As semifinais do Campeonato Capixaba Série B estão paralisadas há uma semana. Além do Pinheiros-ES, que pode perder seis pontos devido a escalação irregular, o Vilavelhense também será julgado no TJD-ES, nesta mesma terça-feira, por relacionar um atleta de apenas 11 anos.
A décima e última rodada da primeira fase do Campeonato Capixaba Série B, pelo Grupo Centro-Norte, decidia diretamente os confrontos das semifinais. Em busca de manter a liderança da tabela, o Vilavelhense enfrentava o vice-líder Pinheiros. De acordo com a denúncia apresentada pela Procuradoria do TJD-ES, os canela-verdes, no entanto, cometeram a gafe de incluir na relação o pequeno Miguel Santos Marques, camisa 18 e atleta de 11 anos, segundo o BID.
A irregularidade constatada será julgada nesta terça-feira, a partir das 18h30 (horário de Brasília). Sendo assim, uma punição ao Vilavelhense faria o clube perder, no máximo, três pontos, conforme prevê o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), em seu artigo 214. A perda desses pontos se baseia na punição pela escalação irregular, que pode retirar três pontos na classificação.
Como ficariam semifinais após os julgamentos?
Sem levar em conta os resultados dos julgamentos, as semifinais da Série B Capixaba estão assim: Pinheiros-ES (1º do Centro-Norte) x Castelo (2º do Centro-Sul) e Capixaba (1º do Centro-Sul) x Vilavelhense (2º do Centro-Norte). Porém, caso o Vila e Pinheiros venham a ser declarados culpados, haverá uma reviravolta.
Mesmo se perder os três pontos, o Vilavelhense pode terminar na liderança do Grupo Centro-Norte e enfrentar o Castelo, vice do Grupo Centro-Sul, nas semifinais. Isso porque, o Vila ficaria com 16 pontos enquanto o Pinheiros, que perderia seis, terminaria a primeira fase com 15.
Semifinais atuais
- Castelo x Pinheiros
- Vilavelhense x Capixaba
Semifinais após as punições das duas equipes
- Castelo x Vilavelhense
- Pinheiros x Capixaba
Veja mais notícias no ge.globo/es e siga os perfis do site no Instagram, Threads e no Facebook.
Veja também