O carnaval é só em fevereiro, mas na maioria das quadras das escolas de samba do Rio, tanto do Grupo Especial quanto da Série A, o samba já rola solto em animadas disputas para ver quem será o hino que vai embalar a escola nos desfiles de 2016. Desta sexta-feira (28) a domingo (30), serão realizadas sete finais de sambas-enredos da Série A, e uma série de eliminatórias do Grupo Especial.
Nesta sexta-feira (28), serão escolhidos os sambas da Acadêmicos de Santa Cruz, Caprichosos de Pilares, Unidos de Padre Miguel e Império da Tijuca. No sábado (29), as atenções se voltam para as escolas de Niterói, na Região Metropolitana, com a final dos sambas na Unidos do Viradouro e na Acadêmicos do Cubango. A rodada se encerra no domingo (30), como a escolha da Inocentes de Belford Roxo.
O samba começa às 21h na Acadêmicos de Santa Cruz e às 23h, na Caprichosos. Nas outras escolas a disputa começa a partir das 22h. A concorrência acirrada é garantia de samba sem hora para acabar.
Ainda da Série A, sete escolas já estão com os sambas para 2016 escolhidos e animando as quadras. São elas: Alegria da Zona Sul, Acadêmicos da Rocinha, Império Serrano, Paraíso do Tuiuti, Renascer de Jacarepaguá, Unidos do Porto da Pedra e União do Parque Curicica.
Grupo especial
Também neste fim de semana a eliminatórias seguem a todo vapor nas escolas do Grupo Especial. As finais serão realizadas somente em outubro.
As duas primeiras a escolher seus sambas serão Estação Primeira de Mangueira e Unidos de Vila Isabel, no dia 3 de outubro.
Dia 9, é a vez da Estácio de Sá. No dia seguinte, União da Ilha do Governador e Acadêmicos do Grande Rio divulgam seu hino para 2016. A Acadêmicos do Salgueiro escolho o samba no dia 11, Beija-Flor de Nilópolis no dia 15 e Portela, no dia 16.
Três escolas escolhem o samba em 17 de outubro: Unidos da Tijuca, Mocidade Independente de Padre Miguel e São Clemente. A última escola a ter uma final de samba-enredo será a Imperatriz Leopoldinense, no dia 19 de outubro.
Tem aluma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 RJ ou por Whatsapp e Viber.