desde 2022 sem vencer essa competição.
Os visitantes ainda tiveram a chance de descontar o placar com um pênalti, mas Yeisson Guzmán bateu de cavadinha e deu na mão do goleiro.
Assim como no Argentino, o Campeonato Colombiano conta com duas competições independentes - o Apertura no primeiro semestre e o Clausura no final do ano. No início de 2024, o Atlético Bucaramanga ficou com o troféu pela primeira vez na história.
A Colômbia tem direito a quatro vagas na Libertadores. Dois times se classificam como vencedores dos dois torneios do Colombiano, ambos direto para a fase de grupos. O terceiro lugar na competição continental fica com a equipe que teve a melhor pontuação geral nos dois torneios, mas não venceu nenhum deles. Enquanto o quarto clube é aquele que conquista a Copa da Colômbia.
Dessa maneira, a Colômbia será representada na Taça Conmebol Libertadores 2025 por: Atlético Bucaramanga, Atlético Nacional, Tolima e Independiente Santa Fe (os dois últimos na fase prévia).
Thiago Lemos fala sobre a Pré-Libertadores do Bahia: "É um teste de fogo"
Veja também