A Polícia Civil em Franca (SP) investiga casos de estelionato que tiveram como alvos familiares de pacientes da Santa Casa da cidade. Segundo o delegado, uma vítima chegou a depositar mil reais em uma conta depois que recebeu um telefonema de uma pessoa que cobrava pelos serviços do hospital.
Em nota, a Santa Casa informou que tomou conhecimento das tentativas de estelionato e que registrou um boletim de ocorrência. Segundo o hospital, todo e qualquer procedimento efetuado em suas unidades (Hospital Central, Hospital do Câncer, Hospital do Coração e AME) pelo SUS (Sistema Único de Saúde) não tem qualquer custo para o usuário.
Até o momento, nenhum suspeito foi identificado.
Golpe
A assessoria da Santa Casa informou que os estelionatários obtém, de um modo ainda a ser esclarecido, o número de telefone de parentes de pacientes internados e fazem uma ligação solicitando um depósito bancário referente ao pagamento de procedimentos cirúrgicos, medicamentos, ou até mesmo exames.
De acordo com o delegado Luiz Carlos da Silva, em um dos casos, o familiar chegou a efetuar um depósito no valor aproximado de mil reais em uma conta bancária fria em Goiás. O valor não foi recuperado.
Só nesta semana, a Santa Casa informou que tomou conhecimento de dois casos e três tentativas de golpe. As denúncias, no entanto, não foram feitas pelas vítimas à polícia.
Após registrar o boletim de ocorrência, a Santa Casa emitiu um comunicado alertando a população sobre o golpe. De acordo com o hospital, todos os procedimentos realizados via SUS em todas as suas unidades não são cobrados.
Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com o hospital pelo telefone (16) 3711-4000.