Cerca de mil audiências de conciliação entre trabalhadores e empresas devem ser realizadas pela Justiça do Trabalho do Paraná desta segunda (11) até sexta-feira (15). As reuniões fazem parte da Semana Nacional de Execução Trabalhista, com intenção de auxiliar o recebimento dos valores em questões já decididas por um juiz. Apenas em Curitiba serão cerca de 500 audiências em cinco dias.
De acordo com a presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), Rosemarie Pimpão, serão atendidos os casos em fase de execução, os quais devem ser conciliados perante um juiz que imprimirá a solução considerada adequada. “O objetivo é antecipar a solução do litígio e fazer chegar às mãos do empregado o seu credito reconhecido na sentença do juiz”, explicou a presidente.
Foram pré-selecionados processos específicos, que de acordo com Pimpão, constam dos grandes devedores da Justiça do Trabalho. Contudo, ela assegura que o TRT está sempre apto a atender Às demandas dos trabalhadores. “O cidadão, a qualquer momento, pode procurar a Justiça do Trabalho”, garantiu.
Participam do mutirão as Varas do Trabalho de Curitiba, Arapongas, Castro, Bandeirantes, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Ivaiporã, Umuarama, 5ª Vara do Trabalho de Londrina, 4ª e 5ª de Maringá e 2ª e 3ª de Ponta Grossa. Mais informações podem ser acessadas no site do TRT-PR.