FIFA escolhe o Brasil como sede da Copa do Mundo Feminina 2027
A Fifa encerrou nesta sexta-feira a primeira rodada de inspeção nas cidades candidatas a sediar jogos da Copa do Mundo de 2027, no Brasil. Uma equipe técnica visitou 12 cidades para avaliar estádios, mobilidade, aeroportos e infraestrutura técnica. Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo foram os locais inspecionados.
A próxima inspeção, prevista para novembro, deve decidir o número de sedes no Mundial 2027, mas o anúncio oficial das cidades escolhidas está previsto apenas para o início de 2025. A Fifa planeja usar oito estádios, mas pode aumentar essa quantidade se achar necessário. Em 2014, a Copa do Mundo Masculina, também no Brasil, foi disputada em 12 sedes.
O processo de seleção das cidades-sede conta com uma equipe liderada por Rhiannon Martin, chefe do departamento da Copa do Mundo Feminina da Fifa. Este time viajou pelo Brasil desde o dia 25 de setembro. A última visita ocorreu nesta sexta-feira, com uma viagem à Arena Fonte Nova, em Salvador.
Os peritos da Fifa avaliaram os estádios e sua administração, tecnologia, bilheteria e hospitalidade, infraestrutura técnica, transportes e aeroportos. Além do compromisso das candidatas de gerar um impacto positivo no desenvolvimento do futebol feminino.
- Nas últimas semanas, o Brasil apresentou um total de 12 estádios em 12 cidades, todos competindo para sediar a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027. Eu estou feliz em saber que as inspeções correram tranquilamente - afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF e membro do Conselho da Fifa.
Veja também