Os clubes e a Federação de Futebol (FES) fizeram a segunda reunião para discutir o Campeonato Capixaba 2025. No encontro, realizado nesta segunda-feira, em um hotel da Capital Vitória, foram tratados diversos assuntos, com destaque para a manutenção da fórmula de disputa.
Como será a fórmula de disputa do Capixaba 2025?
Na primeira fase, os 10 times se enfrentam em turno único, com os oito melhores classificados avançando para as quartas de final. Os dois últimos colocados, na primeira fase, são rebaixados para a segunda divisão. Nesse formato, todas as três fases do “mata-mata” (quartas, semifinal e final) são disputadas em jogos de ida e volta.
A única diferença, em relação aos anos anteriores, é o fim da vantagem nas quartas de final, para os quatro primeiros colocados. Agora, em todas as fases do mata-mata, em caso de igualdade na soma dos resultados, a decisão da vaga será nas cobranças de pênaltis. O cálculo de cartões amarelos também será zerado com o término da primeira fase.
Quando começa o Campeonato Capixaba 2025?
O Estadual está previsto para começar no dia 18 de janeiro, com o jogo decisivo da final no dia 05 de abril. Na próxima segunda-feira, dia 2 de dezembro, haverá o sorteio da tabela da primeira fase, em um programa ao vivo, na TVE Espírito Santo, emissora estatal, detentora dos direitos de transmissão da competição.
Quais times vão jogar o Capixaba 2025?
A reunião desta segunda-feira contou os 10 times que irão disputar o estadual, em 2025: Rio Branco-ES e Rio Branco VN, atuais campeão e vice, Desportiva Ferroviária, Porto Vitória, Vitória-ES, Real Noroeste, Jaguaré e Nova Venécia, e Capixaba e Vilavelhense, campeão e vice da Série B.
Iluminação nos estádios
De acordo com a FES, os clubes têm até 25 de dezembro para indicar o estádio onde planeja mandar seus jogos. As praças esportivas sem sistema artificial de iluminação não serão aceitas pela entidade para a disputa do Capixaba 2025. Nas últimas semanas, os doze principais estádios do Espírito Santo passaram por inspeções, de uma empresa contratada pela FES. Segundo o presidente da entidade, Gustavo Vieira, até esta sexta-feira os clubes receberão os laudos estruturais e luminotécnico das vistorias.
Veja mais notícias no ge.globo/es e siga os perfis do site no Instagram, Threads e no Facebook.
Veja também