A derrota por 2 a 1 para o Young Boys, na sexta rodada da fase de liga da Champions, decretou de vez a crise no Sporting. Exatamente um mês depois de se despedir do técnico Rúben Amorim, que agora comanda o Manchester United, a equipe portuguesa foi do céu ao inferno.
O treinador português se despediu com uma sequência de 17 jogos de invencibilidade, com direito a uma goleada por 4 a 1 no Manchester City em um de seus últimos jogos. E agora, sob o comando do jovem João Pereira, de 40 anos, o time soma quatro derrotas consecutivas, algo que não acontecia desde outubro de 2012.
Primeiros 5 jogos do Sporting com João Pereira
- Sporting 6 x 0 Amarante - Taça de Portugal
- Sporting 1 x 5 Arsenal - Champions League
- Sporting 0 x 1 Santa Clara - Campeonato Português
- Moreirense 2 x 1 Sporting - Campeonato Português
- Club Brugge 2 x 1 Sporting - Champions League
João Pereira é um ex-jogador de futebol que atuou por equipes como Benfica, Braga, Sporting e Valencia, disputou a Copa do Mundo de 2014 pela seleção portuguesa e se aposentou em 2021. Assim que pendurou as chuteiras entrou na comissão técnica do Sporting e comandou o time B nas últimas duas temporadas, sendo escolhido como sucessor de Amorim.
Hoje, ele entra para a história como o único técnico a perder quatro de seus cinco primeiros jogos no clube. Pereira chamou para si a responsabilidade pela queda de rendimento do Sporting.
— Depois de quatro derrotas, o próximo passo é melhorar. Claro que a contestação vai aumentar, há muito tempo que o Sporting não passava por uma fase destas, depois de vir de uma excelente fase. Eu sabia para o que eu vinha e sou o primeiro a dar a cara. Se isto está acontecendo, o primeiro responsável sou eu — afirmou João Pereira.
Com a derrota, o Sporting caiu para a 12ª posição da fase de liga da Champions, com 10 pontos somados, todos sob o comando de Rúben Amorim. A equipe enfrenta, nas duas últimas rodadas, o RB Leipzig, na Alemanha, e o Bologna, em Lisboa.
Veja também